• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Tribunal Constitucional confirma José Augusto Fernandes como presidente do PTS
Política

Tribunal Constitucional confirma José Augusto Fernandes como presidente do PTS

O Tribunal Constitucional (TC) confirmou hoje que, de facto, José Augusto Fernandes é o presidente legítimo do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS).

Informações disponibilizadas à Rádio de Cabo Verde indicam que o PTS foi registado no TC no ano de 2000 e que as últimas alterações datam de 15 de Outubro de 2015, apontando José Augusto Fernandes como o presidente do partido.

Com esse esclarecimento, o congresso de Abril de 2018, que elegeu Gilson Alves como novo presidente do PTS, ficou sem efeito e deita por terra a intenção do dito presidente de impugnar as candidaturas aceites com assinatura de José Augusto Fernandes como presidente do PTS.

O partido encontra-se reunido em congresso, na Cidade da Praia, sob a liderança do vice-presidente, Mário Moniz, já que o actual presidente encontra-se doente.

O PTS já anunciou que vai concorrer em seis círculos eleitorais nas legislativas de 18 de Abril, com órgãos “totalmente reestruturados”.

Os círculos eleitorais de Santiago Sul, Santiago Norte, São Vicente e os três da diáspora, designadamente Europa, América e África, são os distritos eleitorais onde o PTS pretende concorrer às próximas eleições legislativas.

A polémica à volta da liderança do PTS despoletou-se após o artista Romeu di Lurdis ter anunciado que vai ser cabeça de lista do partido nas eleições legislativas de 18 de Abril para o círculo eleitoral de Santiago Sul.

Na sequência, o presidente eleito no congresso de Abril de 2018, Gilson Alves, disse que o PTS não reconhece a candidatura do artista e garantiu que a declaração de Romeu di Lurdes “não tem qualquer validade” e que “não fala e nunca falará em nome do PTS, não é militante do partido e não ocupa qualquer cargo dentro do partido”.

Partilhe esta notícia