• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Nicolau. Líder da JPAI preocupado com saída de jovens da ilha
Política

São Nicolau. Líder da JPAI preocupado com saída de jovens da ilha

São Nicolau é uma das ilhas que tem perdido população, sobretudo jovens, conforme dados oficiais. Em visita de trabalho na ilha de São Nicolau, o presidente da JPAI manifestou a sua preocupação com o “êxodo de jovens” para fora da ilha, fenómeno que poderá prejudicar não só o futuro como a dinâmica cultural, social, económica e desportiva da ilha.

Fidel de Pina fez estas delcarações à Inforpress no final do primeiro dia de visita que está a efectuar a São Nicolau e que termina esta segunda-feira, 5.

O líder da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) defendeu que é preciso e necessário haver políticas públicas de incentivo para manter os jovens na ilha de São Nicolau, pois, caso contrário, estar-se-á a prejudicar não só o futuro, como a dinâmica cultural, social, económica e desportiva da ilha.

“Igualmente ficamos preocupados com relatos de entrada de drogas pesadas na ilha, que tem trazido consequências devastadoras aos jovens de São Nicolau. Urge, portanto, medidas urgentes de fiscalização e controlo (…) Não podemos ter bons cidadãos se não houver uma infância e juventude saudável”, afirmou Fidel de Pina, apontando, por outro lado, o fenómeno de abuso e exploração sexual como uma grande preocupação.

Este responsável político aproveitou para apelar às autoridades competentes no sentido de intervirem “para não se comprometer o futuro de muitas a crianças, adolescentes e jovens”.

Fidel de Pina está em São Nicolau para se inteirar dos desafios e das dificuldades que as camadas infanto-juvenis da ilha enfrentam, além de encontros de auscultação com organizações da sociedade civil e trabalho de reorganização das estruturas locais da JPAI.

Do programa de visita destacam-se encontros com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Escola Secundária Baltasar Lopes da Silva, Cruz Vermelha, clubes desportivos e grupos de Carnaval, para além de visitas a diversas comunidades e bairros no Tarrafal e na Ribeira Brava.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação