• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente da CNE eleita administradora da Rede de Instituições Eleitorais da Francofonia
Política

Presidente da CNE eleita administradora da Rede de Instituições Eleitorais da Francofonia

A Presidente da Comissão Nacional de Eleições, CNE, Maria do Rosário Pereira, acaba de ser eleita administradora da Rede de Instituições Eleitorais da Francofonia (RECEF), durante a Assembleia Geral da organização.

"Apesar de ser membro da rede há menos de um ano, a CNE granjeou respeito pelo percurso desenvolvido e pela experiência acumulada na boa organização de processos eleitorais em Cabo Verde", diz um comunicado da Comissão Nacional de Eeleções, acrescentando que o mandato de Maria do Rosário Pereira será de dois anos.

A candidata de Cabo Verde, esclarece a CNE, disputava a vaga com suas homólogas do Senegal e do Madagáscar, tendo sido eleitas a Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde, Maria do Rosário Pereira, e a de Madagáscar para um mandato de dois anos, renovável.

A Presidente da CNE vai acumular o cargo de administradora da Rede de Instituições Eleitorais da Francofonia com a de Tesoureira da Rede de Competência Eleitoral da CEDEAO.

A RECEF foi criada em 2011 e a CNE integrou-a como membro de pleno direito, recentemente, durante quinta Assembleia Geral Anual da instituição que aconteceu no passado mês de março em Cotonou, Benin.

A Rede de Instituições Eleitorais da Francofonia é constituída por 32 países do nosso continente, da Europa, das Américas e da Ásia.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação