• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente da Câmara Municipal da Praia destaca criação de equipa para combater construções clandestinas
Política

Presidente da Câmara Municipal da Praia destaca criação de equipa para combater construções clandestinas

O presidente da Câmara Municipal da Praia afirmou hoje que pela primeira vez na história do município a problemática das construções clandestinas está a merecer atenção especial da equipa camarária que toma medidas para resolver esta questão.

Francisco Carvalho fez estas afirmações durante a sua intervenção no período da tarde na primeira sessão extraordinária especial da Assembleia Municipal, que se reuniu esta segunda-feira para discutir o estado do município da Praia.

Segundo o edil praiense, pela primeira vez na história do município, a câmara está a ter um posicionamento “claro, técnico, firme” e com bases no conhecimento para debelar a problemática das construções clandestinas.

“O município da Praia não foi criado ontem, mas há uma tentativa de enganar as pessoas que a história do municipalismo começou a 20 de Novembro do ano passado. Minha gente, acho que não é preciso irmos por este caminho e queria que tomássemos uma nota que é histórica: o município da Praia está a ter uma equipa camarária que toma medidas para enfrentar esta questão”, declarou.

Francisco Carvalho reforçou a sua intervenção frisando que a sua equipa não tem a pretensão de fazer a especulação de terrenos, acrescentando que se a mesma quisesse, isto tendo em conta que a venda de terrenos rende muito dinheiro, não iniciaria este processo com “seriedade, rigor e profissionalismo”.

O autarca reiterou, por outro lado, que estabeleceu como meta a conclusão do cadastro predial no final do seu mandato, tendo adiantado que a câmara já tem uma parte do financiamento disponibilizado pelo Banco Mundial e que está a mobilizar parcerias para concluir o processo com base na transparência.

“Fomos buscar o maior especialista deste país em matéria de gestão de assuntos de cadastro que está disponível, Carlos Varela, que foi director no projecto de realização do cadastro mais importante que já foi feito em Cabo Verde, e que com a sua competência nos ajudar a fazer aquilo que já devia ter sido feito há muito tempo”, asseverou.

A câmara da Praia está a assumir o seu papel de Estado no sentido de organizar a cidade, trabalhar para que a Praia tenha a oportunidade de brilhar e triunfar e proporcionar mais qualidade de vida aos munícipes, concluiu Francisco Carvalho.

Partilhe esta notícia