• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidenciais’2021: José Maria Neves em Santa Catarina para reforçar energia para jornada presidencial
Política

Presidenciais’2021: José Maria Neves em Santa Catarina para reforçar energia para jornada presidencial

O candidato José Maria Neves esteve este sábado, 2, hoje em Santa Catarina, sua terra natal, para recarregar as energias e pedir aos santa-catarinenses para continuarem juntos nessa jornada rumo à vitória no dia 17 de Outubro.

Depois de ter sido recebido por uma “moldura humana” constituída, sobretudo por jovens, na zona de Cruz de Picos, onde integrou uma caminha até cidade de Assomada, José Maria Neves deslocou-se a localidade de Pedra Barro, seu berço, para receber a bênção da sua mãe, Dona Nair, de 96 anos.

Um hábito que se repete sempre que se inicia uma campanha eleitoral na ilha de Santiago e gesto de “grande significado”, que visa também reforçar a energia para prosseguir com a sua luta nos próximos 15 dias, rumo ao Palácio do Platô.

“Estou aqui no meu berço, aqui em Santa Catarina, para receber a força e toda energia necessária para aguentar os próximos 15 dias de campanha. A campanha tem de ser feita com muita alma e aqui readquiro essa alma e essência para ter força para fazer a campanha até ao fim”, declarou.

José Maria Neves, que já foi presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, deputado, e já exerceu três mandatos com primeiro-ministro, pede aos santacatarinenses que continuem juntos a trabalhar por Cabo Verde.

“Santa Catarina tem feito muito para Cabo Verde, tem uma grande diáspora e tem dado ao país grandes homens como Amílcar Cabral, António Mascarenhas Monteiro e Dom Arlindo Furtado. Portanto, é essa doação que queremos que Santa Catarina continue a dar para Cabo Verde.

Ele mesmo, depois de um longo percurso político, quer ser  Presidente da República de Cabo Verde, para continuar a servir Cabo Verde e elevar cada vez mais o nome de Santa Catarina.

Depois de participar de uma carreata, seguido de caminhada, José Maria Neves vai no final da tarde hoje presidir um Comício no largo da sede da campanha na Avenida 05 de Julho, no centro da cidade.

Tendo como slogan da sua candidatura “juntemos as mãos, a cabeça e o coração para ganharmos Cabo Verde”, aponta a reconstrução do país no pós-pandemia e a modernização do arquipélago para acelerar o passo, como sendo as suas prioridades.

No seu manifesto de candidatura, José Maria Neves destaca a consolidação do estado direito, o reforço da confiança da justiça, a melhoria da coesão social e da prosperidade inclusiva, a descentralização insular e a governação territorial, a unificação do território e o relançamento da economia.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro), venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta com 74% dos votos, para um segundo mandato.

Partilhe esta notícia