• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV Santiago Sul promete actuar para que espectativas depositadas na equipa camarária da Praia não fiquem defraudadas
Política

PAICV Santiago Sul promete actuar para que espectativas depositadas na equipa camarária da Praia não fiquem defraudadas

A Comissão Política Regional de Santiago Sul (CPRSS) do PAICV prometeu hoje continuar a actuar para que as espectativas depositadas, pelos praienses, no projecto “Praia para Todos” e na actual equipa camarária não fiquem “defraudadas”.

Essa decisão, segundo nota de imprensa, saiu da primeira reunião ordinária da CPRSS que aconteceu esta terça-feira, 06, onde, além da situação política do país e da região, a comissão se debruçou sobre os problemas que afectam a Câmara Municipal da Praia.

“A CPRSS do PAICV apela a todos os praienses a manterem-se serenos e confiantes e a continuarem a confiar no projecto ‘Praia para Todos’ que, em menos de um ano de mandato, tem mudado a vida de centenas de famílias contribuindo, de forma ‘sui generis’, para o aumento dos seus rendimentos”, lê-se na nota de imprensa, em que o apelo ao diálogo e à construção de entendimentos e consensos é recomendado.

Na sua comunicação a CPRSS realça que tem estado “fortemente” engajada em mediar as partes, no sentido de se encontrar saídas capazes de satisfazer os envolvidos, em consonância com os “ensinamentos de Cabral” e pela “prevalência dos superiores interesses do Município e dos munícipes”.

“É que perante o ‘status quo’ reinante a CPRSS entende que o PAICV é um património político nacional, que se orgulha do seu percurso e legado, em que sempre lhe foi confiado a tarefa de governação pública, alavancou o seu trabalho com responsabilidade, justiça, sensibilidade social e transparência, colocando os superiores interesses do povo em primeiro lugar”, salientou.

Por outro lado, lembra que no espaço da esquerda democrática, o PAICV assume as tradições humanistas, o diálogo, a liberdade de crítica e de opinião, pautada pela exigência de uma ética de responsabilidade.

Neste âmbito, a CPRSS diz acreditar que para ultrapassar tal diferendo há que canalizar todas as sinergias no sentido de fazer prevalecer a ética da responsabilidade e a paz institucional, condição ‘sine qua non’, para o prosseguimento das medidas assertivas implementadas, até agora, pela autarquia e que têm merecido os aplausos dos munícipes.

A nota de imprensa indica que, na reunião desta terça-feira, a CPRSS abordou, ainda, outras questões como “a elevada dívida pública, a forma atabalhoada como os transportes vem sendo tratado, o recrudescimento do fenómeno da criminalidade, a precariedade laboral, a falta da água e ausência de investimentos estruturantes no sector da pesca”.

Seis dos nove vereadores da Câmara Municipal da Praia deliberaram terça-feira anular o despacho presidencial que retira as funções a tempo inteiro e a consequente desprofissionalização dos vereadores Samilo Moreira e Chissana Magalhães.

A decisão tomada em sessão extraordinária, sem a presença do presidente da câmara, Francisco Carvalho, surge após este ter acusado os vereadores do PAICV Samilo Moreira e Chissana Magalhães de “tentativa de perturbar o normal funcionamento da autarquia” e a consequente desprofissionalização dos dois autarcas.

Nessa reunião, o colectivo decidiu ainda apoiar a decisão dos vereadores Chissana Magalhães e Samilo Moreira de apresentar queixa-crime contra Francisco Carvalho, sobre as acusações de corrupção e queixa também à Comissão Nacional de Protecção de Dados pela instalação “abusiva e ilegal” de aparelhos de georreferenciação nas viaturas da autarquia a eles atribuídos.

Partilhe esta notícia