• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV diz que Óscar Santos “não dá garantias de imparcialidade” para ser Governador do BCV
Política

PAICV diz que Óscar Santos “não dá garantias de imparcialidade” para ser Governador do BCV

A bancada parlamentar do PAICV é contra a nomeação do ex.presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, como novo governador do Banco de Cabo Verde.

Segundo Walter Évora, os deputados do PAICV entendem que a escolha de Santos para substituir João Serra "é uma decisão política" que não oferece garantias de que o ex-edil da Praia irá garantir imparcialidade e o distanciamento político necessários que o seu novo cargo exige.

Évora, que integra a Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado da assembleia nacional, justifica, por isso, que a bancada do seu partido se posicionou contra a nomeação do Óscar Santos como Governador do BCV, por se tratar de “uma personalidade com forte vínculo político-partidário e que não dá garantias de imparcialidade e distanciamento político no exercício das funções”, uma vez que Óscar Santos foi recentemente “um candidato que perdeu as eleições autárquicas no concelho da Praia, e sob o qual pendem enormes suspeições” no que diz respeito à sua gestão.

Na leitira do PAICV, ao nomear o ex-autarca da Praia para governador do BCV, o Governo e o partido que o sustenta, o MpD, tentam resolver os problemas internos, derivados da 'derrota' nas eleições autárquicas. Por este motivo, o PAICV entende que é uma nomeação com motivações políticas, enquadrada numa estratégia política do MpD.

A resolução do Conselho de Ministros que nomeia Óscar Santos foi publicada no Boletim Oficial desta segunda-feira, 4, e entra em vigor a partir de hoje, 5 de Janeiro. O mesmo BO nomeia ainda, para os cargos de administradores do BCV, António Varela Semedo, Maria Tereza Lopes da Luz Henriques e Elias da Veiga Pereira.

Com RCV

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação