• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
João Baptista Pereira e José Sanches admitem concorrer à liderança do PAICV - Rui Semedo presidente interino
Política

João Baptista Pereira e José Sanches admitem concorrer à liderança do PAICV - Rui Semedo presidente interino

Rui Semedo deverá liderar interinamente o PAICV até Dezembro, altura em que o partido irá a votos internamente para escolher o seu próximo presidente, após demissão de Janira Hopffer Almada. José Sanches e João Baptista Pereira já admitem concorrer ao lugar, mas outros nomes estão a ser aventados, como Nuias Silva e Francisco Carvalho.

A notícia é do jornal A Nação desta quinta-feira, 3 de Junho. Segundo o semanário da Cidadela, no Palmarejo, a Comissão Política do PAICV deve reunir-se este fim de semana para aprovar o nome Rui Semedo, um dos três vice-presidentes do partido, para presidente interino daquela força política, após demissão formalizada de Janira Hopffer Almada na sequência da derrota nas legislativas de 18 de Abril.

Semedo irá então liderar o PAICV até 19 de Dezembro, data da eleição do novo presidente efectivo. Mesmo com seis meses de antecedência, jã despontam nomes para suceder JHA. João Baptista Pereira, um dos vice-presidentes do partido e actual lider do Grupo Parlamentar, não descarta a possibilidade de apresentar uma candidatura para presidir o PAICV.

Ao A Nação, Pereira disse que essa decisão não será tomada tão cedo, colocando todas as prioridades agora no Grupo Parlamentar do PAICV, que passou a liderar nesta legislatura.

Também José Sanches, ex-deputado e que chegou a desenhar uma candidatura contra JHA para presidir o PAICV, mantém as aspirações de vir a tornar-se presidente do partido tambarina. "O nosso pronunciameno será feito só a partir das eleições presidenciais de Outubro próximo", esclareceu Sanches ao A Nação, sublinhando que neste momento está focado no apoio à candidatura de José maria Neves a presidemnte da República.

Além de João Baptista Perereira e José Sanches, fala-se também numa eventual candidatura de Nuias Silva, terceiro vice-presidente do PAICV e actual presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Fogo. Tendo feito parte da direcção cesante, Silva - tal como João Baptista Pereira ou Rui Semedo, embora este já esteja em teoria fora do baralho, ao assumir a presidência interina - poderia ascender naturalmente como sucessor de JHA, mas o facto de presidir uma Câmara fora de Santiago, afigura-se como um eventual entrave.

Outro nome forte para vir a liderar o PAICV é Francisco Carvalho, presidente da CM da Praia, cujos resultados eleitorais nas autárquicas de Outubro passado, o colocam numa posição cimeira ante a concorrência, sobretudo pelo facto de ter vencido no maior e principal concelho do país.

Partilhe esta notícia