• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Estado do Município da Praia. MpD considera que estado do município “é medíocre”, PAICV faz balanço positivo
Política

Estado do Município da Praia. MpD considera que estado do município “é medíocre”, PAICV faz balanço positivo

A bancada municipal do MpD considerou hoje que o estado do município da Praia “é medíocre”, com vários projectos por executar, enquanto que o PAICV fez balanço positivo do primeiro mandato de Francisco Carvalho.

As posições das bancadas do MpD e PAICV foram feitas pelos líderes, Manuel Alves e Aquiles Barbosa, respetivamente, à margem da primeira sessão extraordinária especial da Assembleia Municipal, para discutir o estado do município da Praia.

Na ocasião, o líder da bancada municipal do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), Aquiles Barbosa, defendeu que o desempenho da autarquia é “bom”, tendo terminado um ano de mandato com várias inaugurações, lançamentos de primeiras pedras, programas e projectos que vão ao encontro da melhoria das condições de vida dos munícipes.

“Estamos em condições de nos colocar perante os munícipes e sermos avaliados e também prestar contas”, assinalou.
Segundo o deputado, normalmente quando se inicia um mandato autárquico, “os cofres estão vazios”, mesmo assim, atestou, a edilidade “conseguiu tomar medidas atempadas” que permitiram arrecadar mais recursos e pôr em prática tudo aquilo que era necessário.

Instado sobre a problemática envolvendo vereadores e o presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, explicou que “o conflito não prejudicou” o normal funcionamento em termos de execução orçamental, mas, acrescentou, uma “união seria muito importante” para aprovar determinados projectos que o município precisa para os próximos anos.

Já o líder da bancada municipal do Movimento para a Democracia (MpD), Manuel Alves, avançou que esta sessão “acontece somente para animar” os munícipes, tendo em conta que o estado do “município está numa situação medíocre”.

“Até 30 de Setembro, o município realizou 7,9 por cento (%) de trabalhos que tinham sido planificados durante o período de 2021, dentro do orçamento de investimento”, informou, salientado que a cidade está numa situação difícil e que desde o mês de Julho a autarquia não funciona.

Por outro lado, continuou, “a Câmara da Praia está paralisada” porque tem “um presidente que não escuta” opiniões contrárias, não negocia e com poder absoluto, para quem é uma “grande ameaça à democracia” cabo-verdiana.

Contudo, disse que a bancada do MpD está a pedir uma inspeção a nível autárquico, do Ministério das Finanças, do Tribunal de Contas, uma ação “para pedir a perda de mandato” de Francisco Carvalho.

Partilhe esta notícia