• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Deputado do PAICV diz que muitos cabo-verdianos querem sair do país
Política

Deputado do PAICV diz que muitos cabo-verdianos querem sair do país

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), José Veiga disse hoje que “grande maioria” dos cabo-verdianos quer sair do país por falta de perspectivas num futuro melhor.

José Veiga, que falava no Parlamento durante o debate do Orçamento do Estado 2019, sustentou que os cabo-verdianos querem viajar para fora do país para saírem da “pobreza extrema” porque “não há perspectiva num futuro melhor para a grande maioria”.

A realidade é, segundo aquele deputado, “tão sufocante” que “uma grande maioria dos cabo-verdianos” se sente retida no próprio país.

“Esse orçamento ainda não convida os cabo-verdianos a ficarem (…), não traz propostas aos desafios dos cabo-verdianos, porque é mais um orçamento do vamos. Já são quatro orçamentos do vamos”, continuou José Veiga quem espera que Cabo Verde “nunca mais” venha a ter “um governo tão insensível e tão propagandista como este do MpD”.

O parlamentar do principal partido da oposição defendeu ainda que o Governo, e particularmente o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, deve “assumir as suas responsabilidades e cumprir a sua missão”.

“A realidade é incontornável e, uma coisa é certa, não há campanha propagandística do Governo, orquestrada por profissionais especialistas de comunicações, muitos contratados no exterior a peso de ouro, não há malabarismo numérico, estatístico que possa falsear a verdade e escamotear a realidade em que vivemos”, acrescentou.

Para José Veiga, é “realidade e verdade” que “milhares de jovens estão sem emprego, desesperados, sem perspectivas do futuro, por falta de capacidade do Governo dinamizar a economia para absorver a população activa para receber quadros, para gerar empregos para jovens”.

Continuando, aquele deputado disse que é “triste e vergonhosa realidade” a situação de milhares de estudantes que, segundo afirmou, abandonam ou não entram nas universidades por falta de bolsas de estudo “porque este governo está a negligenciar a capacitação dos jovens e o futuro de todos os cabo-verdianos”.

“E já ninguém se lembra do compromisso de formar 50 cabo-verdianos nas melhores universidades do mundo”, ajuntou a mesma fonte completando ser “lamentável” o facto de que “milhares de famílias cabo-verdianas” estejam a “passar por dificuldades”, “abandonados pelo Governo da República”.

José Veiga disse que ainda que isto “pode ser visto, tanto na rua de frente, onde tentam ganhar o pão e são escorraçados pela Polícia Municipal, como nas ruas de trás, nos campos, no interior, nos bairros degradados, onde sobrevivem um dia de cada vez perante a insensibilidade humana do Governo de Ulisses Correia e Silva”.

“O Governo o MpD já está a quatro Orçamento a enganar os cabo-verdianos e a trair a confiança dos cabo-verdianos com o «vamos» porque este orçamento ainda não promove a mudança da realidade, não promove a geração de rendimentos, não combate a pobreza e não socorre as famílias. Não combate a precariedade”, acrescentou.

José Veiga defendeu ainda que o Orçamento de Estado para 2019, apresentado pelo Governo do MpD, é “para alimentar a máquina pública, para satisfazer os caprichos de um Estado despesista, de um governo gastador, que gosta de luxo e dos passeios no exterior que gosta de festivais e conferências internacionais”.

“Este Governo tem sido, de facto, uma grande decepção para os cabo-verdianos porque Ulisses Correia prometeu aos cabo-verdianos e não tirou do papel”, finalizou.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação