• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Dados definitivos confirmam vitória do PAICV em São Filipe com maioria absoluta na CM e AM
Política

Dados definitivos confirmam vitória do PAICV em São Filipe com maioria absoluta na CM e AM

Os dados definitivos das eleições autárquicas no município de São Filipe, no Fogo, confirmam a vitória do PAICV, com maioria absoluta, elegendo os sete vereadores para a câmara e nove deputados municipais.

O apuramento geral foi concluído na manhã de hoje e segundo o delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Francisco Tavares, para a câmara municipal num universo de 15.511 eleitores inscritos votaram 9.609 o que corresponde a 62 por cento (%), enquanto 5.920 (38%) não exerceram o direito de voto.

Dos votantes, o PAICV obteve 4.881 votos válidos (50,8%), o MpD obteve 4.434 votos (46,1%) e a UCID conseguiu 105 votos (1,1%), votos brancos 95 (1,0%) e votos nulos 93 (1,0%).

Com este resultado o PAICV reconquista a Câmara Municipal de São Filipe, quatro anos depois de a ter perdido para o MpD, elegendo todos os lugares, com Nuías Silva (presidente), Vanilda Silva Correia, Euclides dos Santos Fernandes, Lia Barbosa Teixeira, António Cula Monteiro, Eva Spínola Andrade e João José Pires Canuto (vereadores).

Para a assembleia municipal 61,9% dos 15.511 inscritos exerceram o direito de voto e 38,1% abstiveram de o fazer nestas eleições.

Resultados definitivos apontam que o PAICV obteve 4.866 votos validamente expressos, equivalente a 50,6%, o MpD um total de 4.403 votos que corresponde a 45,8% e a UCID cerca de 129 votos equivalente a 1,2%, votos brancos um total de 115 (1,2%) e votos nulos 95 (1,0%).

Com este resultado o PAICV elegeu a maioria dos 17 eleitos municipais (nove no total) contra oito do MpD.

Depois de três mandatos consecutivos em que a assembleia municipal de São Filipe funcionou com três grupos, desde 2008, volta a ter apenas as duas forças políticas, o PAICV e o MpD.

Assim os eleitos do PAICV são Luís Nunes de Pina, o próximo presidente da assembleia, Joanilda Alves, João Silva de Pina, Neusa Lopes de Pina, Amílcar Brandão Lopes, Ilídio Barros de Pina, Henriqueta Mendes Cardoso, Nilton Mendes Lopes e Eduardo Monteiro Brandão.

Eleitos do MpD são Adolfo José Rodrigues, Leida Dias Alves, António Veiga Pires, Jelson Gomes da Silva, Daniela Correia Rendall, Mário de Pina Cabral, António Lobo da Rosa e Maria José Pina Barbosa.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação