• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Covid-19: Diretor Nacional de Saúde adverte que pessoas estão a morrer ou internadas por falta de vacina
Política

Covid-19: Diretor Nacional de Saúde adverte que pessoas estão a morrer ou internadas por falta de vacina

O director Nacional da Saúde advertiu esta segunda-feira, 6, na Cidade da Praia, que as pessoas estão a morrer ou internadas por não estarem vacinadas contra a covid-19.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto situação da pandemia no País, Jorge Noel Barreto precisou que essas pessoas não estão vacinadas ou receberam apenas a primeira dose.

 “O facto de uma pessoa não estar vacinada aumenta a sua probabilidade de internamento, de complicação e de óbito”, advertiu o responsável, reiterando o apelo à vacinação contra o novo coronavírus.

“Com a vacinação as probabilidades de complicações ou de falecer é menor e já temos, neste momento, 316 pessoas que já faleceram por causa de complicações por covid-19, o que representa uma taxa de mortalidade de 0,88 por cento (%)”, frisou.

Fazendo o balanço das duas últimas semanas, Jorge Noel Barreto informou que no período de 23 de Agosto a 05 de Setembro foram analisadas 19.119 amostras e identificados 1.208 casos do novo coronavírus.

“Isto nos dá uma média diária de 86 casos novos e uma taxa de positividades de 6,3 %” acrescentou a mesma fonte, comunicando que nos 14 dias anteriores (09 a 22 de Agosto) foram analisadas 19.093 amostras, identificados 700 casos novos, com uma média de 50 por dia e uma taxa positividade de 3.7 por cento.

“Por esses indicadores podemos dizer que houve uma piora da situação epidemiológica no País (…) com mais 508 casos novos entre um período e outro. Portanto os casos estão a aumentar e há mais pessoas internadas”, constatou o Director Nacional da Saúde.

O Ministério da Saúde informou hoje que foram detectados nos laboratórios de virologia 84 novos casos da covid-19 e um óbito, pelo que Cabo Verde passa a contabilizar 36.012 casos positivos acumulados.

De acordo com o boletim epidemiológico, os 84 novos casos foram registados nos municípios da Praia (22), Santa Catarina (cinco) Picos (seis), São Miguel (17), Santa Cruz (dois), Brava (um), Ribeira Grande de Santo Antão (três), Paul (um), Porto Novo (um), São Vicente (um), Sal (seis), Ribeira Brava (seis e um óbito), Boa Vista (cinco) e Maio (sete).

A mesma fonte indicou que Cabo Verde contabiliza 34.725 casos recuperados, sendo 78 hoje, 947 casos activos, 316 óbitos, 15 por outras causas e nove doentes transferidos.

As autoridades precisam que os recuperados são dos concelhos da Praia (27) São Domingos (um), Santa Catarina de Santiago (um), Picos e Ribeira Grande de Santo Antão (dois), Boa Vista, Tarrafal e São Miguel (três), Brava (dois), Maio (sete), Porto Novo (oito), Ribeira Brava (10), São Vicente (um).

O Ministério da Saúde e da Segurança Social reforça o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

A pandemia da Covid-19 já causou pelo menos 4.557.976 mortes e 220.082.543 casos de infecção desde Dezembro de 2019, de acordo com o balanço em permanente actualização por parte da agência France Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia, a África do Sul, o Brasil e o Peru.

Partilhe esta notícia