• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Cabo Verde apoia Israel. Presidência da República assume tweet de Benjamin Netanyahu
Política

Cabo Verde apoia Israel. Presidência da República assume tweet de Benjamin Netanyahu

Presidência da República compartilhou o tweet do primeiro-ministro israelita, no qual Benjamin Netanyahu afirma que Jorge Carlos Fonseca lhe garantiu que Cabo Verde, a partir de agora, não vai votar contra Israel em nenhuma resolução da ONU.

A notícia sobre a promessa do chefe de Estado cabo-verdiano ao primeiro-ministro de Israel em como Cabo Verde não mais irá votar contra aquele país do Médio Oriente seja qual for o assunto em análise na Assembleia geral das Nações Unidas – e divulgada nas ilhas quinta-feira, 3, por Santiago Magazine - ainda não mereceu qualquer comentário quer da Palácio da Presidência, quer do Governo, que define a política externa do país.

Este silêncio – o PR, segundo soubemos, está fora do país – vem levantando algum cepticismo quanto à veracidade da informação trazida a público primeiro por Benjamin Netanyahu, num tweet publicado na quarta-feira, e depois pela imprensa israelita, que continua a fazer eco desse anúncio da reviravolta da posição cabo-verdiana face a Israel nas questões internacionais..

Entretanto, numa visita ao site oficial da Presidência da República vê-se que o assunto foi tido em conta pelo Palácio do Plateau, que, sem medir as consequências, retweetou o comentário do chefe do Governo israelita logo no dia da sua divulgação, e nas ilhas por este diário digital.

Na prática, e mesmo sem confirmar no país se garantiu, efectivamente, o apoio incondicional de Cabo Verde a Israel, a Presidencia da República acaba por admitir o tweet de Netanyhau ao colocar na página oficial da PR o anúncio do líder israelita, e consequentemente, assumir como verdade o tweet do polémico chefe do Governo de Israel.

Caberá, agora, ao Governo cabo-verdiano, que constitucionalmente tem a prerrogativa de definir a politica externa do país, dizer da sua justiça, ou seja, se confirma esta viragem a Isarael ou se desmente o PR. Em qualquer dos casos há um conflito diplomático que belisca as relações externas de Cabo Verde com o Resto do Mundo.

JCF tinha-se reunido com o primeiro-ministro israelita há cerca de um mês, durante a reunião de líderes da CEDEAO, em Monróvia, Libéria, e onde Netanyahu se fez presente, numa tentativa de aproximação a África. Ali, o presidente da República comprometeu-se em como Cabo Verde passa daqui para a frente a dar total apoio a Israel sempre que estiver uma resolução por aprovar na Assembleia-geral das Nações Unidas.

E foi o próprio líder israelita quem anunciou a promessa feita por Jorge Carlos Fonseca no seu twitter. “Congratulo-me com a decisão do presidente de Cabo Verde. Este é o resultado de uma intensa actividade diplomática entre Israel e África”, escreveu Benjamin Netanyahu esta quarta-feira, 2.

O Jerusalem Post recorda que, geralmente, Cabo Verde tem votado contra Israel nas assembleias-gerais da ONU, embora às vezes o país tenha também optado por se abster em algumas questões relacionadas Israel. "Por exemplo, Cabo Verde não estava presente no voto da Assembleia Geral em 2009, aceitando o Relatório Goldstone, que acusou Israel de crimes de guerra em Gaza durante a Operação Plomo Fundido; Absteve-se na votação da UNESCO em 2011 para aceitar os palestinos como um Estado-Membro; E foi contra Israel em 2012, quando votou a favor da concessão aos palestinos do status de um Estado observador não-membro na ONU", relata o Jerusalem Post.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine