• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autárquicas’2020. José Soares nega concorrer e apoia actual autarca
Política

Autárquicas’2020. José Soares nega concorrer e apoia actual autarca

O deputado nacional, José Soares, que era apontado como potencial cabeça de lista do MpD às eleições municipais deste ano no Tarrafal, nega tal pretensão e endossa seu apoio ao actual edil, José Pedro Soares, que há poucos meses havia criticado duramente chamando-lhe de “incompetente e de pouca confiança”, em plena reunião do partido.

Em nota de esclarecimento enviada à nossa redacção, a propósito da notícia que o colocava como possível candidato nas eleições autárquicas deste ano, o deputado e coordenador do MpD no Tarrafal de Santiago recusa a ideia de encabeçar a lista do partido e também não revela em quem a estrutura local vai apostar. Mas tudo indica que José Soares vá apoiar a recandidatura do actual presidente da Câmara Municipal, José Pedro Soares, com quem havia entrado em choque, chegando ao ponto de chamar o autarca de “incompetente e de pouca confiança”, em pela reunião do partido, realizada em Dezembro último, na cidade de Mangui, e na presença de Ulisses Correia e Silva.

Feitas, aparentemente, as pazes, o líder do MpD no Tarrafal tira o corpo da corrida para suportar nova eleição de José Pedro Soares. Quem nos dá essa garantia é a presidente da mesa da Assembleia Concelhia dos ventoinhas, Ana Isabel Sousa, que, em conversa com Santiago Magazine, negou fazer parte de uma eventual lista para a CM, juntamente com José Soares, mas confirmou ter havido sim um “encontro de amigos” no passado dia 31 de Maio, onde os participantes decidiram pelo apoio ao actual presidente da CM.

“Não foi uma reunião da Comissão Política, foi um encontro simples de amigos, ou seja, entre elementos soltos do partido no Tarrafal que se reuniram para falar sobre as autárquicas. Nessa reunião estavam só sete pessoas: eu (Ana Isabel Sousa, presidente da Mesa da Assembleia Concelhia), o deputado José Soares (coordenador do MpD no Tarrafal), Manuel Alice (secretário de mesa da Assembleia Concelhia), José Orlando Silva (membro da CP local), Manuel Landim (membro CP local), Luis Gomes (membro CP local). E, mesmo não sendo uma reunião do partido, reiteramos o nosso apoio ao José Pedro Nunes Soares, actual presidente”, afirma Ana Isabel Sousa.

Segundo ela, nesse encontro não falaram sobre a hipótese de Soares encabeçar lista do MpD, nem tão-pouco o nome de Celso Ribeiro. “Estamos numa disputa interna e o partido ainda não decidiu sobre as candidaturas. Se amanhã passar o nome de Celso, do Marcelo Correia, ou José Pedro Soares temos que abraçar a causa do MpD. Da nossa parte, decidimos nessa reunião apoiar a recandidatura do José Pedro Soares”, insiste, alertando, contudo que “não quer colocar a carroça à frente”. “Já manifestamos o nosso apoio a 100% à recandidatura do actual presidente, mas, é claro, temos que aguardar pela decisão final da Comissão Politica Nacional, porque há outros pré-candidatos”, disse, sem no entanto revelar os nomes, que, sabe Santiago Magazine, incluem ainda Marcelo Correia e Celso Ribeiro.

Aliás, de acordo com Ana Isabel Sousa, ao afirmar que não ser candidato, ficou descartado, assim como Domingos Semedo (Emilio Tita), que queria encabeçar a lista do MpD, mas acabou por anunciar uma candidatura independente. “O Emílio Tita já anunciou concorrer como independente, ora candidato independente não é MpD, pelo que está também descartado. Para se ser MpD é preciso paciência, ética e respeitar as decisões do partido. Por mais que apoie o José Pedro Soares, mas se o partido disser que vai haver outro candidato eu tenho que apoiar aquele que o partido indicar. Enquanto estivermos em disputa interna faz-se tudo para que o seu candidato ganhe, mas se não ganhar não devemos atirar a toalha e dizer que não se é MpD, e depois concorrer como independente. As pessoas estão com pressa, temos muitos políticos apressados”, aponta.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine