• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo quer um hub de tecnologias no país capaz de garantir acesso de todos às TIC
Tecnologia

Governo quer um hub de tecnologias no país capaz de garantir acesso de todos às TIC

O ministro das Finanças afirmou hoje que o Governo está a trabalhar para integrar Cabo Verde na rede global das TIC e fazer do país um “hub de tecnologias” visando garantir o acesso de todos às TIC.

Olavo Correia fez estas declarações em Paris, França, quando participava como orador no painel “Tecnologias de Informação e Comunicação” (TIC) na Conferência Internacional “Construindo novas Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde”.

Olavo Correia começou a sua intervenção realçando que as tecnologias representam uma grande oportunidade para os pequenos países, particularmente para os pequenos países insulares, pelo que sublinhou, Cabo Verde procura integrar-se na rede global das TIC, nomeadamente nas empresas de Hardware, centros de pesquisa, espaços de inovação e desenvolvimento aliados à criação de incentivos para o desenvolvimento de uma plataforma digital e de inovação.

Para o governante, fazer de Cabo Verde uma “plataforma da inovação” é um dos vetores para a transformação do país numa economia de circulação no Atlântico Médio capaz de produzir não somente bens digitais, como de se assumir como centro de pesquisa para a inovação digital na sua região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

É neste quadro, destacou, que Cabo Verde pretende se posicionar como um “hub de tecnologias”, capaz de garantir o acesso a todas as infraestruturas, abertura de banda e a própria qualidade de serviços.

Por outro lado, lembrou que Cabo Verde beneficia de uma posição geográfica estratégica no Atlântico Médio e oferece um ambiente suficientemente estável do ponto de vista político, social e económico, que considerou “propícios ao investimento externo”, nomeadamente neste setor.

Olavo Correia garantiu ainda que Cabo Verde prevê a criação de um Parque Tecnológico que deverá servir como Centro de Serviços, conetividade e capacitação certificada e que, ajuntou,  irá facilitar o investimento privado em atividades conexas, de modo a tornar este setor num gerador de receitas e com potencial de exportação.

“Cabo Verde registou progressos significativos na utilização das tecnologias digitais, como forma da promoção da eficiência interna, simplificação dos procedimentos da governança e a melhoria da qualidade das servições públicos”, afirmou, reforçando que o Executivo está a promover o ecossistema empresarial, de modo a apoiar as Startup, bem como, um incentivo à domiciliação de grandes empresas.

Segundo adiantou, Cabo Verde quer oferecer acesso seguro e a baixo custo à conetividade de banda larga e às infraestruturas digitais, garantindo ainda que o país está a aumentar a sua conetividade, adicionando novos cabos de fibra ótica através da conecção Ellalink e do o projecto do cabo submarino para a ligação da África Ocidental.

Olavo Correia terminou a sua intervenção no painel sobre as tecnologias, com um apelo ao sector privado, no sentido de se empreender, juntamente com o Estado, a reforma necessária ao sector, bem como a oferta de soluções para o “Made in Cabo Verde” a baixo custo, realçando que se trata de uma verdadeira oportunidade para Cabo Verde.

A Conferência Internacional de Doadores e Investimentos que está a ser promovido pelo Governo de Cabo Verde, em parceria com o Banco Mundial e o PNUD arrancou esta terça-feira 11 e termina hoje.

No primeiro dia o evento foi usado como oportunidade para sublinhar a mensagem dos progressos de Cabo Verde relativamente aos indicadores de desenvolvimento sustentável.

Hoje, a referida conferência deverá centrar-se em oportunidades para alavancar o investimento privado e conta com a participação de cerca de 200 participantes nacionais e internacionais, que terão a oportunidade de apresentar os seus projectos, para que possam obter o acesso ao financiamento de projectos transformadores em Cabo Verde.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação