Pub

Primeiro lugar para o projeto Pharm Go de Gidião Rocha com 500.000 escudos, segundo lugar para PassaFree com 160.000 escudos e terceiro lugar para o projecto Trans APP com 100.000 escudos.

Foi esse o resultado da 2ª Edição do Concurso Inovação da CVMóvel apresentado hoje na no Auditório da Escola de Negócios e Governação no campus universitário da Uni-CV, Palmarejo, Cidade da Praia, numa cerimónia presidida pela Ministra da Educação, Maritza Rosabal.

Para além do montante monetário, os vencedores têm ainda direito à incubação na Rede Nacional de Incubadoras que contempla assessoria técnica na implementação do Plano de Negócio e acompanhamento na elaboração e implementação do Plano de atividades. Os restantes participantes receberão um Certificado.

“Foi um longo percurso no qual a comissão de jurados, composta por representantes da Pro Empresa, CVMóvel, Ministério da Educação, Caixa Económica de Cabo Verde e NOSI, analisou mais de 33 projetos, tendo sido apurados 14 Projetos finalistas, na sua maioria jovens recém formados ou universitários, de Santiago e São Vicente”, disse a CVMóvel.

O Concurso Inovação inscreve-se no Plano de Contributos da CVMóvel para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (CSI) e visa reconhecer e premiar empresários e universitários entre os 18 e os 40 anos, apoiando-os na concretização das suas ideias, através de incubação e de facilitação de acesso a capitais e fundos de financiamento durante o desenvolvimento dos seus Negócios.

Para alem disso, “é propósito estimular a inovação e a competitividade no seio dos universitários e jovens empresários e imprimir um novo paradigma na procura de novos modelos de empreendedorismo”.

De referir que 2ª Edição do concurso foi lançada em Dezembro de 2016 e teve três fases. Numa primeira fase foram recolhidas 33 candidaturas, envolvendo cerca de 70 jovens, cuja avaliação foi feita com base num vídeo de cinco minutos e Fichas de Projeto das ideias submetidas ao concurso pelas equipas.

Após análise e decisão do júri, foram selecionados 15 anteprojetos que tiveram assessoria técnica da Proempresa na feitura dos Planos de Negócio. No final, 14 equipas finalistas participaram na sessão de apresentação e defesa dos respetivos projetos, perante o júri.

Recordamos que a 1ªEdição do Concurso Inovação foi levada a cabo em 2014/2015, tendo sagrado vencedor o Projeto “Tour-CV”, do jovem empresário Bruno Barbosa.

Comentar