• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Domingos. Passadeira aérea prestes a cair coloca em risco crianças e comunidade
Sociedade

São Domingos. Passadeira aérea prestes a cair coloca em risco crianças e comunidade

A passadeira aérea de Ribeirão Chiqueiro, no concelho de São Domingos, encontra-se há quase dois anos inactiva e em estado de degradação, colocando em risco a população e principalmente as crianças.

A armação de ferro, edificada há quatro anos, na estrada nacional EN1-ST01, para facilitar a travessia dos estudantes no período escolar tornou-se numa preocupação para a localidade e dos condutores, dado ao perigo eminente de desmoronamento, bem como para as crianças que, por vezes, fazem-no um espaço para brincadeiras.

A situação agrava-se ainda por ser uma estrada com grande movimento de viaturas, principalmente ‘hiaces’, que transitam diariamente para o interior de Santiago, uma vez  que  Ribeirão  Chiqueiro  é a porta de entrada e saída da cidade da Praia.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação Comunitária para Desenvolvimento de Ribeirão Chiqueiro (ACSRC), Victor Manuel Lopes, confirmou que nos últimos tempos a infra-estrutura tornou-se na “maior preocupação” da comunidade.

“Lutamos muito para a colocação dessa passadeira aérea com o objectivo de facilitar a vida da comunidade e das crianças que tinham que atravessar uma estrada com muito trânsito para chegarem à escola e ao jardim comunitário, mas ultimamente está degradada e quase a cair” denunciou.

Perante essa situação, Victor Manuel Lopes, disse que já pediram intervenções das autoridades municipal, local e central no sentido de remodelar a passadeira para assegurar a travessia dos adultos e das crianças, quando vai se iniciar mais um ano lectivo.

No entanto, adiantou que as investidas junto das autoridades não têm surtido efeito, o que, segundo ele, demonstra um “total descaso” para com a comunidade e com a vida das pessoas.

“Qualquer dia vai cair, colocando também em risco os carros, que em grande número, passam diariamente por baixo da armação”, apontou o líder comunitário, informando que nas horas de maior movimentação de veículos tem pedido pontualmente a  intervenção de policias de trânsito para ajudar as crianças a fazerem a travessia.

Victor Manuel Lopes reivindica, por isso, que as autoridades resolvam essa situação o mais “rápido possível”, apontando para a sua remodelação ou a sua retirada do local de modo a evitar “males maiores”.

Ribeirão Chiqueiro é uma comunidade situada na parte central Sul da ilha de Santiago, a cinco quilômetros da cidade da Praia, pertencente ao município de São Domingos.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação