• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Agropecuária. PM promete aumentar investimentos no INIDA
Sociedade

Agropecuária. PM promete aumentar investimentos no INIDA

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, prometeu hoje o aumento do montante de investimentos para o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) para que a instituição possa alcançar resultados na investigação e desenvolvimento aplicados ao sector agro-pecuária.

Ulisses Correia e Silva fez essas declarações na abertura oficial da cerimónia de celebração dos 40 anos do INIDA, num evento promovido pelo Ministério dia Agricultura e Ambiente, na sede do INIDA, em São Jorge dos Órgãos.

‟O fundo do Ambiente pode contribuir mais para a investigação e desenvolvimento nas próximas programações plurianuais. Nós vamos ter que aumentar, de forma significativa, a percentagem”, garantiu.

O chefe do Executivo considerou que a investigação e o desenvolvimento têm papéis determinantes para o crescimento do sector agrário.

“Devem traduzir-se em mais produtividade, mais rendimento e melhor qualidade de vida para as populações, em ligação com os produtores, as empresas, universidades e comunidades”, vincou o primeiro-ministro.

Ulisses Correia e Silva afirmou que a políticas do governo “é ter população a viver nas zonas rurais com qualidade, quer ao nível da produção, rendimento, quer ao nível da organização do espaço”, que se quer com qualidade, para gerar actividades geradoras de rendimentos, para além da agricultura.

‟O turismo rural, casado e bem articulado com a actividade agrícola, transformação agro-alimentar, pequenas indústrias, portanto actividades que possam criar valor para que os jovens também possam investir nas suas zonas”, ressalvou.

Ulisses Correia defendeu, entretanto, que para isso, é preciso levar mais formações profissionais, mais capacitação junto aos produtores, agricultores, para experimentarem novas práticas e novos métodos para a criação de riquezas.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação