• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
ARFA vai destruir hortas irrigadas com água de esgoto nos arredores da Praia
Sociedade

ARFA vai destruir hortas irrigadas com água de esgoto nos arredores da Praia

As hortas irrigadas com água de esgoto sem tratamento, na zona de Achada São Filipe, em Santiago, vão ser destruídas para salvaguarda da saúde pública.

A garantia é do director do serviço de Segurança Sanitária de Alimentos da Agência de Regulação de Produtos farmacêuticos (ARFA), João Gonçalves.

Confrontado com a questão, denunciada pelos moradores de Achada São Filipe Filipe, o responsável da reguladora recorda que as autoridades já tinham feito uma intervenção na localidade e promete uma nova acção. “É uma situação reinante que já foi combatida. Vamos ver com a Delegacia de Saúde, com a IGAE e com o Ministério de Ambiente - porque é um problema ambiental -  como resolver essa situação num tempo recorde, pois é uma situação que já tinha sido aflorada anteriormente e cuja preocupação na altura foi a de destruição e encerramento das hortas”, garante.

Há cerca de dois anos, a Agência de Regulação de Produtos farmacêuticos (ARFA), em parceria com outras autoridades, destruiu hortas na zona de Praia Negra que eram irrigadas com água de esgoto do hospital. A de Achada São Filipe, nos arredores do centro da cidade capital, fica nas imediações de um dos prédios habitacionais da IFH, o que, claramente, coloca em causa a saúde dos moradores.

“São casos que exigem seguimento, porque, infelizmente, as pessoas procuram sempre formas de se esquivar às orientações das autoridades”, lembrou Gonçalves.

Na semana passada, a delegada de Saúde da Praia, Ullardina Furtado já tinha denunciado a situação em entrevista à Inforpress tendo, na ocasião, solicitado “mais celeridade”.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação