• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
ASA disponibiliza serviço de check-in nos hotéis
Sociedade

ASA disponibiliza serviço de check-in nos hotéis

Desde Fevereiro que os turistas do hotel Meliã Dunas em Santa Maria já podem optar por fazer check-in completo na própria unidade hoteleira, sem ter que enfrentar as filas do aeroporto. Chama-se Off Airport Check-in, este serviço disponibilizado pela ASA – Aeroportos e Segurança Aérea que visa aliviar a suturação nas salas de check-in aeroportuária.

O anúncio do serviço foi feito através do site da ASA e diz que o Off Airport Check-in está na fase experimental de dois meses – de fevereiro a Abril –, e que é feito apenas no hotel Meliã Dunas quase todos os dias, exclusivamente aos passageiros dos voos da Thompson e da Tui.

Com o check-in completo no hotel, os passageiros não precisarão dirigir-se aos balcões de Check-in do aeroporto, passando apenas pelo Posto de Inspeção e Filtragem (PIF) e pelo Controlo de Passaportes, para depois seguirem direto para a sala de embarque, lê-se na notícia da ASA.

“Além de aliviar a saturação nas salas de check-in, este serviço cria um produto prémium diferenciado, em que o passageiro tem a vantagem de disfrutar as horas adicionais nos hotéis, sem ter de vir ao aeroporto com horas de antecedência e ter de enfrentar as filas de check-in”.

O Off Airport Check-in tem uma logística simples e é feito apenas usando dispositivos móveis. Além disso, estão garantidas todas as medidas de segurança: “após declaradas, as bagagens são pesadas, seladas e colocadas numa viatura que é escoltada até ao aeroporto. As malas vão diretamente para a zona Drop Off no Terminal de Cargas, passam pelo RaioX e controlo cinotécnico antes de ser encaminhado para a aeronave”.

Até este momento, lê-se ainda, o Off Airport Check-in tem decorrido sem constrangimento e está a ser acompanhado pela Agência da Aviação Civil, que posteriormente fará a avaliação e dará o aval para a sua efetiva implementação. Num futuro breve o Off Airport Check-in chegará a outros hotéis de Santa Maria e de outras ilhas.

O Off Airport Check-in é feito com base no sistema ACUS, instalado no ano passado em todos os aeroportos internacionais. ACUS é um sistema que facilita o processamento de embarques de passageiros em qualquer lugar, dentro e fora do terminal do aeroporto.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação