• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Jorge Santos. Chegou a hora da Praia ser dotada do Estatuto Especial
Regiões

Jorge Santos. Chegou a hora da Praia ser dotada do Estatuto Especial

O Presidente da República interino, Jorge Santos, disse hoje que chegou a hora de a Cidade da Praia ser dotada do seu Estatuto Especial conforme estipula a Constituição da República.

“Hoje, há cada vez mais necessidade de se cumprir a Constituição da República nesta matéria”, afirmou Jorge Santos, referindo-se ao Estatuto Administrativo Especial para a cidade capital do país.

Jorge Santos, que é presidente da Assembleia Nacional, mas que neste momento está a substituir Jorge Carlos Fonseca em missão de serviço no exterior, fez estas declarações ao presidir ao acto solene promovido pela Assembleia Municipal da Praia para assinalar os 160 anos da elevação da Praia à categoria de cidade, efeméride que se comemora neste domingo, 29.

Santos apelou às forças políticas com assento parlamentar e ao Governo a se entenderem sobre a questão do Estatuto Especial para a capital, porque, segundo ele, “é uma questão de direito”.

A proposta para o referido Estatuto Especial, pelas mãos do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV- então poder), subiu ao Parlamento algumas vezes, mas foi chumbada por não reunir a maioria qualificada para a sua aprovação.

Na sua intervenção, Jorge Santos destacou o “novo modelo” de gestão da Cidade da Praia e do seu município que, na sua óptica, trouxe uma “melhoria substancial” na forma de governar e de se relacionar com os munícipes.

Reconheceu que a nova gestão tem contribuído de “forma substancial” para melhorar o saneamento do meio, assim como a gestão do espaço urbano que, segundo ele, permitiu uma “arrojada requalificação urbana”.

Destacou ainda o facto de a actual gestão ter permitido que a cidade passasse a contar com uma “agenda cultural” e “respirar cultura” com novos e variados eventos, sendo alguns de dimensão internacional, o que, na sua perspectiva, em alguns momentos, têm transformado a capital em “verdadeiro palco de nível mundial”.

“Hoje, a Praia é uma cidade atraente e com uma pujante visão de desenvolvimento e com uma perspectiva de futuro”, indicou Jorge Santos.

A melhoria das condições de segurança na capital foi, também, um dos aspectos que o Presidente da República, em exercício, focou no seu discurso comemorativo, assim como o acesso à água, à electricidade e à rede de esgotos por parte da população.

Apesar do progresso que a Praia conseguiu ao longo desses anos, disse que há ainda “muito por fazer em vários domínios de gestão de uma cidade que se quer moderna”.

As actividades comemorativas alusivas aos 160 anos da Praia prosseguem esta noite com um espectáculo em Quebra Canela, onde estão previstos fogos de artifício.

Em 1937, Praia tinha 7.937 habitantes, mas em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) subiu para 159.027 pessoas.

Hoje, tem 156 médicos e 237 enfermeiros contra quatro médicos e 16 enfermeiros, em 1937. A primeira instituição do ensino secundário do país foi criada na Cidade da Praia, em 1937.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação