• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sal. Aumento da criminalidade assusta população
Regiões

Sal. Aumento da criminalidade assusta população

O aumento da criminalidade na ilha do Sal tem assustado a população local, bem como as autoridades turísticas e económicas locais. Nas últimas semanas, as Polícias Nacional e Judiciária registaram dezenas de casos de assaltos a pessoas e propriedades, muitos com recursos a arma de fogo. Há também registo de violação seguido de roubo a uma turista belga.

No último fim-de-semana um minimercado foi assaltado no complexo residencial da Murdeira. Quatro homens encapuzados, um deles na posse de arma de fogo, invadiram o local – com clientes ainda dentro - levando produtos da loja e dinheiro. Câmaras de vigilância registaram toda a ação dos meliantes. O vídeo do assalto foi partilhado nas redes sociais por pessoas a alertarem pela falta de segurança na ilha.

Nos últimos meses, várias residências foram assaltadas em Espargos e Santa Maria. Isso sem contar os crimes de roubos com recurso a armas brancas ou de fogo contra pessoas, incluindo um casal de turistas. As autoridades estão a investigar os casos. Vários suspeitos estão já identificados, sendo que alguns encontram-se presos em regime de prisão preventiva e outros sob Termo de Identidade e Residência.

Também foi notícia na imprensa nacional, um crime de violação seguido de roubo a uma turista belga dentro de um táxi. A vítima terá contactado o taxista para lhe conduzir do centro da cidade de Santa Maria até ao hotel onde a mesma está hospedada. O suposto agressor terá se desviado do caminho e cometido o crime num areal ao lado do empreendimento Vila Verde. O suspeito está preso preventivamente.

Aliás, os crimes de agressão sexual têm aumentado, segundo as autoridades locais. No início do mês, o Tribunal da Comarca do Sal aplicou Termo de Identidade e Residência, a um indivíduo de 28 anos, por suspeitas da prática de um crime de abuso sexual contra a enteada. O homem deve apresentar-se às autoridades judiciais periodicamente e está proibido de abandonar a ilha do Sal e de ter contacto com a vítima.

O clima de insegurança no Sal tem instigado muitos protestos nas redes sociais, com os salenses a mostrarem a sua indignação para com “o descaso” do Governo perante esta situação na ilha mais turística do país, e outros até têm aproveitado as suas páginas para cobrar do executivo explicações sobre a destituição do Comandante Elias Silva, após afirmar que “as leis cabo-verdianas são amigas das armas”.

Ontem, a Comissão Regional Política do PAICV na ilha do Sal chamou a imprensa para manifestar a sua preocupação com o “agravamento” da insegurança na ilha, “exigindo” do Governo medidas “urgentes” de prevenção e combate ao crime. Em Janeiro o Sector PAICV local também já tinha feito declarações sobre esta matéria.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação