• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV aposta no reforço da oposição democrática e construtiva
Política

PAICV aposta no reforço da oposição democrática e construtiva

O PAICV quer reforçar a sua oposição “democrática e construtiva” e atingir o cabal funcionamento das suas estruturas, através de um conjunto de actividades que vem realizando desde o seu XV Congresso, que aconteceu em Fevereiro deste ano.

Tendo em conta os objectivos definidos e responder ao compromisso assumido durante o último congresso, a líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, está reunida durante todo o dia de hoje na Cidade da Praia com os presidentes das Comissões Políticas Regionais (CPR) de todas as ilhas do país.

O PAICV quer entrar, agora, numa fase de “mais intensa e combativa acção política e partidária”, em todas as frentes das suas responsabilidades, sempre numa perspectiva de “fortalecer” o papel da oposição democrática “construtiva” e fundamental para a melhoria dos índices de desenvolvimento do país.

O reforço do papel das CPR na implementação e no controlo das orientações políticas, garantir uma articulação mais eficaz entre as referidas comissões e os deputados nacionais e municipais e estreitar a articulação desses órgãos com a sociedade civil, estão entre as finalidades do encontro.

Para o PAICV, tendo em conta que já se está, neste momento, a encerrar o ciclo de eleição das estruturas regionais, sectoriais e de base, vai ser possível uma melhoria na performance do papel do partido, tanto na fiscalização como na missão de elaboração de propostas alternativas e no reforço das suas alianças com a sociedade, “construindo novos horizontes de esperança”.

“A nossa prioridade é, de facto, reforçar a acção política e partidária e que cada um dos órgãos e das estruturas do partido assumam na plenitude as suas responsabilidades”, disse Janira Hopffer Almada, em declarações à imprensa à margem do evento, sublinhando que o papel das CPR é decisivo na implementação e controlo das orientações políticas, bem como na estruturação de uma relação mais estreita e produtiva com todas as forças da sociedade.

Para a presidente do PAICV, é preciso a “qualificação da oposição” a nível municipal, sendo que para isso, a aposta na formação, o domínio de dossiês, conhecimento dos estudos e das matérias, o contacto com a sociedade, a aliança com os quadros e forças vivas será fundamental para atingir os objectivos propostos.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação