• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Simpósio Internacional Aristides Pereira termina com homenagem da Fundação Agostinho Neto
Política

Simpósio Internacional Aristides Pereira termina com homenagem da Fundação Agostinho Neto

O Simpósio Internacional Aristides Pereira, terminou hoje na cidade da Praia depois de três dias de debates e trocas de ideias sobre o primeiro Presidente da República de Cabo Verde. No final, o evento recebeu uma homenagem, a título póstumo, da Fundação Agostinho Neto de Angola.

Uma iniciativa da Fundação Amílcar Cabral (FAC) e da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP), o simpósio, que aconteceu de 16 a 18 de Novembro, teve como objectivo “homenagear a pessoa que foi Aristides Pereira, o combatente e o estadista e ao mesmo tempo permitir que historiadores, investigadores, amigos e companheiros, as jovens gerações e a sociedade em geral possam refletir sobre o percurso e aquilo que fez Aristides Pereira”.

No final do evento, o presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires, considerou que as instituições organizadoras - Fundação Amílcar Cabral e Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria - efectivamente cumpriram a promessa da realização do simpósio.

“A homenagem que fizemos ao vosso pai e ao vosso avó foi digna e merecedora de respeito. Cumprimos o nosso presente para com o primeiro Presidente da República de Cabo Verde. Celebramos o homem leal, sereno e patriota”, disse Pedro Pires, dirigindo-se à família de Aristides Pereira

Para além de Aristides Pereira, também foram homenageados a título póstumo, Amílcar Cabral e o poeta Corsino Fortes, bem como  o próprio Pedro Pires, na sua qualidade de antigo Presidente da República de Cabo Verde, com a ordem sagrada esperança da Fundação Agostinho Neto.

“Quero agradecer a Fundação Agostinho Neto, através da sua presidente Eugénia Neto e vice-presidente Irene Neto. Quero agradecer pessoalmente a atribuição esta distinção a várias personalidades cabo-verdianas pelo seu percurso e contributo em prol da realização das sagradas esperanças”

“Aristides Pereira e a Luta de Libertação Nacional; Aristides Pereira: o Estadista e Diálogo inter-geracional” foram os três painéis em debate no simpósio, que contou com a presença de um representante do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, do ex-embaixador norte-americano em Cabo Verde, Vernon Penne, e do general angolano António dos Santos França, "Ndalu".

A organização do evento vai ainda estar nos dias 19 e 20 de Novembro na ilha natal de Aristides Pereira, Boa Vista para, de entre outras actividades, inaugurar do busto de Aristides Pereira no aeroporto que já tem o seu nome e a colocação de uma topomínia numa das avenidas da cidade de Sal-Rei.

O grupo de trabalho fará ainda uma visita à localidade de Fundo das Figueiras, onde o homenageado nasceu e foi sepultado, em 2011.

Torneios desportivos, concursos escolares e uma sessão solene na Assembleia Municipal da Boa Vista são também outras actividades previstas para lembrar o homem que conduziu Cabo Verde desde a independência (1975) até à chegada da democracia em 1991.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação