• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PR de Cabo Verde homenageado duas vezes este mês. Primeiro no Brasil e depois em Portugal
Política

PR de Cabo Verde homenageado duas vezes este mês. Primeiro no Brasil e depois em Portugal

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vai ser distinguido duas vezes neste mês de Novembro. A primeira distinção vai ser em São Paulo, no Brasil, onde vai ser galardoado com o Troféu Raça Negra 2017 e o segundo em Portugal com  o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.

O Presidente da República vai iniciar este sábado uma visita de cinco dias ao Brasil onde tem na agenda vários compromissos que  culminam com o Troféu Raça Negra, a ser entregue no dia 20 de Novembro, num evento organizado pela Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural (Afrobras) e a Faculdade Zumbi dos Palmares, no âmbito do Dia Nacional da Consciência Negra.

Segundo a organização, Jorge Carlos Fonseca vai ser agraciado na 15ª Edição do Troféu Raça Negra, ao lado de outras personalidades do Brasil e outros países, com o objectivo de fazer um justo reconhecimento aos que têm contribuído e lutado sempre pela igualdade racial.

No último dia da sua visita, 21, o Presidente da República vai presidir a cerimónia do Dia de Cabo Verde na Universidade de São Paulo, onde profere uma comunicação aos cerca de 250 a 300 mestrandos e doutorandos em literatura africana de língua portuguesa.

Durante a sua estada naquele país, entre os dias 18 e 21 deste mês, o PR vai ainda participar na 5ª Edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (Flinksampa), no debate sobre “Literatura em Vozes Polifónicas”. No final, Fonseca irá presidir a assinatura do acordo de geminação entre Cidade Velha e a cidade brasileira de Ouro Preto.

Do Brasil, Jorge Carlos Fonseca segue para Portugal, para uma visita de quatro dias. Nas terras lusas, o PR vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Direito de Lisboa, onde foi professor assistente graduado por vários anos.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação