• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Boa Vista. Novos órgãos autárquicos instalados – Walter Évora eleito presidente da AM
Política

Boa Vista. Novos órgãos autárquicos instalados – Walter Évora eleito presidente da AM

Os novos órgãos municipais da ilha da Boa Vista, saídos das eleições de 25 de Outubro, foram instalados esta segunda-feira, 23, após a eleição da mesa da Assembleia Municipal, definitiva, liderada por Walter Évora, do PAICV.

Para essa eleição, o MpD manteve a sua proposta inicial, apresentada na passada sexta-feira, 20, com Elisabete Évora, para presidente da Assembleia Municipal, Walter Évora (PAICV) para vice-presidente e Sérgio Corrá, do Partido Popular (PP), para secretário, enquanto o PAICV concorreu com uma nova lista, igualmente liderada por Walter Évora e integrada por Cátia Cleonice, para vice-presidente e Cecílio Sousa Pinto, para secretário.

Os eleitos Walter Évora e Sérgio Corrá manifestaram a sua indisponibilidade para integrarem a lista proposta pelo MpD, onde constavam os seus nomes para vice-presidente e para secretário, respectivamente.

O resultado da votação inclinou-se para o lado da lista B do PAICV, com oito votos a favor, elegendo uma mesa da Assembleia Municipal, sem o MpD, que foi a lista mais votada para o órgão deliberativo municipal nas eleições autárquicas de 25 de Outubro.

Instalada a mesa definitiva, Walter Évora, na qualidade de presidente da Assembleia Municipal da Boa Vista conferiu posse ao presidente da câmara, Cláudio Mendonça, e aos quatro vereadores Nádia Santos, Abel Ramos, Fabienne e João Mendes, que passam a fazer parte do executivo camarário, em cerimónia testemunhada pelo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos.

Em relação à Assembleia Municipal, MpD obteve 1.962 votos (37,9%) correspondente a cinco eleitos, o PAICV com 1.838 votos (35,5%) conseguiu também cinco eleitos municipais e o PP obteve 1.069 votos (20,6%), conquistando três mandatos.

Nas eleições autárquicas de 25 de Outubro na Boa Vista, o PAICV, com Cláudio Mendonça na liderança, conquistou a câmara com 2.695 votos (52,1%) contra 2.357 votos (45,5%) do MpD. 

Cláudio Mendonça quer ética e profissionalismo na CM da Boa Vista

Durante a cerimónia de investidura dos novos eleitos da Câmara e da Assembleia Municipais da Boa Vista, para o mandato 2020-2024, que teve lugar no auditório do Centro Nacional da Cultura (CAC) e que foi testemunhado pelo ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, estabeleceu como meta para a sua governação local, “agir hoje, sempre e de forma sistemática até conseguir colocar a ilha no patamar desejável”.

“O meu compromisso, e da minha equipa, bem como todos os eleitos municipais é valorizar as escolhas de cada eleitor através de muito trabalho, engajamento, espírito de potência com o saber ser e estar para prestar um serviço de excelência, com base na competência, humanismo e gestão estratégica protegido pela ética, inclusão e profissionalismo”, declarou o autarca perante os eleitos municipais e convidados que presenciavam o acto.

O autarca sublinhou o compromisso para o mandato, que ora inicia, “tudo fazer no âmbito das suas competências para valer”, o que definiu como “propósito maior, a garantia dos interesses do desenvolvimento da ilha e do bem comum”.

Para alcançar estes objectivos, Cláudio Mendonça entende que “é com uma nova missão, vontade política e com uma grande capacidade estratégica e de liderança que se poderá impulsionar o desenvolvimento da ilha”.

Cláudio Mendonça salientou ainda que “é preciso um quadro de consensos alargados, que congreguem vontades a bem da ilha, com a introdução de atitudes proactivas demonstrando que com convicção se poderá alcançar mudanças positivas e necessárias de modo a oferecer aos munícipes mais e melhores serviços”.

“A hora é de acção, agir hoje e sempre e continuar a agir de forma sistemática até conseguir colocar a nossa ilha no patamar desejável”, afirmou o presidente eleito, indicando que “para o efeito precisará investir e valorizar o capital humano, munir a ilha de infra-estruturas e quadro funcionais de qualidade e criar condições para dinamizar a economia local, tornando-a atractiva, geradora de rendimento e emprego digno duradoiro e sustentável”.

O autarca reiterou que agora passa a afirmar com “mais determinação que acredita na Boa Vista”, sob a promessa de “transformar este acreditar em acção e bons resultados”, para que, indicou, “com o engajamento de todos ser possível com todas as condições, fazer muito mais e melhor para o desenvolvimento da Boa Vista”.

Para tal, comprometeu-se em intervir em todos os sectores, desde o desporto, a cultura, o saneamento e a educação, com foco nos sectores primários, agropecuário e pesca, e, destacando a saúde, anunciou que “vai dialogar com o Governo para a construção de um hospital regional”.

No que diz respeito a infra-estruturas, afirmou que vai “concluir as obras e os projectos iniciados”, bem como, “fazer uma nova planificação de investimentos para a requalificação e urbanização da cidade de Sal Rei e dos povoados”.

O presidente da câmara municipal garantiu ainda “relançar e dinamizar a economia local, de forma a ter um crescimento económico robusto, intensificar o tecido empresarial, reduzindo as desigualdades sociais, apostando na inclusão e reforço da cooperação e geminação interna e externa”.

A cerimónia foi testemunhada pelo ministro dos Transportes e Turismo, Carlos Santos que afiançou que “como bastas vezes o Governo tem afirmado, independentemente da cor política dos dirigentes de uns e outros, o poder central e local são parceiros fundamentais do desenvolvimento de Cabo Verde e não competidores pelo poder”.

“Nesta perspectiva, para o Governo a instalação dos órgãos municipais com a dignidade e importância que merece correspondem a um momento de transcendente importância para a afirmação do poder local e para o reforço na democracia no país”, afirmou o ministro desejando aos recém-investidos os votos de maiores sucessos nas funções que assumiram em prol do desenvolvimento da ilha da Boa Vista.

SM/Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação