• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Rei de Marrocos visita Cabo Verde no próximo ano
Política

Rei de Marrocos visita Cabo Verde no próximo ano

Convite foi feito ontem, 11, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, que foi a Rabat reforçar as relações diplomáticas entre os dois países e garantir o apoio de Cabo Verde à adesão de Marrocos na CPLP e na CEDEAO.

O Rei do Marrocos, Mohamed VI, estará em Cabo Verde, em visita oficial, no próximo ano. Ainda não está confirmada a data, mas segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Filipe Tavares, que formalizou o convite à sua Majestade em carta oficial, a deslocação de Mohamed VI ao arquipélago acontecerá já no próximo ano, antecedendo a visita de Jorge Carlos Fonseca a Marrocos programada para 2019.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana fez este anúncio esta segunda-feira, 11, no término de uma visita de trabalho a Rabat, capital marroquina, onde discutiu os responsáveis diplomáticos daquele país do Norte da África a cooperação bilateral. Agricultura, cooperação judiciária, educação, turismo, desporto, investimentos e cultura são os sectores que deverão ser aprofundados nos próximos tempos.

O ministro aproveitou ainda para garantir ao Governo de Marrocos o apoio de Cabo Verde para a entrada daquele país na CPLP e na CEDEAO, cuja integração nessa comunidade regional deverá acontecer na cimeira de 16 de Dezembro em Lomé, Togo. De notar que Cabo Verde prepara a sua candidatura à presidência da CEDEAO em 2018. No caso da CPLP, há um pedido de Rabat para integrar o grupo dos países lusófonos e Cabo Verde, que vai assumir a presidência da organização no próximo ano, garante agora o seu apoio à entrada de Marrocos na Comunidade de língua portuguesa.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação