Pub

Isa Costa1

“A meu ver o Herménio Fernandes se estatelou de comprido, escancarando as portas para ser atacado politicamente”, escreveu Isa Costa, eleita por Santiago Sul, sobre a aquisição de um BMW para uso pessoal do presidente da Câmara de São Miguel.

O polémico caso do BMW topo de gama do presidente da Câmara Municipal da Calheta de São Miguel, despoletado por Santiago Magazine, já penetrou as esferas do seu partido, MpD. Num post publicado no início desta madrugada de domingo, 27, que intitulou de “BMW: Bom, Bonito, diz-se barato, mas inadequado”, a deputada do MpD por Santiago Sul e colega de partido do autarca sãomicaelense, insurge-se contra a aquisição de tal veículo de luxo por considerar ser inapropriado para um município pobre e ainda por cima sem estradas para que permitam a circulação de um carro desse tipo. O post é inclusive dividido com várias personalidades da estrutura do MpD, desde militantes de base ao secretário-geral do partido, Miguel Monteiro, e Olavo Correia, um dos vice-presidentes do MpD e actual ministro das Finanças.

“Na minha singela opinião, os mais diversos debates não têm incidido num ponto que entendo importante. Pois, a meu ver importaria analisar a adequação da viatura adquirida à função do Presidente da Câmara. O valor da aquisição que pode ser considerado exorbitante para um concelho com o perfil de pobreza de São Miguel, não deixando de ser um elemento importante, julgo que perde relevância se a viatura não responder na plenitude as necessidades da utilização que se pretende”, escreveu a deputada.

Segundo Isa Costa, “deve-se questionar se a viatura em questão, o badalado BMW, tem perfil para ser funcional atendendo as condições das vias de São Miguel. Isto é, servirá apenas para as deslocações à Praia e circulação numa ou noutra estrada do Concelho de São Miguel para umas voltinhas? Terá o Herménio Fernandes de recorrer a outro tipo de viaturas, quiçá uma nova aquisição, quando for necessário deslocar-se às zonas mais remotas, como, Machado, Pilão Cão, Veneza, etc., cujas estradas, se assim podemos apelidá-las, são conhecidas as respectivas qualidades, ou melhor dizendo a falta delas. Ademais, determinadas funções, como as de Presidente de Câmaras Municipais, recomendam viaturas que emprestam dignidade, sim, mas com sobriedade e carácter institucional, desaconselhando as que representam ostentação, luxo e desadequação”.

“Imaginemos, por exemplo, que a Presidência da República conseguisse um Mercedes Cabriolet, expressão desportiva, por um preço de ocasião. Fazia sentido o Presidente da República optar por uma viatura desta natureza, olhando apenas para o factor preço e desprezando os outros demais tão ou mais importantes?”, questiona Costa, para quem “é aqui que o Herménio Fernandes se estatelou de comprido, escancarando as portas para ser atacado politicamente”.

E os danos, no entender da deputada, poderão afectar a propria cúpula do partido, em especial Ulisses Correia e Silva. “Quero crer que (Herménio Fernandes) não avaliou convenientemente este pormenor da adequação e está a pagar caríssimo por isso, com danos políticos que não são desprezíveis. Neste quesito, os danos não se limitam ao Herménio e ao MpD local, mas também, ingloriamente, ao partido no geral e ao seu líder Ulisses Correia e Silva que têm lutado para a moralização e o bom uso do dinheiro dos contribuintes”.

Isa Costa encerra o post com uma hipótese que soa a aviso à Câmara Municipal de São Domingos, concelho de onde é natural. “Confesso que se acontecesse em São Domingos ficaria escandalizada e não permitiria tamanha desconsideração aos munícipes do meu concelho, porque enquanto membro do MpD serei solidária com os meus colegas de partido até onde for razoável sê-lo, porém, enquanto Deputada, a minha solidariedade maior será para com os eleitores que jurei respeitar e bem representar, pois o meu compromisso é servir e bem o meu povo”.

Comentários  

0 # Santo 21-09-2017 07:21
Brilhante a tirada da de[censurado]da so que existem por detrás dessa tirada outras intenções não confessadas devia dizer claramente a sua pretensao. Ela está parecendo uma adversária do próprio partido. Muita atenção a isso
Responder
0 # José lino 03-09-2017 20:33
A de[censurado]da que apelida do mesmo partido que PCMCM deveria fazer esta analise com intuito de concertação num ambiente reservado e não público. O mal, se assim posso considerar, já está feito. Senão está a fomentar mais problemas.
Outrossim, pergunta-se se um de[censurado]do de AN tem de fato o direito de impedir o PC a realizar tal compra? Não é confusão de papel? Se tivesse que faça então para provar o contrário.
Quem sabe e quem decide agora as prioridades de S. M É O PRESIDENTE. fiquem quietos e deixam de instigar a confusão.
Carro É muito bem comprado. É para o seu uso. Se os de[censurado]dos pensassem em questão das prioridades relativamente a pobreza que pelo menos destinam dez por cento dos seus altos e demesrecidos salários a causa dos pobres. Mas tal não fazem, se não procuram mais aumento, mais subsídios, mais mordomias por um midiucre prestação de serviços.

Foquem nas injustiças cometidas no concurso de professores , que um professor com dois anos de prestação de serviços são obrigados a deixar de trabalhar.

Dr Ulisses C. e Silva precisa estar mais ciente com certas atitudes vossas incompreensível e desmedidas na administração pública. Ainda que queira implantar a sua política democrata e justa mas a v arrogância impede. Assim, nunca mais poderá atingir a sua meta proposta quanto ao desemprego.
Responder
0 # José Realista 29-08-2017 09:51
O Senhor Primeiro Ministro , tem responsabilidade para com os desmandos deste Presidente, senão Vejamos:
1) Ele é Ministro Tutela das Camaras Municipais;
2) Primeiro Ministro de Cabo Verde
3) Presidente do MPD
4) Foi Cabeça de Lista para a Assembleias das 22 duas câmaras
5) Sendo Presidente da Assembleia Municipal, supostamente, esteve presente na assembleia e votou a favor da Deliberação, termino reportando o lema da campanha para as autárquicas " JUNTOS SOMOS MAIS FORTES" pergunto, para quê? se for para uma boa causa Senhor PM por favor Pronuncie !
Responder
+1 # Sonhador 28-08-2017 23:40
Então, mas ainda outro dia acordei e vi uma patrulha policial percorrendo as ruas da Praia numa Mercedes preta com muito estilo, daquelas que somente traficantes conseguem comprá-las...
Se o serviço que o eleito Presidente da Câmara da Calheta prestar estiver no nível da BMW que adquiriu, esse pobre município logo se tornará num Oásis em Santiago... não custa sonhar!
Responder
0 # Ministro 02-09-2017 16:20
Esse carro de policia pertencia a traficantes. Foi apreendido e dado um bom uso.
Responder
0 # Avelino R. Pina 28-08-2017 10:40
Difícil de acreditar que tal tenha acontecido num dos concelhos mais pobres do país. O quê que dirão àqueles em relação aos quais estendemos a mão para pedir apoios? Para além do custo da viatura, que validade ela terá num concelho iminentemente rural e que vive das transferências financeiras provenientes do Governo central? É uma pena! Mas ainda se vai a tempo de dar uma reviravolta à questão.
Responder
0 # Para tudo há solução 27-08-2017 21:52
CASO O PRESIDENTE DE CM DE CALHETA NÃO VOLTAR ATRÁS NA DECISÃO DE COMPRAR O BMW X5 COM O DINHEIRO DO POVO, HÁ UMA SOLUÇÃO MUITO SIMPLES: LUME NAQUELE CARRO! Sei que os contribuintes é que ficam prejudicados. Mas servirá de exemplo para todo o país e para todos os gestores públicos. Além de desencadear outros acontecimentos de consequências inimagináveis neste momento. Mas o povo acaba sempre por sair vitorioso. Não tenham dúvidas...
Responder
+1 # Sonhador 28-08-2017 23:41
Para quem quer agitar, é no mínimo necessário se identificar!
O mesmo não é necessário para os que desejam sonhar...
Responder
+1 # Bela 27-08-2017 18:26
ULISSES deu ordem a esse rapaz para por BMW na Leilão ele está a dar para doido. Vamos correr com ele pirque senão PAICV vai nos tramar.
Responder
0 # observadora 28-08-2017 09:36
se o motivo é esse, eu pergunto porquê ele o vendedor? ou melhor porque ele o escolhido para fazer o leilão? todos farinha do mesmo saco kkkk
Responder
-1 # Amancio Gonçalves Mo 27-08-2017 15:16
Caro domingos,ser Burro pode nao ser culpa tua ,mas gostar de ser BURRO, nao e culpa nen da tua nen do teu pai
Responder
+4 # Comando Vermelho 27-08-2017 11:39
A TELEVISÃO DE CABO VERDE NÃO TRATOU NEM POR UM MINUTO ESSE ASSUNTO DE AQUISIÇÃO DO BMW DE LUXO PELO PRESIDENTE DE CÂMARA. Contudo, já informaram que vão dar plena cobertura a Casa do Líder, que é um programa nojento que acompanha um grupo de pessoas a viver durante dias na mesma casa, até ficar um único que irá ser o vencedor. A TCV, por ser um canal de televisão do Estado, suportado com o dinheiro dos contribuintes, os seus jornalistas DEVIAM TER UM POUCO DE VERGONHA NA CARA e não se deixarem influenciar por interesses políticos, a ponto de não divulgarem uma das notícias mais importantes a circular nas redes sociais neste momento. A compra do BMW X5 pelo PR da Câmara de Calheta, com o dinheiro do povo.
Responder
0 # Landim mendes 27-08-2017 18:53
Cani verde tem televisão nacional???
Responder
+2 # Di zona 27-08-2017 11:03
Isto é o modelo de politicos oportunistas. Quando conseguem uma pequena oportunidade lambem o dinheiro do povo.
Responder
0 # Tobedja 27-08-2017 09:54
Quero dizer ao comentador Domingos que ele pode ter a viatura que quiser. Se calhar não é autarca e não tem a necessidade de meter um BM nas estradas com a tipologia das que existem no interior de São Miguel. Repito: ribeiras sem asfalto, cutelos e ladeiras. O problema é esse, Sr. Domingos.
Responder
+4 # Tobedja 27-08-2017 09:51
Perfeitamente de acordo com a de[censurado]da e todos aqueles que se insurgem contra a atitude do presidente de São Miguel. A questão não é o preço do carro, mas sim a sua inadequação para o exercício de funções, num município do interior sem estradas de penetração, com pessoas penduradas em cutelos e ladeiras. Como é que o autarca vai visitar determinadas zonas para contactar a população? Se fosse um jeep topo de gama eu nem ligava patavina, porque já estou habituado aos disparates de políticos impreparados, com a sanha de bazofiaria saloia, mas, minha gente, um BM daqueles! Para quê, em São Miguel? E atenção: não pelo concelho ser pobre, porque os outros vivem do orçamento do Estado e o Herménio é um autarca como os da Praia e Mindelo. O problema não é esse. É que a viatura é inapropriada para a função, num concelho com aquelas características. Quem de direito deve intervir e o obrigar o autarca a trocar o carro por um jeep.
Responder
0 # Zé badiu 28-08-2017 02:03
Bu conxe estrada de interior de calheta ???
Responder
0 # Km 27-08-2017 11:28
Um cavalo.uma mula e até mesmo um burrinho atendia perfeitamente as condições arcaicas do local que o próprio presidente da câmara municipal não tem audácias para mudar
Responder
+1 # Ao Domingos 27-08-2017 09:45
Meu caro, na Europa (Suiça, Luxemburgo, Holanda, etc.) o salário mínimo é acima de mil euros. Portanto, um pedreiro, como deve ser o seu caso, ganha mensalmente o equivalente a mais de 200.000$00 caboverdianos. É ou não é verdade? Sabe quanto é que um médico no início de carreira ganha em Cabo Verde? Menos de 80.000$00 por mês. Sabe quanto é que é salário mínimo em Cabo Verde? 12.000$00. Se o sr. que é pedreiro pode comprar um BMW na Europa, aqui em CV um pedreiro nem Starlet pode comprar. Quem come tchitcharo todos os dias não pode se comparar a quem come lagosta e bife todos os dias. CADA UM PA CUMI KU SI PADUCO!
Responder
-1 # Isa Costa mandou bem 27-08-2017 08:00
Primeiro é para cumprimentar o pessoal de SantiagoMagazine e dizer-lhes que este é o tipo de jornalismo que um Estado de Direito Democrático precisa. Sempre em cima dos acontecimentos, trazendo à opinião pública os pontos de vista, sobretudo em se tratando de figuras públicas. Segundo é para concordar plenamente com a de[censurado]da Isa Costa que, de perto não conheço, mas vejo que para além de bonita é também inteligente. Adorei a análise muito ponderada que ela fez. Juro que se estivesse perto dela, dar-lhe-ia um beijo. De apoio e solidariedade.
Responder
-5 # Domingos 27-08-2017 07:56
Qual e o problème ter um BMW para uso pessoa .. tb tenho e pq nao ? Na Europa e carro pa Pedreiros
Responder
+1 # Sonhador 28-08-2017 23:48
Com licença, mas tenho foto de um pintor, isso mesmo, um pintor! que possuia 3 Mercedes Benz: a carrinha dele do trabalho, um SUV Mercedes e um station wagon... O Domingos não mentiu!
Entretanto, não convenceu que o Presidente da CM da Calheta pode adquirir um veiculo desse para seu trabalho como autarca municipal...
Responder
0 # Minho 27-08-2017 12:50
Que disprezivel o seu comentario! E não pense que é o unico a viver ou a conhecer esse País onde diz que td o pedreiro tem um carro desse. Si calhar é daqueles qui na hora da vinda vai aos alugueres de fatos e ouros para se mostrar o seu bem estar na emigração. Tenga mais é respeito pelo povo destas Ilhas!
Responder
+3 # MAGAY BORGES 27-08-2017 12:21
Ó Domingos não se trata ser carro de pedreiro ou não na Europa. Estamos a falar de Cabo Verde, em que um autarca que devia ter como perioridade servir a população,desenvolver o mesmo, criar postos de trabalho etc etc ...não o fez. Este autarca gere o concelho mais pobre do país e tem um automóvel de Top de gama. Será que construiu estradas para passear com o seu popozinho top de gama? Não, porque a preocupação dele não é essa.Será que durante a campanha disse a população que se fosse eleito compraria esse carro? Tambem não. É incomparável como se vive na europa com Cabo Verde em que o ordenado mínimo são 12.000$00 que corresponde 100€.É imoral as pessoas aproveitarem se da política para enrequecer a custa da população. Será que este Sr. se não fosse autarca compraria esse automóvel? Tenho a certeza também que não.Repare Sr. Domingos, estamos a falar de um concelho mais pobre. Mas o seu BMW de certeza que é de inferior gama do que este autarca, eu tambem vivo na Europa, não vale apena tentar tapar o sol com a peneira. Há pedreiros na Europa, que utiliza transportes público para ir trabalhar. O Sr. deve ser um dos pedreiros privelegiados, cada um com a sua sorte.
Responder
0 # Hirondina Morais 28-08-2017 09:28
São duas realidades muito diferentes que não pode ser comparada.O salario minimo na europa com a noa gestão dos mais inteligentes permite ao pedreiro, empregada domestica, catador de lixo entreoutros a obter carro que quiser. Em Cabo Verde a nossa realidade é outra, ai da mais por sw tratar de um lider. Um dia não sei como vai ser em C.Verde esta questão de politica, governação esta cada vez pior.
Responder
0 # lol 27-08-2017 11:34
Carro para pedreiros???~
kkkkk, olha que ja estive em vários Países da Europa e não vi isso.....Lol
De todas as formas, diz-me em que País da Europa os BMW são carros para pedreiros para eu ir la ser pedreiro. LOL
Responder
+2 # Amado 27-08-2017 11:01
Sr Domingo voce e um grande mintiroso eu ha vive na europa nunca bmw foi um carro pa pedreiro e se voce o comprar anda a passar fome podes ter sim mas e a marca antiga um carro de 90 ou de 99 e voxe esta a faser basofaria se calhar es de s.vicente
Responder
0 # Cirilo emigrante 27-08-2017 10:36
Não sei em que Europa você fantasia viver, mas o Europa que conheço um BMW do tipo não é um carro de padeiro, comprendendo, um carro de transporte de pio.
Claro que ninguem podia dizer coisa alguma se o homem tivesse comprado o carro com as suas poupanças, mas com o dinheiro do povo duma autarquia pobre, até você devia comprender a reação. O carro para o presidente de Câmara deve ser um carro de serviço útil.
Responder
-1 # nunu 27-08-2017 10:01
sin en europa e carro para o pedreiro sr. domingos, se calhar tamben o pedreiro de cabo verde ten vencimento melhor, deixa te de ser eguista, porque nao tas a falar verdade e tenho certeza que o pedreiro de europa ganha ao mesmo vencimento q o sr.
Responder
0 # Djubenço 28-08-2017 19:42
Mas a questão aqui é a marca. Um v10 custaria muito mais e não teria tanto "rebuliçada".
Agora resta comprar um símbolo Toyota ou Ford e colar sobre o símbolo BMW para minimizar s situacao. Dja sta dja
Responder