• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ribeira Grande de Santiago. Deputado vai contra seu partido e chumba Orçamento da Câmara
Política

Ribeira Grande de Santiago. Deputado vai contra seu partido e chumba Orçamento da Câmara

Um voto contra do deputado do MpD, José Manuel Sena, somado aos dos deputados do PAICV, foi suficiente para reprovar, esta sexta-feira, 20, a proposta de Orçamento apresentada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago para 2020.

A Assembleia Municipal do concelho da Ribeira Grande de Santiago esteve reunida hoje, 20, para apreciar o Orçamento da Câmara para o 2020. Mas, ao contrário de todas as previsões, o documento não passou ao crivo dos deputados municipais.

Tudo porque um dos dos sete deputados da bancada ventoinha, decidiu votar contra o Orçamento da autarquia liderada pelo seu próprio partido, o MpD.

José Manuel Sena alegou durante o debate que o documento, ou seja o Plano de Actividades previsto - a partir do qual é feito o Orçamento -, era repetitivo, trazendo as mesmas ambições e obras de anos anteriores. Efectivamente, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago propôs um Orçamento de 348 mil contos (348.246.075$00) para 2020, menos cerca de 60 mil contos do que o ano transacto que foi de 400 mil contos (400.484.126$00).

Esta redução orçamental é explicada com o facto da CM da Cidade Velha não ter conseguido executar obras planificadas anteriormente, significando, segundo especialistas em administração autárquica, que este seria um orçamento de continuidade.

Segundo fontes de Santiago Magazine foi por este motivo que o deputado José Manuel Sena, insatisfeito com poucas obras em perspectiva em ano eleitoral (2020), decidiu demarcar-se da sua bancada e votar contra o Orçamento apresentado pela equipa camarária liderada por Manuel de Pina.

E numa Assembleia Municipal com 13 deputados - 7 do MpD e seis do PAICV -, o seu voto foi determinante para, junto com a oposição, fazer chumbar a proposta da Câmara (Orçamento e Plano de Actividades), obrigando Manuel de Pina e equipa a trabalharem durante todo o ano 2020 com o Orçamento de 2019.

Se, em termos financeiros os 400 mil contos do Orçamento de 2019 são superiores ao deste ano, a verdade é que com este chumbo, a CM da Ribeira Grande de Santiago sai politicamente derrotada.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação