• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Primeiro-Ministro visita Santa Cruz com foco na economia local
Política

Primeiro-Ministro visita Santa Cruz com foco na economia local

O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, visitou esta terça-feira, 8 de janeiro, o concelho de Santa Cruz, tendo como foco a dinamização da economia local.

O Chefe do Governo acompanhado dos ministros, José Gonçalves (Turismo e Transportes), Gilberto Silva (Agricultura e Ambiente), Alexandre Monteiro (Indústria, Comércio e Energia) e Eunice Silva (Infraestruturas, Ordenamento e Território), iniciou a visita pela empresa Monte Negro que labora no ramo de criação de animais (gado bovino), agricultura e produção de aguardente.

A Edilidade apresentou ao Primeiro-ministro e a sua comitiva o projeto de incubadora de empresas que se está a desenvolver em parceria com a Associação de Turismo de Santiago como forma de estimular o empreendedorismo, fortalecer e preparar as pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado. A referida incubadora será uma plataforma para servir todos os municípios da Ilha de Santiago, oferecendo uma estrutura capaz de estimular e facilitar o ambiente favorável para aqueles que querem investir e expandir o seu negócio.

Durante a sua estada em Santa Cruz, Ulisses Correia e Silva visitou o projecto piloto de Achada Igreja identificados pela ATS e a Câmara Municipal que será uma articulação entre os micro empreendimentos familiares, os pequenos, os médios e os grandes projectos, o espaço dedicado à FIB – Feira Internacional de Banana e o Porto Fundo como um potencial espaço para um Porto Comercial.

Visitou, também, o projecto  “Rotas da Carne” em Ribeira Seca que visa proporcionar o turismo no espaço rural, criando espaços lucrativos, com introdução de iniciativas ligadas ao agronegócio no meio rural. Como por exemplo,  uma Rota da Carne, aliada à prestação de alguns serviços de natureza agroturísticos nos espaços rurais dos proprietários agrícolas da localidade de Ribeira Seca, preparando assim as mulheres rurais representantes dos agregados familiares e os jovens agropecuários, para se integrarem no circuito turístico do interior de Santiago, propondo assim o agroturismo como modelo para um novo conceito de negócio no mundo rural, numa estreita parceria com o Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo, a Delegação do MAA e INIDA, a Câmara do Turismo e os operadores turísticos locais e nacionais.

Santa Cruz quer ser a maior referência nacional no que toca a garantia alimentar e nutricional, enquanto principal centro produtor e distribuidor de produtos agropecuários e pesqueiros (Central de Compras) e centro promocional do turismo rural em Santiago.

Ulisses Correia e Silva visitou também as obras de requalificação urbana da cidade de Pedra Badejo tendo em conta a necessidade de fazer a convergência entre os diversos programas de desenvolvimento, nomeadamente o programa de reabilitação urbana e o programa de fomento empresarial.

Ainda antes do encontro para o balanço da visita o Chefe do Governo foi conhecer os projetos da Associação Solidariedade de Desenvolvimento (ASDE), nomeadamente, Casa Manuel Irgher e a Casa da Amizade.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação