• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sete Chefes de Estados confirmados para a XII Cimeira da CPLP no Sal
Política

Sete Chefes de Estados confirmados para a XII Cimeira da CPLP no Sal

Está já confirmada a participação de sete Chefes de Estado na XII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para 17 e 18 de Julho em Santa Maria ilha do Sal.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu a confirmação dos Chefes de Estado do Brasil, São Tomé e Guiné Equatorial, durante encontros bilaterais, realizados à margem da sua participação no oitavo Fórum Mundial da Água que decorre até amanhã, 23 de Março, em Brasília, capital do Brasil.

De acordo com informações avançadas pela Rádio de Cabo Verde (RCV), Michel Temer demonstrou total abertura para a sua participação na cimeira da CPLP durante um encontro com o Chefe de Estado cabo-verdiano, num encontro onde se discutiu também a possibilidade de o Brasil conceder um empréstimo a Cabo Verde.

Jorge Carlos Fonseca encontrou-se também com o vice-presidente da Guine Equatorial que levou uma mensagem pessoal do Presidente Teodoro Obiang, confirmando a presença na cimeira. Da parte de São Tome e Príncipe foi o próprio Chefe de Estado a confirmar presença num encontro onde abordaram outros assuntos.

Recorde-se que já estão confirmadas, para além do anfitrião Jorge Carlos Fonseca, as presenças de Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal, João Lourenço, Angola e Felipe Nyusi de Moçambique.

Nos dois dias da sua estadia no Brasil para participar no oitavo Fórum Mundial da Água, Jorge Carlos Fonseca ainda manteve encontros bilaterais com o Príncipe herdeiro do Japão, os Primeiros-ministros do Mónaco e do Senegal, bem como a Secretaria Executiva da CPLP e Diretora-geral da Unesco, esta última que poderá vir a estar na cimeira do Sal.

Entretanto, entre os encontros havidos, o Chefe de Estado destaca o encontro alargado com o Presidente da Hungria com quem discutiu as relações bilaterais e identificação de setores para estreitar ainda mais as relações.

Refira-se também que Jorge Carlos Fonseca discursou no oitavo Fórum Mundial da Água onde falou da história de Cabo Verde face as estiagens e os progressos alcançados pelo país com os sucessivos Governos a investirem na melhoria do acesso a água potável e mobilização de recursos hídricos.

Jorge Carlos Fonseca apelou a união pra resolver o problema da escassez de água que afeta milhões de pessoas no mundo.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação