• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santa Cruz. Agricultores da Ribeira dos Picos dizem que ajuda do Governo ainda não chegou
Política

Santa Cruz. Agricultores da Ribeira dos Picos dizem que ajuda do Governo ainda não chegou

Os agricultores e criadores de gado da localidade de Ribeira dos Picos, em Santa Cruz, disseram hoje que a ajuda do Governo, no âmbito do programa para a mitigação da seca e do mau ano agrícola “ainda não chegou”.

A revelação foi feita hoje pelos homens do campo daquela região que é considerada uma das maiores ribeiras agrícolas da ilha de Santiago e do país, durante um encontro com uma delegação da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde Central Sindical – UNTC-CS, encabeçada pela sua secretária-geral (SG), Joaquina Semedo.

“Em Santa Cruz, nenhum agricultor ou criador de gado recebeu ainda nada do Governo, no âmbito do programa de emergência para a mitigação da seca e do mau ano agrícola”, afirmaram os trabalhadores agrícolas, em declarações aos jornalistas.

Conforme revelaram os agricultores e criadores de gado, Maria da Luz, Tiago da Graça e Zé de Guida, “apenas ouviram falar da linha de crédito e outros apoios, mas ainda nada chegou”, àquela ribeira do interior de Santiago.

Nesse sentido, apelaram à chegada de apoios para que possam salvar o gado e cultura, e a eles, com trabalho, para que possam manter os filhos nos estudos na Cidade da Praia.

Recuperação de furos existentes e ajuda na implementação do sistema gota-a-gota, para que possam poupar água, visto que, nessa ribeira faz-se ainda rega por alagamento, são outros apoios que pediram, para mitigar a seca e o mau ano agrícola.

Por sua vez, a SG da UNTC-CS, Joaquina Semedo, que prometeu “ser porta-voz e usar da sua influência” enquanto parceiros socais, apelou ao Governo que faça chegar “alguma coisa” para esses homens do campo.

É que, segundo a sindicalista, além de salvarem o gado, os mesmos querem salvar-se enquanto pessoas, ou seja, querem trabalho, “para ultrapassarem as dificuldades”.

Por outro lado, congratulou-se com a iniciativa da câmara que em parceria com o Governo pretende abrir frentes de trabalho em todas as localidades e ainda construir furos de captação de água no subsolo, de modo a minimizar o impacto da seca.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação