• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Beto Alves. Assomada comemora idade adulta como uma verdadeira cidade e não de decreto
Regiões

Beto Alves. Assomada comemora idade adulta como uma verdadeira cidade e não de decreto

A cidade de Assomada, no município de Santa Catarina comemora esta segunda-feira, 13 de maio, os seus 18 anos da elevação à categoria de cidade e sua santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima como uma “verdadeira cidade e não apenas cidade no decreto”.

A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago), José Alves Fernandes, argumentando que a requalificação do centro da cidade de Assomada é prova de que o desenvolvimento chegou ao município e a um “ritmo bastante acelerado”.

A requalificação urbana do centro da cidade de Assomada contemplou a Avenida da Liberdade, Rua Pedonal e asfaltagem de alguns bairros da urbe, num investimento de 145 mil contos com recurso à banca, e mais 30 mil contos para drenagem e recuperação de toda a área verde financiado pelo Governo, através do Fundo do Ambiente.

Segundo dados do INE, actualmente vive em Assomada aproximadamente 40% (18.400 habitantes) da população do concelho de Santa Catarina. A vila de Assomada, sub-dividida em 22 bairros foi elevada à categoria de cidade, através do decreto-lei 7/2001, de 26 de Março.

“Hoje não temos uma cidade apenas no decreto, mas uma verdadeira cidade, completamente requalificada, mais embelezada, mais competitiva, mais aprazível”, declarou, assegurando que vão continuar nesta senda visando recuperar a auto-estima e orgulho de todos os santa-catarinenses.

Para o centro da cidade de Assomada, conforme indicou, falta ainda a conclusão do terminal de passageiros, visando a arrumação do trânsito na urbe, que vai ser inaugurada ainda no decurso deste ano.

Por outro lado, o autarca fez saber que, também durante o ano de 2019, outros bairros da cidade de Assomada vão beneficiar de obras de requalificação urbana e ambiental mormente Cumbém, Achada Riba,Nhagar, Bolanha  e entre outros a serem anunciados oportunamente. As intervenções a serem feitas no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), no dizer do autarca, vão valorizar os investimentos já feitos nesses bairros da cidade de Assomada, e que acima de tudo vai melhorar a qualidade de vida.

Na ocasião, reiterou que o investimento tem sido “extensivo” a todas as localidades do concelho e não apenas no centro da cidade de Assomada, referindo-se à requalificação urbana e ambiental, estradas, habitação social e electrificação.

Para assinalar as festividades do 13 de Maio, foram preparadas um leque de actividades culturais, desportivas e inaugurações que arrancaram desde os meados de Abril, que culminam hoje, com uma eucaristia.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação