• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santo Antão. Líder do PAICV exige mais verbas para combater os efeitos da seca
Regiões

Santo Antão. Líder do PAICV exige mais verbas para combater os efeitos da seca

A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, prossegue a visita a Santo Antão onde considerou, em declarações à Inforpress, que “a verba que o Governo destinou para combater o mau ano agrícola é manifestamente insuficiente” e pede reforço.

Por isso, a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, maior partido da oposição, recomenda ao executivo de Ulisses Correia e Silva que reduza “as múltiplas e diversas despesas de funcionamento, nalguns casos, milionárias” e que aloque essas verbas à execução de “medidas para fazer face ao mau ano agrícola”.

É que, no entender de Janira Hopffer Almada, não é concebível que o Governo tenha destinado “apenas” 500 mil contos para fazer face ao mau ano agrícola, “num país que gasta mais de 600 mil contos em deslocações e viagens”.

A líder do PAICV quer que o Governo recentre e aperfeiçoe os mecanismos de implementação do plano de mitigação tendo em conta que, conforme disse ter constatado, as medidas “não estão a chegar aos seus destinatários” para “fazerem face à situação emergencial que se coloca”.

Janira Hopffer Almada disse entender que “a modernização da agricultura não é uma opção mas uma necessidade para Cabo Verde”, já que essa é a fórmula essencial para garantir maior competitividade ao mundo rural e às famílias que aí vivem.

A presidente do PAICV disse que o seu partido defende que é fundamental o investimento na modernização da agricultura com investimentos em toda a cadeia de valores, nomeadamente, garantindo a mobilização de água potencializando as diversas barragens já construídas, avançando com as redes de irrigação secundária para que as barragens sirvam as zonas circundantes e promovendo a construção de diques de retenção nas encostas.

Estas são, entre outras, algumas medidas que Janira Hopffer Almada gostaria de ver implementadas como forma de modernizar a agricultura e potenciar o agronegócio como forma de melhorar o rendimento das famílias, pelo que recomenda o “acasalamento” da mobilização de água com o aumento da área irrigada.

A redução dos custos de mobilização de água com a introdução de equipamentos de bombagem movidos a energias renováveis a 100 por cento (%) é outra exigência apresentada pela presidente do PAICV como forma de garantir uma agricultura mais moderna conjuntamente com uma actividade pecuária mais moderna e semi-industrial e com a transformação e agregação de valor aos produtos.

Janira Hopffer Almada termina na tarde desta terça-feira, 16, a visita que efectua desde sábado à ilha de Santo Antão.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação