Pub
Por: Joaquim Almeida

djoka

Ângelo Vaz, o homem que de 2016 a 2020, sistematicamente aparece na comunicação social, para chorar a dívida deixada pelo anterior executivo camarário, que lhe impede de trabalhar e concomitantemente vem de forma sorrateira encher no seu bolso e o de pessoas próximas com o dinheiro dos Salvadorenhos.

Vejamos:

A dívida que encontrou é resultado do investimento feito pela então Edilidade nas infraestruturas públicas importantes, para alavancar o desenvolvimento do Município, nomeadamente, o Paços de Concelho e a Residência Oficial do Presidente.

Esse homem, Ângelo Vaz, dissera em 2016, que o seu maior adversário seria os problemas de São Salvador do Mundo. Entretanto, logo após ter ascendido ao poder, começou a dar sinais preocupantes, que ficam registados no presente artigo.

Afinal queria ser Presidente da Câmara Municipal, para resolver o seu problema e de pessoas próximas, pois em 2016, mal iniciou as funções do Presidente, à revelia de Assembleia Municipal, deliberou sobre o subsídio de transporte para o seu STAFF.

Em 18 de outubro de 2017, o Jornal Online -SANTAGIAGO MAGAZINIZE publicara um artigo de Manuel António Torres intitulado Câmara Municipal de São Salvador do Mundo e o Cumprimento das leis, no qual chamara atenção sobre a ilegalidade da referida deliberação e que seria uma contribuição valiosa, caso, Ângelo Vaz e sua equipa tivessem em devida conta essa chamada de atenção. Atendendo a que a verdade é como o azeite e vem sempre ao de cima, no ano seguinte é a INSPECÇAO GERAL DAS FINANÇAS que, depois da Inspeção feita à Câmara Municipal, mandara repor valores pagos indevidamente ao referido staff. Resta saber se na verdade se fez a reposição.

São cerca de 3.000.000$00 (Três milhões de escudos) recebidos indevidamente pelos Vereadores a tempo integral e parcial, Assessor, Diretor de Gabinete, Secretário Municipal, Secretária do Presidente e Condutor do Presidente.

Ângelo Vaz, é o homem que recusou morar na Residência Oficial do Presidente da Câmara Municipal, para poder beneficiar dos 70.000$00 (Setenta mil escudos) mensais de subsídio de renda de casa, que totaliza no fim mandato a quantia de 3.360.000$00 (Três milhões e trezentos e sessenta mil escudos).

Pergunta-se: quantas famílias poderiam ter ou ver as suas vidas melhoradas com esse avultado montante?

Um homem que assinou um contrato-programa com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas no valor de 3.000.000$00 (Três milhões de escudos) para realização do Projeto Mercado de Cultura, e que não colocou um centavo, mas teve a coragem de colocar no Relatório de Contas de 2018, que gastou cerca de 3.900.000$00 (Três milhões e novecentos mil escudos). O mercado está lá à vista de todos. Que os Salvadorenhos vão lá confirmar a veracidade daquilo que estamos a afirmar (veja a imagem infra).

 Mercado Picos

Imagem do Mercado, sem receber um centavo desses tais três milhões.

É, ainda, esse homem que colocou no Relatório de Contas de 2018, que requalificou o Cemitério de Achada Igreja, no valor de 3.360.000$00 (três milhões e trezentos e sessenta mil escudos), quando na verdade não colocou um centavo.

Sim, na verdade fez obra no Cemitério de Achada Igreja. E, esta obra está lá e de forma imponente para todos os munícipes verem (confira a Imagem)

.cemitério Picos

 A imagem fala por si. Os Salvadorenhos sabem de que obra se trata.

Ângelo Vaz, um homem que disse ter realizado obras de requalificação na zona de Cachoeira (Ponto Ferro – Babosa), no valor que ascende a 5.990.000$00 (Cinco milhões novecentos e noventa mil escudos), financiado pelo Fundo do Ambiente, quando na verdade não colocou um centavo.

 Cachoeira Picos

Imagem da Cachoeira (Via Principal de Estrada Nacional Praia/Assomada/Praia – Ponto Ferro - Babosa).

É tanta coisa, que não cabe nesse artigo e as perguntas que não querem calar são: Para onde foi o dinheiro? Pois as obras não estão lá, apesar de existir relatório de despesas nessa suposta obra.

É esse homem que os Salvadorenhos querem para ser Presidente de Câmara Municipal de São Salvador do Mundo mais uma vez? Para quê? Para afundar, ainda mais, o Município de São Salvador do Mundo?

Ficamos por aí, mas, mais artigos serão publicados, para esclarecer os salvadorenhos em Cabo Verde e na diáspora.

Comentários  

0 # Luciano Freire 16-10-2020 07:19
O Senhor Ângelo Vaz não mandava na Câmara Municipal. Quem realmente manda na Câmara Municipal é o Seu Secretário, que é seu primo, e o seu assessor Gil Vaz, que também é seu primo e irmão do secretário Municipal.
O seu primo e seu assessor a poucos dias perseguiu o seu irmão mais pequeno de nome Jordano, com uma pistola para sair de casa.
Responder
+1 # pico-pico 15-10-2020 20:38
São Salvador do Mundo elegeu em 2016 um homem mau e de má índole. Começou logo após a seu empossamento, com o despedimento de dois funcionários que em consequência o supremo tribunal obrigou a reintegrar os referidos funcionários, mas mesmo assim deixou os em casa oito meses sem salário. Perdeu vários processos no tribunal contra fornecedores da CM. Todos os municípios aumentaram o salário dos funcionários menos São Salvador do Mundo. Chamou os funcionários para uma reunião onde fez ameaças de despedimentos. Maltrata a seu belo prazer os funcionários com processo disciplinares e multas, porque não conhece lei. Rouba a olhos de todos o pobre município de são salvador do mundo. Ainda apresenta como jurista(formação e diploma duvidosa) sabendo que não entende de nada que é lei. Basta... Basta de ter uma pessoa tão mau e cruel com as pessoas em São Salvador do Mundo. Ângelo Vaz não tem coração, finge que é boa gente mais tem uma nuvem negra de maldade pairando sobre ele. Apelo a todos os Salvadorenhos que digam não a este maldoso.
Responder
+2 # Graciano Moreno 14-10-2020 23:08
Muito bem, meu caro amigo, Djoca-Picos.
Fizeste uma boa reportagem, sobre a situação doentia e lamentável, que SSM viveu e vive, nestes últimos 4 anos.
Porém, acredito que estes factos que referistes, são apenas alguns exemplos da gestão danosa de Ângelo Vaz, durante todo este seu mandato, que ora finda.
Por isso, apelo a todos os salvadorenhos e salvadorenhas que mostrem um cartão vermelho a este presidente indigno, e a sua equipa, no dia 25 de outubro, a bem de todos nós.
Responder
+1 # Munícipe 14-10-2020 22:49
Todos Sabem que nas festividades de nho senhor do Mundo uma parcela grande do dinheiro de bilhete que devia Staba na cofre de câmara é desviada na noite do festival diretamente do cofre da câmara municipal .
Responder
0 # pico-pico 14-10-2020 22:40
Não digo nada só observo. Estou de olho vivo, fazendo as contas.
Responder
0 # Municipe 14-10-2020 20:56
O Secretário Municipal, José Pedro Vaz Dormiu na Câmara Municipal para poder desviar dinheiro. Os Funcionários ficaram incrédulo com isto. Entretanto não foi a primeira vez que este Senhor que tem poucas capacidades técnicas passa noite na Câmara Municipal com acesso ao cofre do Município.
Responder
+1 # Arcadio de l grande 14-10-2020 19:06
Será verdade de k Kel 39 mil conto que Ulisses manda pa Picos pa põe tecto de casa de coitado k Angelo gasta só 13 mil conto? Keloto 26 mil conto bai pa bolso de quenha ?
Responder
0 # Arcadio de l grande 14-10-2020 19:05
Alguém de Picos sabi se verdade me que governo da 39 mil contos pa reabilita casa de pobre de Picos e ma de Kel 39 mil conto ma Angelo gasta apenas 13 mil conto ou seja 1/3 de Kel k dado? É verdade que casa de coitados k podu tecto ka fazedo casa de banho me?
Responder
+1 # José Camporta 14-10-2020 18:29
Cambadas de larapios. Ainda pa piora pa assembleia pa assembleia es tene um candidata ki tem estado ta esturque dinheiro de coitados pe bai pos visto. Se um visto pa portugal ta custa wntre 60 a 90 euros pamod ki candidata pa presidente de assembleeia ta toma coitados 50 mil escudos pe bai pps visto. Mais ela ka ta trabadja na centro comum de vistos e nem na embaixada. Keli é crime ki kel sra sta comete. Ago nhos imagina se nhos pol na assem leia de picos? É ta bai sucunfe kes podres de Angelo ku se equipa de primos. Ñ
Responder
0 # Nos e kanpionnn 14-10-2020 17:41
Viva João Alberto .
Homem humilde , simples e ka rouba dinheiro de câmara pa fatiota k famílias .
Câmara de Picos é lugar de toma kafe, almoça , janta , fazi xixi , bai sanita de quenha ? De que família ?
Pa vota nes pés fazi mais pior k cima és Sta fazi ???
Responder
+2 # Zuleica Covao grande 14-10-2020 16:13
Viva João Alberto .
Agora Angelo Sta da Tcheu ajuda pa jovens
Se nhos dado nhos toma mas nhos vota contrário .
Inclusive Tcheu alguém k entra na lista pagado propina , outro dado sacos de cimento , Sta galucho de areia .
Dinheiro pa fuma cigarro e moedas tá toma grogo . Kela k solução pa engana pessoas . Nhos toma dinheiro Pamodi Kel dinheiro Kes k desviado de obra de Cachoeira , mercado da cultura , Picos na coração k teni na Ses bolso pés da pessoas nes campanha
Responder
0 # Joana 14-10-2020 15:57
É verdade que Sta um mulher candidata a vereadora na lista de mpd k custuma toma se melhor amiga namorado ? Flado mês pegado na hotel de assomada e se amiga de achada igreja k professora bai se separa dum vez de se marido . Achada igreja inteiro sabi des história . Kel mesmo candidata pegado tá rouba comida lá escola baixo de achada igreja ( nu tá divulga fotos ) . Candidatos de mpd k Sta na lista Pa câmara tem tcheu sujeira e desonestidade
Responder
+1 # Gilito de Faveta 14-10-2020 15:54
Tem um candidato a vereador de mpd que tem 4 mulher . Nhos sabi Quenha ?
Para além de se esposa que tá mora dentro casa , El tem mais 3 rapariga. Dois de se rapariga tá trabalha na câmara de Picos. Nhos tá vota nes ?
Responder
+2 # Jose monteiro vaz 14-10-2020 15:32
Gil vaz , Porque não divulgaram a imagem do criminoso Gil vaz ?
O Gil vaz que no mês passado tirou o seu irmão mais novo ( Giordano vaz) com pistola na mão da casa da sua mãe? Com a rua cheia de pessoas o Gil vaz correu com a pistola na mão de cacheu por toda a cidade de Achada igreja .
Vão votar nesses mal-educados?
O Gil vaz que é Primo do Angelo vaz , acessor do Angelo , líder da bancada do Mpd , coordenador do Mpd nos Picos
Responder
+1 # Carlos 14-10-2020 13:44
Meus caros,

Deixam de ser ingenuos e de politiquices. Quem nao mama na politica? O Joao Baptista nao mamou? O Djoca nao mamou? O Torres nao mamou? Se nao mamaram porque foram ingenuos. Perguntem ao Gualberto ou Jacinto como mamar?
Abraco a todos
Responder
+1 # pedro 14-10-2020 13:39
Caros compatriotas,

Com Angelo ou sem Angelo o Municipio de Sao Salvador do Mundo nunca vai mudar.
Tambem, com Joao Baptista foi o mesmo.
Os varios actores politicos que passaram e passarao serao sempre "os mama un bua".
O municpio vai servir para o "status quo" para os que nasceram com C voltado para cima.
Responder
+1 # Manuel vaz semedo 14-10-2020 10:42
Não foi dito nada Ainda .
Entao o Angelo vaz tem a seguinte aquisição em 4 anos :
- construiu um prédio trás da esquadra da polícia de assomada ( vamos divulgar fotos $
- construi o prédio onde mora ( achada igreja à vista de todos )
- comprou apartamento em Achada s. Filipe ( vamos divulgar fotos ) . Este apartamentos está em nome da Irma do Angelo vaz
- comprou 1 Toyota prado em nome da Irma mais velha
- está a construir uma casa em ponta de atum ( tarrafal $
- os primos de Ângelo construíram prédio em cacheu .
Etc , mas tem muito mais
A conta bancária deve ser investigado todos os movimentos pela denúncia que vamos fazer a polícia judiciária
Responder
0 # José Vaz 14-10-2020 16:58
Ignorância total, vocês "politiquisam bosta", se for possível:

- O Dr. Angelo Vaz não pode construir prédio? ele não trabalha?
- Como é que sabes que foi ele que construi o piso 1 da habitação dos seus pais? ele tem mais de 10 irmãos e estão todos empregados e a maiora no estrangeiro, têm poder financeira para isso.
- Se a irmã do Dr. Ângelo Vaz trabalha e tem o seu salário, porquê que ela não pode comprar/construir apartamento em São Filipe? Tu, Manuel Vaz Semedo, não tens casa? foi teu irmão que te deu? não trabalhas? Bom, não sei...
- A irmão mais velha do Dr. Ângelo Vaz também trabalha e faz a sua vida, ela não pode querer comprar uma viatura?
- Apresente provas que ele está a construir no Tarrafal, em Assomada, em São Filipe, que comprou um prado novo, que construi em Achada Igreja. Sabes quantos milhões são necessários para isso tudo? Não tens noção de valores das coisas? Mesmo se ele roubasse todo o dinheiro dos Picos, não consegueria comprar isso tudo, em 4 anos. É preciso muita ignorãncia e burrice mesmo. Os primos construiram em Cachéu antes do mandato iniciar. Os primos dele também trabalham e são mais de 10 e podem muito bem reabilitar/construir para dar melhores condições à mãe deles, e tu, já pensaste em ajudar os teus pais/familiares a ter uma habitação melhor?

Estão a fazer política de forma muito baixa e que inqueta qualquer um.

Falem de propostas e se existe algo criminoso, façam queixas no tribunal, também eu não sou a favor de crimes!
Responder
0 # Manuel Torres 14-10-2020 13:08
Sr. Manuel Vaz Semedo. seria muito bom a divulgação, porque assim está ajudar os Salvadorenhos e de que maneira. Diz o tido popular. Onde há fumo á fogo.
Responder
0 # Manuel Torres 14-10-2020 10:38
Agora é tempo de avaliação . Os de[censurado]dos Municipais do PAICV cansaram de chamar atenção nas Sessões de Assembleia que algo não vai bem. O que o Articulista veio agora tornar publico é de extrema importância, porque o Relatório de Contas, é menos acessível. Nós os Salvadorenhos vamos continuar a acompanhar esse assunto até o julgamento de Contas. O sinal de corrupção Câmara Municipal de São Salvador do Mundo é visível. Só não vê quem não quer. Mais verdades virão.
Responder
+2 # Terra terra 14-10-2020 10:10
A lei que atribui 70 contos de subsidio de renda aos presidentes das camaras minicipais e tao absurda e injusta, que os mesmos se recusam a morar empacos do conselho para fazer disso "subsidio" de vencimento. Ha que acabar com isso! Sabe-se ainda que mesmo o subsidio de representacao tambem cai nas suas contas limpinhos, pois, todas as despesas feitas com delegacoes sao debitadas a tesouraria das camaras, mesmo qdo fazem um "estoque" de alimentos que utilizam por mais de um mes em suas casas. ABSURDO!
Responder
0 # DE PRAIA MARIA 14-10-2020 09:14
Muito bem ! O senhor articulista trouxe -nos um artigo, que dá para melhor entender o quão bandido é o Senhor Ângelo Vaz.
Vou para picos com frequência, e posso reafirmar que no Mercado Municipal não fizeram nada, e igual modo com o Cemitério.
Agora é que estou a perceber o filme. Então aquela obra imponente que está no Cemitério em que o Tio dele estava a como construtor , foio feito com o Dinheiro da Câmara. Escola de pai educação de filhos, foi assim o pai dele nos anos 90, agora é filho e sobrinhos, que tomam conta do dinheiro dos Salvadorenhos?
Responder
0 # Poki riba la 20-10-2020 20:15
Kes guentes la dja konxeda ses raça::::só ladrao......
Responder
+5 # PITABOLA 14-10-2020 03:23
- OS RATOS SÁBIOS SABEM ONDE ROER !

-Não é só este senhor e a sua Câmara Municipal, o modelo escandaloso da corrupção, são-no vários "Ângelos Vazes " e várias Câmaras do mpd ! Por todos os lados em que enfia a cara, há imundices de corrupção ! O movimento para a desgraça é como um ciclone, por onde passa, se não deixa ruínas físicas, deixa o rombo nos cofres. O país já está imunizado ( imune ) e anestesiado contra a dor das punhaladas da traição e da corrupção desses epizoários sociais. Os gajos podem não ter mérito de competência, mas têm queda para o desvio, isso lá é verdade !

O mpd já nos tem habituado com os seus célebres reveses : se não rouba, desvia, se não dsvia, surrupia ! Hem ! O quê ? Se não é verdade, então que digam tudo, tintim por tintim, sem omitir nada, sobre os negócios misteriosos da TACV - um dos mais importantes patrimónios do Estado de Cabo Verde !!! Porquê tanto mistério, tanto secretismo, tanta manha e tanto silêncio ?!

Onde há fumo há fogo !

-A melhor medicina popular ( se esta expressão é lícita ) é começar a tirar a pontapé e mandar esses picaretas a bugiarem a partir de 25 de Outubro até Março/Abril de 2021, para depois proceder-se-á à grande tarefa sanitária ( reconstrução nacional ), que é desinfetar o país em geral, sem se esquecer, prioritariamente, das nossas embaixadas no exterior !

Obrigado.
Responder