• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
A propósito da polémica entre o Bastonário e o PCA do Hospital Agostinho Neto
Ponto de Vista

A propósito da polémica entre o Bastonário e o PCA do Hospital Agostinho Neto

Fiquei algo escandalizado com a entrevista do PCA do HAN, Dr. Júlio Andrade, às declarações do Sr.Bastonário da Ordem dos Médicos, meu estimado primo e amigo Dr.Danielson Veiga, também Médico Cirurgião do Hospital Agostinho Neto.

A minha reacção foi de espanto, porque não tinha ouvido a entrevista do Sr. Bastonário, na véspera!

Tendo ouvido as duas partes, decidi reagir por escrito, pelas razões seguintes :

1º) O Dr.Danielson Veiga, por mais que seja o “Maior” Bastonário do Mundo, continua sendo Cirurgião do Hospital Agostinho Neto. Aqui acho que vou fazer, desde já, um apelo a quem de direito, para rever a legislação, pois para os cargos onde há a hipótese de conflito de interesse, se o funcionário não deve ficar suspenso das suas funções até o final do mandato para que foi eleito! Pois estamos perante um exemplo flagrante.

Dito isto, o Sr. Bastonário, continuando a ser cirurgião do HAN, devia ter agido com mais sabedoria, pois, como se costuma dizer, “roupa suja” se lava em família, e mais de que roupa suja, estamos em presença de um inimigo muito poderoso e mortal que é o coronavírus - Covid 19.

Portanto, não é altura de dividir as tropas, mas sim, de unirmos as nossas forças para tentar ferir de morte o inimigo comum.

Ora, eu também fiquei revoltado com a infecção dos quatros profissionais da saúde do Hospital Agostinho Neto, a tal ponto que no dia seguinte, a primeira coisa que fiz ao chegar ao Hospital, foi fazer o teste; insisti com Sr. Bastonário para ele também fazer o teste, mas pareceu-me que ele não estava muito preocupado com isso, mas sim em preparar o seu ataque aos profissionais do Hospital. A consequência desta atitude foi desastrosa, sobretudo para ele e seus supostos conselheiros, além do mais, que os colegas do HAN que estão a desempenhar um trabalho exemplar, não ficaram nada satisfeito com esta intervenção infeliz do Sr.Bastonário!

Aproveito para citar o tipo de comportamento que vai no sentido da união e luta comum, apesar de ser um exemplo pessoal:

  1. No Programa Televisão da TCV Show de Manhã de 13/04/2020, tive a ousadia de responder ao Dr.Geraldo Almeida, em nome de todos os Profissionais de Saúde de Cabo Verde.
  1. No mesmo programa, lancei a campanha:

1º) do uso de máscaras

2º) de ficar em Casa

  1. Também alertei o Dr Artur Correia, Director Nacional de Saúde, e Dra. Maria Da Luz Lima, Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), acerca da fiscalização dos Transportes Públicos (Autocarros, Hiaces e Taxis). Estes são tipos de acção no sentido de luta comum contra este adversário fortíssimo que intitulei “Virus da Morte”.

Estimado primo, não vejas esta minha tomada de posição como alguma cumplicidade com a Direcção do Hospital Agostinho Neto .

Gostaria de te avivar a memória que com muito orgulho terminei apresentação do meu Curriculum Vitea (CV) e é do teu conhecimento com a seguinte observação:

Nunca pertenci a nenhuma Organização Politico-Patidaria.

E actulamente o meu lema em relação a política é este :

(cfr)Esquema 1.

Legenda:1. Cabeça/Nuca = UCID; 2. Ombro direito = MpD; 3. Ombro esquerdo = PAICV; 4. Pé esquerdo e 5. pé direito = PP

Isto traduzido à letra quer dizer que não tenho nenhuma preferência política, isto é, a cor Política pouco me importa; O que exponho em público, é puro produto do meu pensamento que sai pela minha boca, ou no papel, pela tinta da minha caneta .

Termino exortando e encorajando os profissionais de Saúde do Hospital Agostinho Neto que estamos juntos nesta luta dificil e com ajuda do Poder Dívino sairemos vencedor.

Autor: Zefra

Dr.José Manuel Fragoso

Médico -Cirurgião ,Senior

Hospital Agostinho Neto (HAN)

Praia, 1 de Maio de 2020

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação