• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Por São Domingos, Totalmente disponível!
Ponto de Vista

Por São Domingos, Totalmente disponível!

Sou candidato sim, Por São Domingos e com todo orgulho para as próximas eleições autárquicas.

Estou disponível sim para servir o meu concelho - São Domingos, e julgo ser a hora certa para manifestar a minha incondicional disponibilidade para contribuir, de forma efetiva, para o processo de mudança e transformação do Concelho que me viu nascer e crescer.

Aliás, a expressão da minha disponibilidade é mais que um compromisso, é um dever moral enquanto filho deste município. É também um ato de amor e a manifestação firme e convicta de uma vontade incomensurável de querer alçar São Domingos a um outro patamar de desenvolvimento. O estado atual e o ritmo lento de desenvolvimento do meu/nosso município e as insatisfações patentes no olhar, nos gestos e no resguardo dos munícipes me comovem e me tem impelido a agir e a intervir. Estas são, pois, razões de sobra que ao longo do tempo me tem incitado e me deixado cada vez mais inquieto, interpelando-me a posicionar-se e estar à frente dos desígnios do Concelho na definição das prioridades e estratégias de Políticas Públicas e na consecução de um bem-comum (do Concelho em si e das suas gentes).

Eu, Isaías Almeida Varela, filho de Lagoa, subúrbio deste torrão que é nosso, formado em Economia e Gestão, com uma experiência vasta na área adquirida ao longo de várias funções que já desempenhei durante a minha careira profissional, por isso hoje mais do que nunca, me encontro disponível para ser escrutinado ao mais alto nível por cada um dos filhos de São Domingos, convicto de me encontro pronto para SERVIR ao mais alto nível, cada uma das minhas gentes, e quando digo minhas gentes, refiro-me às gentes das 27 localidades de São Domingos.

A HORA É DE MUDAR O RUMO E PÔR FIM AO MARASMO REINANTE NO MUNICÍPIO.

A hora é, sem dúvida, de firmar compromisso. Compromisso sério com São Domingos e com cada um dos seus filhos. Todos, sem exceção, são conclamados a se engajarem nesta empreitada para mudarmos juntos o rumo desanimador que o nosso Concelho vem trilhando e que não nos tem dignificado em nada. E é meu ensejo contar com o apoio de todos os filhos de São Domingos, de Nossa Senhora da Luz a São Nicolau Tolentino sem exceção, militantes, amigos e simpatizantes do partido a que pertenço, o PAICV, Partido cujo apoio espero merecer, bem como de pessoas sem filiação partidária, Congregações Religiosas, Empresários, em suma, de todos aqueles que acreditam que é possível desbravar uma nova trilha, criando uma nova trajetória, enraizada no signo da mudança da qual acredito piamente sermos capazes.

Com efeito, mudar o destino de São Domingos nos próximos embates eleitorais é um IMPERATIVO e isto deve ficar claro para cada Sãodominguense.

É que após 29 anos de municipalismo em Cabo Verde, São Domingos, apesar das suas reconhecidas potencialidades económicas, continua à espera de melhores dias; TUDO POR CULPA DA FALTA DE VISÃO, VONTADE E DA INEFICÂCIA DAS POLÍTICAS DOS SUCESSIVOS GOVERNOS AUTÁRQUICOS, sob a bandeira do MPD, que têm lesado os interesses dos munícipes a todos os níveis.

Deste modo, está claro e é evidente que, em São Domingos, a má racionalização dos ativos existentes, a fraca valorização dos recursos locais, bem como a incorreta alocação das verbas provenientes do Fundo de Financiamento Municipal (FFM) e dos contratos-programa, emana da incorreta definição das prioridades do Concelho.

Por isso, entendemos ser argumento falacioso atribuir o grosso dos problemas por que passa o Concelho hoje, única e exclusivamente à falta de recursos financeiros.

Faltou sim, atitude, ambição e visão para identificar e priorizar estratégias concernentes à conceção e implementação de projetos estruturantes e com fortes impactos na alavancagem e dinamização da economia local.

Por esta e outras razões, disponibilizo-me e comprometo-me a servir unicamente os interesses do Concelho da melhor forma possível, contribuindo para:

- Um desenvolvimento integrado e harmonioso de São Domingos;

- Diminuição das assimetrias existentes, entre as duas freguesias que compõem o Município;

- Incremento da igualdade de oportunidade, através de uma maior aproximação e acessibilidade dos serviços básicos às populações das localidades mais afastadas (vulneráveis/afetadas);

- Fomento de uma repartição mais equitativa de recursos e na priorização das intervenções que poderão contribuir para desencravar ou alavancar as potencialidades especificas de cada localidade da qual merecendo a confiança do meu partido, serão objetos e de forma detalhada da plataforma governativa que darei a conhecer a cada uma das gentes deste Município e que estamos expetantes ser merecedor da confiança de cada um de vós.

Por fim, exorto aos Sãodominguenses a uma análise da situação concreta do rumo que o nosso Concelho tem e vem tomando e apelo a um voto de ESPERANÇA CARREGADO DE CONFIANÇA e de CERTEZA numa equipa que é capaz de ser a força da mudança.

Ora, quando digo mudança, falo essencialmente de mudança de paradigma de gestão consubstanciada numa liderança visionária, revolucionária com objetivos estratégicos claros e focados numa gestão TRANSFORMADORA (com forte impacto social, económico e ambiental), de modo a tornar o Concelho mais ATRATIVO e COMPETITIVO, já assente numa base produtiva consistente e sustentável, criadora de igualdade e oportunidade de rendas e de empregos, que respondam às aspirações das suas gentes.

Assim, estaremos juntos nesta luta para devolvermos a São Domingos a esperança e o lugar que deve ocupar no contexto de desenvolvimento de Santiago, em particular, e de Cabo Verde em geral.

Contem comigo e VIVA São Domingos, VIVA a esperança, VIVA a igualdade de oportunidades!

* Pré-candidato do PAICV à Câmara Municipal de São Domingos

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação