• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Domingos: Actual maioria retrata de forma fantasiosa uma realidade chocante
Ponto de Vista

São Domingos: Actual maioria retrata de forma fantasiosa uma realidade chocante

Às vésperas do debate sobre o Estado da Nação, no Parlamento, os Deputados do Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) promoveram uma Jornada Descentralizada no Municipio de São Domingos. Nada contra!

Entretanto, o facto que escapa à nossa compreensão e ganha contornos de desonestidade intelectual e falseamento da verdade foi o retrato feito, logo de seguida, aos Órgãos de Comunicação Social, e que levaria o observador, minimamente atento a perguntar: “Mas, afinal que São Domingos é esse que eu não conheço?”

É que São Domingos, neste momento, depara-se com dificuldades mil fruto de quase um quarto de século de governação de sucessivas equipas camarárias desprovidas de ideias, projectos e de visão transformadora do futuro.    

Por obra deste completo descaso, falta de capacidade de inovar, má gestão da coisa pública e vontade de catapultar as relevantes potencialidades do culturais e turísticas do Concelho - além da oferta de sol e mar, dispõe de uma orografia propícia ao investimento no turismo de montanha e na vertente ecológica - o resultado está aí à vista desarmada: famílias a viverem em situação de grave penúria e extremamente desesperançadas tendo em conta que, cada dia que passa, estão sujeitas a mais encargos e despesas, sem que haja qualquer melhoria nos seus parcos rendimentos.

Tanto assim é que os problemas existentes tendem a agudizar-se em razão da:  

  • Implementação falhada do Plano de Mitigação do mau Ano Agrícola num Concelho em que a maioria da população vive da agricultura e da criação de gado;
  • Falta de emprego jovem e ausência de apoios social e escolar;
  • Escassez gritante de água tanto para consumo como para a agricultura;

há localidades com três/quatro meses sem receber água potavel para consumo, adquirindo o liquido precioso através de privados, a um valor de 250$00 cada baril;

  • Subida da tarifa dos transportes.

Por outro lado, os Deputados do Partido que suporta o governo esqueceram-se, propositadamente, de aludir :

  • Aos 45 mil postos de trabalho prometidos, pelo MpD, na campanha;
  • Aos 10 milhões de Euros mobilizados, junto à Comunidade Internacional, para fazer face ao Mau Ano Agrícola;
  • À dignidade laboral, mediante aumento salarial e cedência de apoios sociais prometidos pelo Governo;
  • À notória escassez de equipamentos comunitários para a prática do desporto e fomento de inciativas culturais;
  • Ao facto de o Concelho não dispor  de uma ambulância adequada, pelo que o transporte dos doentes para a capital, muitas vezes, têm sido feitos em Hiaces ou em carrinhas de caixa aberta;
  • Aos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que o Município de São Domingos é detentor do segundo maior aumento da taxa de desemprego ao nível nacional.

De referir ainda que durante a sua estada em São Domingos o grupo parlamentar do MpD promoveu um encontro com os agentes da cultura e os desportistas do concelho que redundou num competo fiasco.

A propósito dessa reunião convém questionar o porquê de não se ter permitido a entrada de TCV para captar as imagens do encontro? Será porque compareceram, apenas, 10 pessoas num Concelho que em cada cinco pessoas, pelo menos dois sabem tocar um instrumento musical e onde mais 200 praticam diferentes modalidades desportivas?

Face ao exposto, a conclusão que emerge é que o Estado do Municipio de São Domingos é, deveras, preocupante.

Por isso, longe, muito longe mesmo do retrato fantasioso que a atual maioria, insiste, teimosamente, em pintar!

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação