• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Violação dos protocolos internacionais pelo PM e outras constatações
Colunista

Violação dos protocolos internacionais pelo PM e outras constatações

Notas de fim-de-semana para reflexão: conferência de imprensa do Primeiro-Ministro, violação dos protocolos internacionais na sua viagem à Boa Vista e as conferência do MpD

[i]

A abrir. Alguém ouviu o Governo a dar um puxão de orelha ao Presidente da Associação dos Municípios Cabo-verdianos , o Sr. Manuel de Pina[i] pelo discurso agressivo, machista e patético, ou ao Presidente da Câmara Municipal da Praia , [ii] porque o PAICV ousou  propor sugestões às Câmaras MunicipaisSilenciar a democracia; atentar contra críticas, denúncias, sugestões etc, é procurar vantagem ou ganho político."

I

Assistimos a terceira conferência do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre o coronavírus em Cabo Verde. Na última conferência, ao minuto (41:35 a 41:24)[ii], ouve-se o Sr. Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, a dizer o seguinte: "O GOVERNO ASSUME AS FALHAS E ERROS QUE POSSAM TER SIDOS COMETIDOS, APESAR DE TER CUMPRIDO TODOS OS PROTOCOLOS INTERNACIONALMENTE EXIGIDOS.”

Deu “uma no cravo e outra na fechadura.”

De seguida, após ter deixado claro a hipótese que POSSA NÃO ter havido falhas e erros; porque os protocolos internacionais estiveram imaculados, o Primeiro-ministro resolve passar toda a crítica para a parte fraca: os Cidadãos/trabalhadores que passaram 25 dias confinados num Hotel, a servirem-se de cobaias.

Depois da acusação de negligência às autoridades em São Vicente, desta vez são os cidadãos. É só Pilatos nas lideranças!

Nunca esquecer que no dia 27 de Março, o Governo tinha anunciado a chegada de "20.000 kits de teste, 100.000 máscaras cirúrgicas, 1.000 fatos de proteção e 1.000 máscaras faciais."

Uma vez que o Primeiro-ministro não responde às questões dos jornalistas, os cidadãos podem questionar: (1) porquê demoraram 25 dias para realizar os testes, (2) se o Governo cumpriu todos os Protocolos Internacionais, quais são as falhas e erros do Governo neste processo, (3) que Protocolos Internacionais foram cumpridos, (4) que prova tem o Primeiro-ministro para acusar as pessoas que foram para casa de não terem cumprido as regras do confinamento?

Uma coisa está clara: uma vez que o pedido de desculpa se transformou em ser Humilde e Estadista, a responsabilização continuará a ser letra morta. 

II

Após o desastre na atuação das autoridades na Boa Vista, o Primeiro-ministro decidiu fazer uma viagem relâmpago à ilha, para uma reunião com os técnicos responsáveis. Se alguém conseguir explicar-me o que conseguiu o Primeiro-ministro com esta viagem, para além de politiquices e da tentativa de se mostrar líder, agradecia.

A parte grave é que a viagem desnecessária do Primeiro-ministro à Boa Vista, ao centro de uma pandemia, com todo o staff, só com a máscara, é uma violação clara dos Protocolos Internacionais.

Ademais, os Protocolos Internacionais recomendam que qualquer pessoa que tenha estado num lugar pandémico deve ficar de quarentena.

O que fez o nosso Primeiro-ministro?

Chegou, e foi diretamente para o debate Parlamentar, juntamente com o Ministro da Saúde.

Ainda alguém acredita que todos os Protocolos Internacionais foram cumpridos na Boa Vista, após este erro crasso (mais um)?

III

As conferências de imprensa do MpD têm sidos sempre em forma de condicionar à oposição o direto à palavra. A experiência do aproveitamento político do MpD durante a erupção vulcânica da ilha do Fogo (é só pesquisar os discursos no Google ou no Facebook), permiti-nos facilmente concluir que, desta vez, o Governo irá fazer de tudo para limitar o debate, sugestão ou crítica, quer da oposição, quer da sociedade civil.

As sugestões do PAICV às Autarquias, por exemplo, foram recebidas com “pedras e garrafas” por parte do MpD.

Alguém ouviu o Governo a dar um puxão de orelha ao Presidente da Associação dos Municípios Cabo-verdianos, o Sr. Manuel de Pina[iii] pelo discurso agressivo, machista e patético, ou ao Presidente da Câmara Municipal da Praia, [iv], porque o PAICV ousou propor sugestões às Câmaras Municipais?

Silenciar a democracia: atentar contra críticas, denúncias, sugestões etc, é procurar vantagem ou ganho político.

Se a oposição está a ser destrutiva, os Cidadãos /eleitores saberão analisar. Afinal, politicamente, se a oposição não for prudente, com sentido de estado, será a prejudicada. Ou o Governo/MpD está preocupado com a descredibilização da oposição?

O Governo não está a lutar para despolitizar este combate. Está a partidarizá-lo ao querer determinar o certo, o correto, as opiniões passíveis de serem aceites, as posturas estadistas etc, que TODOS devem ter, à sua imagem e direção.

Há claramente uma tentativa de condicionamento democrático. Esta prática é evidente: foi assim na eleição interna do MpD, onde no boletim só havia o quadrado do SIM, é assim nas conferências de imprensa - só se pode ouvir e ser caixa-de-ressonância do Primeiro-ministro. Ninguém está autorizado a descordar do Governo.

E o disparate de que o silêncio da oposição em Portugal é a causa do sucesso e um acto patriótico no combate ao coronavírus, torna-se evidente o que se pretende. E o não silêncio da oposição, comunicação social, cidadãos, especialistas etc, nos EUA, Brasil etc, como deve ser classificado?

O silêncio significa DESRESPONSABILZAÇÃO!

No Fika na Kasa e, K Tudo Alguém contaminado Consegui Recupera!

[[i]] https://www.inforpress.cv/covid-19-a-hora-nao-e-de-buscar-eventuais-culpados-mas-de-juntos-lutarmos-contra-o-virus-sg-do-mpd/

[[ii]]https://web.facebook.com/UlissesCorreiaSilva/videos/1496993243794870/UzpfSTE3MTY2MTUxODg2MjY5MzM6MjYxODIyMjg4MTc5OTQ4OA/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARDdk5-peGUVFgaclxMH0_DJk4EmbOyac5yPbQVUSurZ82BFkX1X0ov3pE9HZM1zJh3iK42ECHA5t1mo

[[iii] ] http://www.rtc.cv/tcv/index.php?paginas=13&id_cod=89935

[[iv]] https://anacao.cv/cmp-acusa-janira-hopffer-almada-de-fazer-populismo-fora-de-tempo/?fbclid=IwAR2VvW1NjtNjcYiENBxhjOaAHimcLgTfdkC90_hYjrX_s_k_lerhBvFmsVk

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação