Pub
Por: Marlene Rodrigues

O significado do isolamento social, do individualismo, da interação social e o papel dos meios de comunicação nos tempos da covid-19.

 Marle

O isolamento social é, geralmente, visto e tido como um comportamento negativo que afeta direta ou indiretamente a sociedade e a própria vida do individuo. Por inúmeras razões, certas pessoas têm estado a isolar-se dos demais e a diminuir a sua rede de contato físico e virtual, e esse isolamento social pode ser tanto voluntário como involuntário.

O que se denota é que o isolamento social que estamos a viver na atualidade é um isolamento social involuntário na medida em que estamos obrigados a isolar-se uns dos outros, para que não haja alastramento da pandemia Covid 19. Nesse sentido, é de realçar que, neste instante, este deixou de ser um comportamento negativo e deixou de ser visto como algo maléfico e prejudicial para sociedade e para o próprio individuo, tendo em vista que, contribui para o bem-estar social e pessoal e por sua vez, o contato fisico com o semelhante também deixou de ser um comportamento brilhante.

Um isolamento social que nos foram obrigados, possuindo um outro significado (neste caso positivo) e que se apresenta como maior arma para combater a Covid-19.

Estamos a viver um tempo de maior individualismo em comparação com o de período da pré-pandemia, mas um individualismo carregado de um significado otimista, que antes, e ou, noutros períodos era entendido como algo negativo.

Antes da Covid-19, a relação entre pessoas era mais direta, mas verifica-se que a interação social ganhou um outro significado nos tempos da Covid-19, ou seja, um significado mais eletrónico e não-verbal. Quando falo de significado eletrónico, significa que a maior parte da interação que está a ocorrer é a interação mediada que é aquela interação que ocorre através dos meios de comunicação, interação essa, que serve como meio de amputação dos riscos da pandemia.

Desta forma, os meios de comunicação social (televisão e radio) e as novas tecnologias de informação e comunicação de que a internet é um exemplo, vem apresentando-se como instrumentos cruciais nesse tempo da covid-19 por terem contribuído pela redução dos riscos da pandemia, tendo em consideração que estes substituem a comunicação presencial e contato físico por uma comunicação virtual onde não existe a possibilidade de alastramento desta pandemia e não só, mas, também servem como mecanismos que impedem a aglomeração de pessoas em espaços físicos sobretudo no que tange ao acesso das informações tanto académicas quanto as da covid-19 e entre outras.

É por causa destes meios, que as informações sobre a Covid-19 virilizaram, atingindo assim um número significativo da população, alertando-as sobre as precauções e formas de lidar com o mesmo e exercendo desta forma um impacto positivo na vida das pessoas.

É evidente que as propagações destas "más notícias" sobre o novo coronavírus por meio destes meios de comunicação fazem com que as pessoas tomarem mais consciência sobre o perigo que este detém, seja lá por causa do medo ou outros motivos e contribuem para mudanças de atitudes das pessoas. Mais uma vez, o papel crucial dos meios de comunicação nos tempos da Covid-19.

Afirma o geógrafo Oliveira no seu texto sobre "a importância da informação e da comunicação na pandemia de coronavírus: Estratégias da promoção da saúde", que o isolamento e o afastamento social tem alguns aspetos interessantes e importantes a serem analisados, apontados e abordados para toda sociedade e que com um tempo um maior número de pessoas em suas casas com seus familiares, ficam mais sentadas ou "paradas" diante das TVs assistindo a inúmeras programações nestes últimos dias, muito mais em relação à covid-19, acomodadas em diferentes ambientes, ouvindo som pelo celular e outros meios de comunicação.

De uma forma conclusiva, podemos ver o quanto as situações, as circunstâncias e o tempo modificam os conceitos. Há sempre essa necessidade de reconstrução dos conceitos, visto que a sociedade é dinâmica e que as coisas mudam de significado de acordo com os contextos, assim também, a realidade social que estamos a viver presentemente não distancia desse sentido, por isso vem mostrando então um novo significado do isolamento social, do individualismo e da interação social.

Bibliografias

Oliveira, J. (2020). a importância da informação e da comunicação na pandemia de coronavírus: Estratégias da promoção da saúde. Consultado em 5 jul. 2020. Disponível em www.comunica.ufu.br;

Comentar