• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Morreu Diana Lima Handem - a homenagem do ICIEG*
Elas

Morreu Diana Lima Handem - a homenagem do ICIEG*

Texto íntegral da presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Rosana Almeida, sobre o passamento esta quinta-feira, 7, da investigadora e activista social cabo-verdiana de renome internacional, Diana Lima Handem:

"É com profunda dor e tristeza que o ICIEG tomou conhecimento da irreparável perda da ativista de Género de referência internacional, a Dra. Diana Lima Handem. Assim, o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género, endereça as sentidas condolências à família Handem e toda a comunidade que luta em prol de uma sociedade mais igualitária.

Diana integrou o grupo de apoio técnico regional do UNFPA para a África Ocidental e Central e nesse âmbito Diana Lima Handem foi consultora, formadora e mentora dos quadros técnicos do ICIEG, na altura designado de Instituto para a Condição Feminina. Ela liderou o processo de mudança de paradigma nas politicas públicas em Cabo Verde, deixando de ser utilizado o enfoque Mulheres e Desenvolvimento para a nova Abordagem Género e Desenvolvimento, levando a subsequente mudança de nomeanclatura do ICF para ICIEG, entre os anos de 2002 a 2010.

Também foi mentora e apoiou Cabo Verde na criação do Centro de Investigação e Formação sobre Género e Família, CIGEF. Foi uma das fundadoras do primeiro Centro de Pesquisa fundamental em Ciências Sociais da África lusófona. Durante o seu percurso enquanto ativista de Género, Diana Handem, ajudou milhares de mulheres, promovendo sempre a igualdade de género. Foi admirada tanto em Cabo Verde como na Guiné Bissau justamente pela sua inteligência e proeza.

E é com este sentimento de solidariedade e de ajuda mútua que é lembrada pelo grandíssimo acervo deixado sobre género a nível internacional. As saudades permanecem e o legado também.

Praia, 07 de junho de 2018

Rosana Almeida

Presidente do ICIEG

* Título da responsabilidade da redacção

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação