Pub
Por: Redacção

boeing tacv

A Cabo Verde Airlines desmente o governo e afirma que os 12 milhões de dólares de empréstimo autorizado pelo Estado esta segunda-feira, 27, "não representam um novo fundo para a empresa". Erlandur Svavarsson, presidente do Conselho de Administração da companhia, chega mesmo a avisar, num post pessoal, que os Boeings da CVA que se encontram, supostamente, em manutenção em Miami, deverão permanecer nos Estados Unidos até que "seja feito com sucesso" o financiamento que permitirá à companhia cabo-verdiana voltar a operar normalmente.

Numa curta publicação feita esta quarta-feira , 29, pelo próprio PCA da Cabo Verde Airlines na sua página no facebook, o gestor islandês até se mostra confiante no regresso da normalidade da aviação comercial no arquipélago, mas começa logo por avisar que não pretende colocar os três Boeings em Cabo Verde se não houver nova injecção financeira que garanta o funcionamento da CVA, como o Governo fez crer com a aprovação e anúncio de um empréstimo de 12 milhões de dólares junto do International Investment Bank (IIB) para "garantir a sustentabilidade" da operadora.

"Os aviões vão permanecer em Miami até que a CVA seja financiada com sucesso e estiver pronta para voar de novo", anuncia Erlandur Svavarsson, cujo post acontece depois de o governo ter aprovado, há dois dias, uma resolução através da qual autoriza um aval ao estado para contrair um empréstimo de 12 milhões de dólares a favor da CVA.

O montante é justificado pelo Executivo como sendo "necessária" para "dar suporte que vise melhorar a situação económico-financeira da empresa, evitar seu estrangulamento e garantir a sua sustentabilidade", lê-se no BO nº87, 1ª Série, de 27 de Julho, deixando claro que se trata de um novo investimento na CVA. Mas a estória parece ser outra. E bem diferente.

Ora bem, também esta quarta-feira, 29, o administrador cabo-verdiano da CVA, Armindo Sousa, escreveu uma carta aos trabalhadores, na qual veio explicar e clarificar que o aval para os tais 12 milhões de dólares concedidos pelo Estado a favor da companhia "não representa um novo fundo para a companhia e nem é parte das discussões em curso para futuros financiamentos entre os accionistas. Esta garantia do Estado é apenas uma formalidade final entre o Estado e o IIB, requeridos a partir de contribuções prévias do accionista (Icelandair) para a companhia".

Ou seja, significa que os 12 milhões de dólares garantidos agora pelo Estado seriam para saldar eventuais dívidas de investimentos já feitos pelos islandeses, de modo que o valor do empréstimo a ser contraído junto do IIB deverá cair nos cofres da Icelandair e não na CVA.

"Por essa razão", continua Armindo Sousa, "essa garantia do Estado não terá, de momento, qualquer efeito nos fundos da companhia", "É expectativa e esperança da administração que outras acções serão levadas a cabo imediatamente pelos accionistas da transportadora aérea de modo a incrementar a liquidez corrente da companhia para o benefício dos trabalhadores, credores e outros parceiros".

Enquanto isso, os trabalhadores continuam apreensivos - sobretudo os que foram deslocados para a ilha do Sal, longe das suas famílias - sem saberem sobre o seu futuro. O salário do mès de Maio (75%) só foi pago esta quarta-feira. 29.

 

Comentários  

0 # Palpite! 04-08-2020 21:56
Alguém pode desenhar para mim o que está acontecendo? A Icelandair está recebendo 12 milhões de dólares, de um empréstimo a CVA que tem o Governo de Cabo Verde como avalista? E a Icelandair ao invés de "injetar" dinheiro como acionista para a CVA operar a todo vapor, suga até a última gota todo e qualquer recurso que aparece nas contas da CVA!
Alguém com culhão que faça alguma coisa, do contrário, centenas de pessoas serão prejudicadas com a perda dos seus postos de trabalhos, e a "viúva" (lê-se Governo de Cabo Verde) vai herdar ainda mais dívidas.
Isso é só um palpite...
Responder
0 # KeLVIN DOS SANTOS 03-08-2020 08:24
A estória parece ser outra. E bem deferente.

Em quem acreditamos!

Será que o governo esta a mentir por variar, ou será o administrador Cabo-verdiano??

OBS: particularmente aposto em governo(MPD), que esta a mentir .
Responder
0 # vile 02-08-2020 19:48
COMUNICADO

Assunto: TACV Cabo Verde Airlines esclarece informação veiculada sobre o paradeiro das nossas aeronaves.

O Operador mantém, à data, um contrato de leasing de 3 aviões com a empresa Loftleidir Icelandic – que optou por fazer a “preservação” destes aviões na estação de Manutenção de Opalocka (MIA) na Florida, USA.

Esta decisão prende-se única e exclusivamente com as vantagens obtidas com esta solução. Durante este período de “fecho de fronteiras” não nos é possível posicionar equipamento de manutenção em Cabo Verde, pelo que e devido às condições atmosféricas adversas (humidade, etc) os referidos aviões em breve perderiam as suas condições de aeronavegabilidade.

Assim, mais se informa que na retoma da operação, anunciada pelo Governo de Cabo Verde e agora prevista para Agosto de 2020, as aeronaves serão re-posicionadas no hub do Sal.
Responder
+2 # Daniel Carvalho 30-07-2020 21:22
Vou deixar de comentar esses artigos porque já começo a ficar sem perceber nada. Se este meu governo conduzir os TACV a uma situação pior daquela em que a encontrou, terei que ficar mesmo é sem palavras.
Responder
+6 # Jose Barbosa 30-07-2020 19:48
Afinal os avioes nao ficaram em Miami por causa de condicoes meteorologicas favoraveis de Miami com respeito as do Sal. Desde o inicio disse aqui que era exactamente o oposto pois Sal/CV é quente e seco. E triste e medonho ver companhias estrangeiras a chantagear um governo supostamente soberano. Se a TACV foi privatizada precisamente para tirar essa responsabilidade do estado de CV, porque o nosso governo tem que continuar a injectar fundos que nao tem para sustentar algo do qual nos quisemos libertar. O problema ainda maior relaciona-se com o dimensionamento da mesma e os emprestimos que estamos a acarretar. Uma companhia que foi vendida por umas migalhas e agora somos obrigados a contrair emprestimos 10 ou 20 vezes maior do que o valor da venda da mesma para suster a mesma companhia a favor de alguem que nem sequer esteja interessado no bem estar do caboverdiano? Nao sou economista, por isso apelo... alguem me pode ajudar a entender este imbróglio?!?!?!?!
Responder
+4 # Augusto Mendes 30-07-2020 16:44
Esse Governo de MPD, não tem respeito pelos Caboverdianos ...É preciso uma mão forte sobre esse Governo de uma tigela!CORRUPTOS...BANDIDOS...
MENTIROSOS...!
Responder
0 # KeLVIN DOS SANTOS 03-08-2020 08:27
É preciso uma mão forte sim, perante esse governo.
Responder
+11 # Caosnatacv 30-07-2020 06:32
@Rui Silva + 12 milhões de usd que vêm somar aos 24 milhões de euros avalizados em julho 2019 junto do BICV e Ecobank. Na altura o CEO Mr Jens Bjarnason afirmara que o acordo iria permitir à empresa navegar nos próximos 18 a 20 meses (ou seja Janeiro21 a Março21)

(https://www.mf.gov.cv/-/bancos-privados-assinam-contrato-de-24-milh%C3%B5es-de-d%C3%B3lares-para-financiar-cabo-verde-airlines )

Volvidos apenas 7 mesitos, em Fevereiro 2020, a Icelandair faz + um pedido de empréstimo de longo prazo como condição sine quo nom para ter lucro em 2021.

Alguém no governo está a fazer e pedir as contas corretamente à Icelandair?
Responder
-8 # #providency67 30-07-2020 06:06
Percebo que a pressa deste jornal seja tanta em ser primeiro a publicar informações para denegrir ainda mais a imagem da empresa mas, deveriam verificar melhor as informações antes de as publicarem.
« O salário do mès de Maio (75%) só foi pago esta quarta-feira. 29.» Isso é mentira.
Responder
+2 # Augusto Nelson 30-07-2020 08:52
Pensei que iria desmentir toda a informaçã pelos visto o que é mentira é sobre salarios
Responder
+1 # Augusto Nelson Ribei 30-07-2020 08:50
Pensei que iria desmentir toda a informação mas foi só o salário. isto quer dizer que 90% da informação é verdadeira
Responder
+3 # Kolundjul 30-07-2020 05:25
Tristi gó...... todos duvidávamos que isso podia acontecer..... SAO SEGREDOS DO NEGOCIO.
E AGORA ?
Responder
+8 # PITABOLA 30-07-2020 01:52
- A CORDA (o feitiço ) ESTÁ VIRANDO-SE CONTRA O CORDEIRO (o feiticeiro ) !

Ainda não se viu nada, o que se está sendo visto é apenas uma ponta de iceberg, a massa misteriosa mais importante e assustadora está imersa ! O aqui-d'el-rei ainda está por chegar !

Temos vindo a assistir a um novo filme de Operação do Comando 007 - só que desta vez está intitulado "ORDEM PARA MENTIR ". O James Bond caboverdeano, presume-se ser um agente secreto ao Serviço dos interesses desconhecidos. Se continuarmos nesta nova série cinematográfica por mais tempo, Cabo Verde poderá ser selecionado e transformado num segundo Hollywood africano, o centro da indústria dos mais famosos e modernos no mundo de ficções, de mentiras e de aventuras !

Cada dia que se passa ficamos mais desiludidos com esta governação do mpd ! Estamos sendo bombardeados todos os dias e por todos os lados, sem cessar-fogo, com mentiras, frases bombásticas e pleonásticas, a fim de se tentar justificar e encobrir erros gravíssimos e a incompetência dos homens e mulheres, que por culpa da maioria, a democracia os levou ao poder !

Para terminar, apenas queria deixar aqui expresso o sentimento da nossa lamentação, visto que até os animais domésticos prestam execelentes serviços ao Homem, enquanto que nós, como seres humanos, somos traídos, enganados, injuriados, roubados por aqueles que esta própria maioria se dignou escolher para lhe servirem com igual dignidade e fidelidade !

Obrigado !

PITABOLA
Responder
+8 # Lpt 29-07-2020 23:24
Isso é um ato de corupcao.. os membros de governo devem ser levados ao tribunal de Haia por gestão danosa de horário público... Grave o que essse governo está a fazer....
Responder
0 # J. Pedro 30-07-2020 13:45
Sim, defacto esses processos deveriam estar na Procuradoria Geral da República para serem analizados e julgado. Agora perguntamos, como fica o processo q está metido antes sobre IFH, Taxa ecológica, taxa do turismo e casa para todos.
Todo isso é de longe comparado com o fundo de ambiente, IFH, casa para todos, taxa ecológica etc etc. A injecção do dinheiro acima referenciado é normal pq todas as compainhas aerias forão alvos de "corona viros" porqué q CV tinha q ser diferente?
Responder
+4 # José 30-07-2020 14:55
Às vezes o silêncio vale ouro, Sr. J.Pedro. O fanatismo tem disso. Sempre a procurar supostos erros para justificar outros. Assim não dá!
Responder
+12 # Rui silva 29-07-2020 22:50
Aqui se faz aqui se paga, o mpd utilizou a todo custo o arresto do avião na Holanda para tirar devidendo políticos, o ex embaixador da união europeia tinha dado alguma ajudinha para que o avião seja arrastado, agora para além do arresto de 3 aviões e com dezenas de milhões de dólares injetadas temos ainda ameça forte do chefe da tacv que pode paralisar a empresa caso o governo não bancar mais dinheiro, isso me faz rir, porque tinha ouvido do mágico Olavo Correia que jamais o estado iria meter dinheiro na tacv, foi esse mágico que todas as semanas aparecia nas antes da tcv a diabolizar a tacv informando que o estado injetava 300 mil contos mês e que era preciso parar a injeção do dinheiro, hj reparamos que a tacv ja recebeu mais de 30 milhões de dólares e a empresa não nos pertence isso è obra...
Responder
0 # Mwrda 02-08-2020 18:24
Igual ao litro
Responder
+7 # toto 29-07-2020 22:34
Não entendo pq o Estado CV tem q injectar dinheiro numa Companhia Privada ,alias q nem o Gov de Islândia socorre .
Responder
+7 # Antonio Nunes 29-07-2020 22:27
Chegou o vento forte e rompeu o chapeu que que escondia a cabeça careca .
Mal se posicionar de forma silenciosa os grandes babarulhadores que não calavam durante a captação do boing na Holanda . Ficar calado é uma autentica vergonha . Mais vale a pena falar a verdade em coisas públicas do que esconder a verdade que já é uma realidade.
Somos herdeiros, somos constituintes da nossa Nação, somos caboverdianos igual aos governantes segundo a nossa carta Constituicional. O que vimos nas pré campanhas são coisas avultadas vompromissos sobre compromisso , o povo tinha que pagar dobre isso. Quem confie nas palavras do homem, assim diz a Biblia. " mal dito o homem que acredite no mesmo homem."
Responder
+6 # A. Andrade 29-07-2020 21:58
Que Governo é este? Continua em funções ou não seria melhor cada um governar a si próprio?
Responder
+8 # Lurdes Barnabé 29-07-2020 21:39
Cabo verde de tanga? Ou será de pijama. Governantes palermas, que não estudam doussies, que não escutam ninguém, que décidem à toa. Gratotagem a fazer-se de governantes. Daqui a nada nem avioes, nem privatização, nem país, nem nada. Cabo verde n'as mãos de piratas internationais, para o chantagearem a bel prazer. Que vergonhoso? Pensons que já é tempo do présidente intervir. Pelo menos agora no final do seu mandato. Seja como Mascarenhas Monteiro e deixe de fazer pacto com o diabo, Senhor présidente. Ou agora ou nunca. Aviso está d'ado. Plage que o Gualberto está a fazer aquilo que o Senhor dévia fazer. Que dívida de gratidão ao Mpd que nunca mais acaba?
Responder
+5 # Peter 30-07-2020 15:24
O presidente está num silêncio suprulcal. São todos da mesma família política. Ele também não é competente apenas sabe jogar com as palavras. De uma coisa tenho a certeza, se não retirarmos o MPD da governação deste país, estaremos mergulhados na maior desgraça que este país já viveu. Estamos a ser delapidados por gestores estrangeiros com a anuência do governo. Este governo está a endividar o país para enriquecer empresários estrangeiros. Aos nacionais nenhuma ajuda para reabilitarem seus negócios. Estamos mal com este governo. A mudança urge senão Cabo Verde afunda ainda mais. MPD enganou toda a gente.
Responder