• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CV Airlines suspende voos para Salvador por tempo indeterminado
Economia

CV Airlines suspende voos para Salvador por tempo indeterminado

A Cabo Verde Airlines suspendeu, por tempo indeterminado, a rota entre a ilha do Sal e Salvador da Baía, no Brasil, confirmando a notícia de Santiago Magazine. A empresa justifica a medida alegando reestruturação com a aposta em novos destinos.

Tal como Santiago Magazine tinha noticiado no passado dia 25 de Fevereiro, a Cabo Verde Airlines vai deixar de operar para a cidade de Salvador da Baía, no Brasil, a partir deste domingo, 1 de Março.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a companhia cabo-verdiana, privatizada em Março de 2019 e que sucedeu à estatal TACV, referiu que “devido à expansão e lançamento de novos destinos em 2020 para a Europa e a África”, decidiu “reestruturar suas rotas aéreas suspendendo indefinidamente a rota Salvador da Bahia – Sal – Salvador da Bahia”.

A transportadora aérea, agora controlada por investidores islandeses liderados pela Icelandair, voa actualmente para o Brasil, além de Salvador, também para o Recife, Fortaleza e Porto Alegre, que “continuarão com as operações normais”. “Todos os passageiros afectados por cancelamentos serão acomodados em voos de Recife ou Fortaleza. Os passageiros que não aceitarem as opções de acomodação terão direito ao reembolso total de suas passagens, de acordo com o plano de proteção de passageiros da empresa”, acrescentou a nota.

A imprensa do estado brasileiro da Bahia referiu nas últimas horas a possibilidade de Salvador perder a ligação da CVA e que elementos do governo estadual estavam a tentar negociar com a companhia a reversão da decisão.

Na semana passada, Santiago Magazine noticiou que a CVA estaria a perder milhões de contos por causa de voos vazios, e que essa situação obrigara a companhia a cancelar a maioria de voos para Washington e Boston (destinos que chegaram a ser feitos com 5 ou 40 passageiros num Boeing com capacidade para 185 pessoas).

Nesse artigo, do dia 25 de Fevereiro, o SM revelava que Lisboa continuava sendo o destino mais rentável (embora com 60% de taxa de ocupação), mas que a CVA já estava pronta para suspender os voos para Lagos, na Nigéria, e Salvador (Brasil), sendo este z partir do dia 2 de Março. A empresa acaba agora de confirmar a suspensão dessa linha a partir deste domingo, 1.

Note-se que em Março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da então empresa pública TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, uma empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no setor da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).

A companhia garantiu então ligações do arquipélago com o ‘hub’ instalado na ilha do Sal, para Dacar, Lisboa, Paris, Milão, Roma, Boston, Washington, Lagos, além dos quatro destinos actuais no Brasil (Fortaleza, Recife, Salvador e Porto Alegre).
Novas rotas para Toronto (Canadá) e para o Porto (Portugal) foram hipóteses admitidas recentemente pela companhia área liderada desde este mês por Erlendur Svavarsson, que sucede a Jens Bjarnason, presidente da CVA no último ano.

Santiago Magazine e Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação