• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
"Se é das Canárias e investe em Cabo Verde, saia imediatamente", alerta jornal espanhol
Economia

"Se é das Canárias e investe em Cabo Verde, saia imediatamente", alerta jornal espanhol


O jornal ABC Canárias alertou os empresários desse arquipélago com negócios em Cabo Verde no sector imobiliário, a abandonar rapidamente este país a fim de evitarem a perda dos seus investimentos. Em causa, a detenção de Arnaldo Silva e um despacho do Governo a anunciar a recuperação de terrenos das ZDTIs que "estavam a ser utilizados para fins meramente especulativos".

A detenção do ex-bastonário Arnaldo Silva não passou despercebida na imprensa estrangeira (Lusa, jornaleconomico.pt, Jornal de Angola, plataformamedia.com, macua.com de Moçambique, e-global.pt, etc.), mas foi o prestigiado diário espanhol ABC, na edição para Canárias, que foi mais bem mais alarmista na abordagem ao assunto.

Na sexta-feira, 6, o diário titulou assim: "Se é das Canárias e investe em Cabo Verde, deves sair rapidamente", trazendo logo no lead da notícia o caso da detenção "do advogado Arnaldo Silva suspeito de delitos de fraude, falsificação de documentos, organização criminosa, corrupção activa, falsidade informática e lavagem de dinheiro".

Entretanto, o que o ABC faz, e que justifica esse título alarmista, foi juntar esse processo contra o ex-bastonário ao despacho do Governo, e anunciado por Olavo Correia no passado dia 26 de Agosto, segundo o qual o Executivo decidiu renegociar e anular contratos de compra e venda dos terrenos das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI), destinados à promoção turística e que, entretanto, acabaram sendo "utilizados para fins meramente especulativos".

Correia alertava então que "há incumprimento definitivo dos contratos que foram assinados, muitos deles há vários anos, pelo que, nos termos dos mesmos, tem o direito de fazer seu o sinal e reverter os terrenos a favor do Estado, desvinculando-se de imediato da obrigação de celebrar as Escrituras Públicas de Compra e Venda. Em decorrência disso, estes terrenos serão destinados ao fomento de investimentos, à criação de emprego e consequente, aumento da dinâmica de crescimento da economia cabo-verdiana, alavancada pelo setor turístico".

Ao mesclar estes dois casos distintos, o ABC, jornal com sede em Madrid e que faz parelha com títulos de referência como o El Mundo e o El País, tenta antever uma espécie de caça às bruxas em Cabo Verde em que investidores correm o risco de perder os seus investimentos "por despacho do Governo".

Por isso faz este alerta logo no primeiro parágrafo do texto: "Os empresários das Canárias que apostaram seu dinheiro na compra de solos em espaços regulados de Cabo Verde devem sair já, a fim de não perderem as suas operações de forma imediata".

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação