• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Feira Internacional de Cabo Verde com recorde de expositores
Economia

Feira Internacional de Cabo Verde com recorde de expositores

 XXII Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) começa quarta-feira na cidade da Praia com um número recorde de empresas, das quais 37% de capital português, disse à agência Lusa o administrador da empresa promotora do evento.

Segundo Gil Costa, estarão presentes 130 expositores, um crescimento de 10% em relação à edição anterior, distribuídos por 220 'stands', que também aumentaram este ano.

O número de expositores e stands só não é maior devido à falta de espaço, pois neste momento encontram-se em “lista de espera” 20 empresas, acrescentou.

Para Gil Costa, esta resposta positiva por parte das empresas e representantes institucionais à FIC deve-se à “diplomacia económica” que Cabo Verde tem desenvolvido, e também porque “as empresas aperceberam-se que esta é uma vitrina económica que promove o país”.

Dos participantes, 61% são empresas são de direito cabo-verdiano, 37% de capital português, que é “o principal país estrangeiro” representado no certame. Estarão ainda representadas empresas espanholas e do Brasil, enquanto os restantes países de língua portuguesa contarão com “visitantes profissionais”.

Os setores mais representados na FIC são os da importação e exportação, comércio, alimentação, bebidas, construção, segurador, financeiro, de crédito, entre outras.

A XXII edição da FIC tem como tema a “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Uma plataforma intercontinental de negócios” e isso deve-se ao facto de Cabo Verde ter assumido a presidência rotativa da organização, adiantou Gil Costa.

A feira será inaugurada ao final da tarde de quarta-feira, na presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, que irá assinar o contrato de compra e venda das ações que o Estado cabo-verdiano detém na empresa promotora.

Desta forma, 80% do capital da FIC passará para as Câmaras do Comércio do Barlavento, do Sotavento e para o Turismo de Cabo Verde. Os restantes 20% manter-se-ão na esfera do Estado, nomeadamente na Cabo Verde Trade Invest.

Esta transferência estava prevista desde 2000, aquando da criação da FIC.

A Feira Internacional de Cabo Verde decorre até domingo. Nesse dia serão atribuídos, pela primeira vez, prémios para o melhor design e o melhor 'stand'.

Com Lusa

Foto: A Nação

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação