• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Binter pode suspender voos com entrada em vigor da nova tarifa decretada pela AAC
Economia

Binter pode suspender voos com entrada em vigor da nova tarifa decretada pela AAC

A ameaça já está lancada. Uma nota de imprensa publicada na página oficial da empresa, fala que a Binter “está a estudar o impacto destas novas tarifas impostas unilateralmente e vai dirigir-se ao governo para comunicar todas as consequências negativas, que estas vão ter nos serviços actuais”, relembrando que esta medida "liberta a empresa de compromisso asusmido com o governo anterior da VIII legislatura como da actual IX legislatura".  

Com efeito, a Binter não só ameaça como chantagea também. A referida nota vai mais longe, e afirma que “esta decisão que prejudica gravemente a Binter, vem-se juntar a uma série de medidas que a Agência de Aviação Civil (AAC) tem aplicado contra a Binter Cabo Verde”, reafirmando que as mesmas “põem em perigo a continuidade de serviço, tal como estava planeado e vinha a ser feito”.

Para esta empresa que hoje tem o monopólio dos transportes aéreos inter-ilhas em Cabo Verde, as medidas da AAC não vêm respeitando o equilíbrio económico e financeiro da Binter, como, de resto, era o compromisso assumido pelo governo.

“Os compromissos entre o governo e Binter seriam que o mercado se manteria livre e que a regulamentação respeitaria o equilíbrio financeiro e económico. Com estas premissas a Binter Cabo Verde se comprometeria a servir de forma permanente o mercado insular cabo‐verdiano, com um serviço aéreo regular, serviço que vinha a ser feita com reconhecido sucesso”, regista a referida nota.

Neste contexto, a Binter entende que “estas novas medidas de AAC, junto com outras anteriores tomadas contra a Binter Cabo Verde, libertam a Binter de compromissos tomados com o Governo anterior da VIII legislatura como da actual IX legislatura”.

Recorde-se que a AAC deliberou limitar as tarifas máximas dos voos domésticos para "evitar eventuais situações abusivas" por parte da Binter CV.

Conforme havia explicado o inpector da AAC, Silvino Fortes, o objectivo da medida é “limitar a tarifa máxima e proteger o consumidor de eventuais abusos a nível de preços”.

O responsável para a área da regulação económica da AAC fez estas considerações num encontro com os jornalistas para explicar as razões que levaram a entidade reguladora de aviação civil a adoptar medidas que estabelecem as tarifas máximas nos voos domésticos. A medida da agência reguladora, que entra em vigor a partir de 28 de Outubro próximo, segundo Silvino Fortes, obriga o operador dos voos domésticos a aplicar a tarifa publicada origem/destino, independentemente das escalas intermédias.

Com a nova medida, algumas linhas ficaram mais caras, como Praia/S. Filipe, Praia/Maio e há outras em que o preço se manteve, nomeadamente Sal/Boa Vista. Algumas rotas, nomeadamente Praia/Sal e Praia/S. Vicente registaram uma diminuição. Silvino Fortes reconhece que na calibração dos preços houve situações em que o passageiro ficou em vantagens e outras em que saiu a perder.

O inspector da AAC explicou, ainda, que antes de mexer no preço, a ideia era fazer alteração do produto da operadora, neste caso a Binter, mas que os responsáveis da companhia não aceitaram a proposta.

“A AAC propôs, numa primeira abordagem, um upgrade do produto, associando novas condições à tarifa máxima”, sublinhou Silvino Fortes, apontando exemplo “a proposta de inclusão de stopover e um eventual alargamento do mínimo obrigatório da franquia de bagagem de 40 quilogramas”.

No entanto, prossegue, afastada a possibilidade de melhoria do produto, a AAC decidiu pela variável preço, conseguindo, assim, o “ajustamento das tarifas máximas no mercado doméstico”.

Instado sobre as razões da medida, explicou que estas resultaram da “monitorização do mercado”, tendo a AAC verificado situações em que um passageiro pagava duas viagens para ir, por exemplo, a S. Vicente, caso fizesse um voo Praia-Sal- Mindelo.

“Independentemente de escalas intermédias, o operador tem que aplicar a tarifa publicada, ou seja, por origem e destino”, salientou o inspector da AAC.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação