• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CVTelecom passa a estar cotada na Bolsa de Valores de Cabo Verde
Economia

CVTelecom passa a estar cotada na Bolsa de Valores de Cabo Verde

A Cabo Verde Telecom vai entrar na Bolsa de Valores de Cabo Verde em breve, decidiram ontem, sábado, os accionistas da empresa, que também aprovaram a convergência das três empresas do grupo (CVT, CVMultimédia e CVMóvel) e a criação de uma outra para gerir, no quadro do processo de renovação do Contrato de Concessão em curso, as infraestruturas concessionadas.

Os accionistas da CVTelecom reuniram este sábado em Assembleia Geral para aprovar as contas da operadora. De acordo com o relatório e Contas, a CVT terminou o ano 2017 com um resultado líquido de 160 mil contos, que serão distribuídos aos sócios no valor de 160 escudos por acção.

A AG aprovou também a entrada da CVT na Bolsa de Valores de Cabo Verde, uma informação que é tanto boa para a BVCV – por atrair mais investidores e chamar mais atenção para as empresas cotadas – quanto para os potenciais particulares interessados, que vêm na CVT uma oportunidade de negócio, podendo investir num activo seguro e rentável.

As novidades da AG da CVTelecom não ficam por aqui. Os accionistas reforçaram a sua confiança no actual Conselho de Administração, elegeram José Luís Barros, actual director de Marketing da CVMultimédia, como administrador suplente da operadora.

Os sócios delegaram ainda ao CA, liderado por José Luis Livramento, “as competências para avançar com 2 processos importantes: a convergência das 3 empresas do Grupo e, no âmbito das negociações do processo de renovação do Contrato de Concessão em curso, criar a empresa que se ocupará da gestão das infraestruturas concessionadas”.

Neste quesito, é bom recordar que o Governo está a negociar com a empresa brasileira Oi (detentora de cerca de 40% das ações da CVTelecom antes detidas pela PT SGPS) para clarificar os direitos da empresa na CVTelecom. O vice Primeiro-ministro dissera então que espera conseguir um entendimento extra judicial sobre a parceria estratégica entre o Estado de Cabo Verde e a PT SGPS, que entretanto passou a ser detida pela Oi.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação