Pub

 ADS

A empresa intermunicipal, Águas de Santiago (AdS) encontra-se outra vez em polvorosa por causa de potenciais falhas e intransparências na gestão. Informações chegadas a este diário digital dão conta que os administradores, Vital Fernandes Tavares e José Floresvindo Barbosa, mandaram transferir um total de 3 mil 240 contos para as suas contas pessoais.

Na verdade, o documento bancário a que Santiago Magazine teve acesso, mostra que os dois administradores assinaram duas ordens de transferência, no valor de um milhão 620 mil escudos cada, para as suas contas pessoais, perfazendo num total de 3 milhões 240 mil escudos “surripiados” da conta bancária da empresa.

Os dois administradores justificaram tratar-se de pagamento de indeminização por fim do contrato.

As operações bancárias, números 17042926 e 17042931, foram realizadas pelo Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), Agência do Palmarejo, no dia 28 de Maio. No campo da autorização da transferência, constam apenas duas assinaturas – José Floresvindo Barbosa e Vital Fernandes Tavares, os dois beneficiários directos desta operação financeira.

A assinatura do presidente do Conselho de Administração, José António Pinto Monteiro, não consta da referida ordem de transferência, e dos contactos que Santiago Magazine tentou fazer para se aferir sobre a legalidade desta operação, não foi possível confirmar se houve ou não despacho superior, autorizando este pagamento.

Assim, a crer nas palavras de um jurista que aceitou falar com Santiago Magazine, sob anonimato, é possível que José Floresvindo Barbosa e Vital Fernandes Tavares tenham, com este acto, cometido crime de peculato, previsto e punido no Código Penal em vigor. Na verdade, peculato é um crime de desvio de um bem ou valor público por funcionário que tenha acesso a eles em razão da sua função. É crime específico do servidor público (ou equiparado) e trata-se de um abuso de confiança pública.

Recorde-se que o actual Conselho de Administração da AdS, constituído por José António Pinto Monteiro, veterenário, que preside, e pelos administradores José Floresvindo Barbosa, economista, e Vital Fernandes Tavares, geógrafo, foi demitido das suas funções, estando neste momento a assegurar a gestão corrente da empresa até o início de funções da nova administração, encabeçada pelo gestor, Olívio Ribeiro, que era para acontecer hoje, 1 de Junho, o que só não aconteceu porque é feriado nacional.

Empossada em 2016, a administração da AdS ora demitida, esteve envolvida em várias situações de gestão danosa, falta de transparência e outros actos financeiros lesivos aos interesses da empresa, segundo relatório da Inspecção Geral de Finanças, cujo conteúdo foi noticiado em primeira mão por este diário digital.

Porque hoje, 1 de Junho, é feriado, não foi possível contactar o presidente da empresa, ou esses administradores, para o esclarecimento que se impõe. Entretanto, a nossa fonte nos garantiu que este “escândalo” já chegou ao conhecimento do presidente da Assembleia Geral da empresa, José Alves Fernandes, actual autarca de Santa Catarina de Santiago.

Comentários  

0 # Doctor Asino 07-06-2018 23:27
Tudo que envolve os sipaios e comparsas do Tchicosa tem que dar em [censurado] e mais [censurado]. Só falcatruas e macumbeirices.
Responder
+1 # Cuco 05-06-2018 17:58
É muito bem feito, vocês mafiaram-nos nos vossos concursos corruptos em concluio com aquela porcaria de compras publicas ... aqui se faz aqui se paga!

CADEIA COM TODOS ELES !!!
Responder
+1 # ZEMANEL 05-06-2018 16:25
Artigo 21º DO ESTATUTO DO GESTOR PUBLICO
Incompatibilidades e impedimentos

7. O gestor deve declarar-se impedido de tomar parte
em deliberações quando nelas tenha interesse, por si,
como representante ou como gestor de negócios de outra
pessoa ou ainda quando tal suceda em relação ao seu
cônjuge, parente ou afi m em linha recta ou até ao segundo
grau em linha colateral ou em relação com pessoa com
quem viva em união de facto.
8. Aos gestores públicos é ainda aplicável, com as
Responder
0 # manuel horta 05-06-2018 15:57
O Vital tem direito apenas à diferenca entre o vencimento no quadro de origem e o vencimento como Adminisrador, portanto muito inferior ao valor com o qual se aboletou-se.
Um dos processos judiciais tem a ver com a namorada do Floresvindo admitida à margem do coconcurso e sem qualquer processo administrativo a suportar a sua admissao na Ads. O contrato de trabalho foi assinado pelo namorado e trabalhou aoenas dois dias. A cabala é sempre ppela mão do Floresvindo.
Responder
0 # Pedro Tavares 03-06-2018 18:26
A notícia é verdadeira, os accionistas vão reagir amanhã:
http://www.cmscst.cv/index.php/noticias/1224-acionistas-reagem-a-atos-ilegais-praticados-por-administradores-da-ads
Responder
0 # paulamenezes_ 03-06-2018 14:05
Pergunto, se estes dois larapios não deviam esperar que a nova administração lhes pagasse aquilo que tinha de direito, porque anteciparam? estavam lá apenas por interesse proprio? Esse Floresvindo nunca foi flor que se cheire, sempre metido em confusões. Isto foi um acto de desonestidade, apesar de achar que se tem direito se lhes deve reconhece-lo, mas não da forma como fizeram. Vital e Floresvindo se nhos tem vergonha na cara e algum amor pa MpD por favor nhos reconhece nhos erro, nhos devolve dinheiro pa ADS e nhos decha que nova administração venha recohecer os direitos que nhos tem. Nta Pergunta se nhos é ca funcionário de otru instituiçon, nhos ca devia fazeba desconto de salario em relaçon a vencimento de lugar de Origem? Haja saco sa ta lida ku gente desonesta que so cre sta na partido por interesse pessoal
Responder
0 # julio cesar 03-06-2018 09:59
Não é por acaso que a perceção da corrupção aumentou em Cabo Verde segundo um estudo da Afrosondagem. Relatório da inspeção das finanças diz claramente que a corrupção campeava na AdS. Não acredito que a aquisição de mobiliários com dinheiro da AdS e que foi parar a casa do administrador da AdS, o Sr. Vital Tavares, foi uma intentona do SM, apenas para o difamar. Se na verdade os Senhores Vital Tavares e Floresvindo Barbosa, fossem administradores honestos e competentes levariam o mandato até ao fim ou seja dezembro de 2018. Este caso deve passar para o crivo da justiça para que sejam punidos caso cometerem ilegalidades ou limparem as suas honras.
Responder
+1 # AUDITOR 02-06-2018 14:00
ISSO SIGNIFICA QUE:
a) O presidente é supostamente um dos cúmplices;
b) Que não existe um serviço de auditoria interna efetiva ou uma assessoria financeira que funciona efetivamente.
Por essas duas razões, os dois administradores devem ser imediamente apresentados ao tribunal para serem constituídos arguidos e, caso provem o facto, serem punidos com pena de prisão e, claro, devem reporem os montantes desviados.
Se fosse no PAICV nem rasto porque o NEVES ia esconder a falcatrua para que a imagem do PAICV não ficasse beliscada.
Responder
0 # Abdel freire 18-06-2018 02:55
Li na es têrra sa ta meste é um estado islamico pa madja nhôs um munti de um lado e de otu, mas é debi sta pa caminho...nhôs ba ta brinca ku sôris de povo caba nhôs ben ku palavriado bunito armados em intelectuais baratos, mas um dia abuzo ta caba tanto para os Chicos como para os armados em chicos e Zé's. Lei de retorno é infalível.
Responder
0 # Zekanporta 02-06-2018 18:23
Midjor bu kala kel bokon la.Nhos asumi nhos porcariporcaria sem menta pessoas ki katen nada aver ku assunto.ZEMAS KA NHÔS KOLEGA. MALDISUADUS NHOD TENI KAUBERDI 100 TXUBA
Responder
-1 # José Carlos Drummond 02-06-2018 13:14
A notícia peca por ser uma não notícia, mas um denuncia política. Este jornal tem uma postura política persecutoríssima. Não escreveu nada, absolutamente nada, quando Victor Baessa e sua equipa limpou os cofres da Câmara Municipal de São Lourenço, com o pretexto de subsidio de reintegração. Eram militantes fanáticos do Paicv, onde tudo era possível. O Presidente da CMSLO encontrou 678 Escudos nos Cofres e Zero Escudos na conta bancária. SM tem de decidir se deseja ser um jornal ou um veículo manipulado pelo Paicv. Ambas situações são legitimas, mas tem de decidir. Não vejo como este jornal possa ter fundamentos para acusar alguém de peculatos. Em Cabo Verde, quem acusa eh o Ministério Publico, e não jornais. Uma coisa eh denunciar, outra bem diferente eh acusar. O SM decidiu acusar, tipificou crimes e outras demarches pressecutorias. Ora, como o SM decidiu-se confundir com o Paicv, o jornalismo passou a ser confundido com política.
Responder
0 # Afonso 04-06-2018 13:09
http://santiagomagazine.cv/index.php/sociedade/1613-ads-queixa-crime-contra-administradores-ja-deu-entrada-no-tribunal

Queixa-criem dja sta na tribunal. Jornal ki inventa noticia nton? ka nhos defendi terra de ladros nhos fica ta ataca jornal cu politikice
Responder
0 # Cabo Verdiano Atento 02-06-2018 19:09
meu caro, um comportamento negativo nao se paga com outro do mesmo modo.
nao deves ser fanatico exacerbado que te torna cego.
se a tua falha e la porque e a tua nao deves deixa_la continuar nesse mau comportamento.

pra um entendedor meia palavra basta
Responder
-4 # Sta na moda 02-06-2018 12:04
Na verdade jose antónio pinto monteiro(doutor de catchor e porco) é um falhado:
1-falhado porque como veterenario nunca exerceu, os animais nao gostam dele;
2- falhado porque como presidente de AdS estava mais preocupado em atacar os trabalhadores do que controlar os dois tubaroes que tinha como administrador;
3- falhado com a familia porque ninguem gosta dele;
4- falhado como ministro de agricultura;
5- falhado porque candidatou a presidente de camara de Santa Catarina e saiu derrotado;
6- falhado porque em tudo que se meteu siu pela porta dos fundos;
Enfim é mesmo um falhado que por onde andou nunca aprendeu que pessoas nao se gere com atitude de ditadura. Ide em paz gozar na solidao a sua vida, pois vai morrer sozinho e abandonado.
Responder
+1 # manuel horta 05-06-2018 16:13
Isso voce deseja e quer. ha-de nascdr tres vezrs psra ser honesto como o Ze Amtonio. Tem familia e curriculo que supera de longe a sua meficridade.
recusou transformar a emoresa num cebtro de emprego das Camaras Munihipais e de determinados autarcas que nao convivem bem vom a seriedade. Esse palerma que esta à frente da Câmara é o exemplo claro até onde a incompetencia pode chegar.
Tomara que o Senhor tivesse o curriculo do doctor de cstchor. Se estivesse em sintonia repararia que grandes gestores no mundo sao formados em historia e literstura. Gerir bem basta o bom senso e a honestidade. Nao sao os ecpnomiztas que levaram o munfo à pior crise economica fo mundo? Leia e deixe de ser estupido e pensar que totodos sao bacans como o Senhor.O seu doutoramento nao tornou o Senhor educado e nem o deixou de ser um ressabiado. Consulte Freud!Freud!
Responder
+1 # julio cesar 02-06-2018 10:32
DEPOIS DE TODA A MAMADEIRA, FORAM DEMITIDOS POR INCOMPETENCIA , GESTÃO DANOSA E SAEM COM CONTAS BANCÁRIAS "MILIONÁRIAS". ISTO É OBRA.
Responder
-1 # JAPM tb é culpado 02-06-2018 09:16
TRISTE FIM PARA JOSÉ ANTÓNIO PINTO MONTEIRO COMO POLÍTICO. EM BOA VERDADE, ELE NUNCA SE DEU BEM NA POLÍTICA. NO MINISTÉRIO DE AGRICULTURA ENQUANTO MINISTRO, FOI UMA CATÁSTROFE. CANDIDATOU-SE A PRESIDENTE DA CMSCATARINA, MAS FOI DERRROTADO PORQUE NÃO TINHA LIGAÇÃO COM OS MUNÍCIPES DO SEU PRÓPRIO CONCELHO. COM O REGRESSO DO MPD FOI PARA ADS, CUJO OBJETIVO ATÉ ACABOU POR ALCANÇAR: REFORMAR-SE COM O ORDENADO CHORRUDO. DE RESTO, FOI O JOSÉ ANTÓNIO DE SEMPRE. JÁ O IRMÃO JMPMONTEIRO É TOTALMENTE DIFERENTE E PELA POSITIVA. ENFIM, CADA CABEÇA A SUA SENTENÇA....
Responder
+1 # manuel horta 05-06-2018 16:24
O Senhor nao esta a confundir alhos com bugalhos.
Ze Antonio dusciplinou o Ministerio pos os filhos de reis em sentido e surge agora a vinganzinha do HHelder Santos e da Senhora Tolentino. Quando o MpD profundo descobrir que um dos novos Administradores é sobrinho da Paula Moeda e da Belena Tolentino e passou de desempregado a Admigestor publico e pelo mao do MpD do Ulisses!
Estou a rir com tamanho disparate ! Quando chegar as campanhas vao chamar o Administrador ddo Paicv para vos ajudar.
Responder
0 # Blackhorus 18-06-2018 03:03
Cabo Verde de li sta cada bês mâs um circo de palhaços mediocres e ladrões metidos a politicos pq com tantos filmes sobre crimes feitos até hoje não aprenderam nada, e são todos uns amadores de quinta que pensam que enganam meio milhão de habitantes, de um lado e de outro di nhôs sta guardado lei de retorno é infalível, li nhôs ta fazi li nhos ta paga, e caro.
Responder
0 # Sta Na Moda 02-06-2018 12:49
Gajo nem como doctor de catchor ca ta sirve pamodi nunca é ca exerce...gere empresa e pessoas el ca sabi pamodi é ca intrndi
Responder
-3 # Djosa Neves 02-06-2018 08:32
Esta noticia não trás qualquer argumento que a sustente no quesito credibilidade. Lá porque houve uma transferência, já é sinonimo de POSSIVEL "peculato"?. Isto é muito feio, é intriga, mal dizer e não jornalismo. É utilizar a capa do jornalismo para insinuar, difamar, escudando-se atrás da morosidade da Justiça. Este tipo de "jornalismo" deveria merecer processos sumários de forma a provar o que publicam e proteger os alvos dessa actividade difamatória disfarçada de jornalismo. Depois vêm reclamar que essas organizações não conseguem singrar. Tomara, com este nível, é impossível. Não é aceitável que nossos impostos sustentem qualquer actividade MALICIOSA
Responder
0 # Blackhorus 18-06-2018 03:08
Falácias e basofarias tudo alguen nes terra ten, combersu sâbi palavriado bunito e dja sta, e pôvo é burros ku besta, nhôs difendi bandidos dentu kel terra li mas um dia nu ta ten li kêl ki nhos sa ta buscasima ta fladu, na mansu côrderu, inda ben kinês Terra cau sucundi ka txêu.
Responder
0 # Para Djosa 03-06-2018 07:33
OH DJOSA NEVES, A MAMÃE ESTÁ BEM LÁ EM CASA?!
Responder
+1 # julio cesar 02-06-2018 10:49
Para o Sr Djosa Neves aceitável é os clientes da AdS, suportarem mamadeira, incompetência, gestão danosa e vida boa dos administradores da AdS. Devias ser chamado a capitulo juntamente com estes corruptos.
Responder
+2 # julio cesar 02-06-2018 10:35
O SR Djosa Neves tem comentários amigos da corrupção.
Responder
0 # Djosa Neves 02-06-2018 11:41
Corrupção tendo como fundamento possibilidades, insinuações e intriga, possivelmente só em cabeças de alho chocho ou mentes corruptas
Responder
0 # Blackhorus 18-06-2018 03:13
Sirbintia de presta bons serviços publicos nada, mas brincadera ki sta dentu des terra li sa ta pidi um cuza más enérgico, um candambran di verdade. Um revoluçon ku más brucu brucu, pa mostradu tanto na um lado como na kelotu ma voto de povo ka brincadera. Pa inxinas caminho de honestidade e ruspetu.
Responder
0 # Pedro Tavares 03-06-2018 19:39
Imfelizmente. Djosa Neves, a notícia corresponde à verdade. Veja aqui:

http://www.cmscst.cv/index.php/noticias/1224-acionistas-reagem-a-atos-ilegais-praticados-por-administradores-da-ads
Responder
0 # julio Cesar 02-06-2018 23:12
Sr Djosa Neves são 3240.000$00 dos clientes da AdS que cairam nas contas de dois administradores que foram afastados por incompetencia e gestãi danosa. Isto é um crime de lesapatria. Somente um descerebralizado como o senhor ou um lambebotas do sistema pode achar normal.
Responder
+1 # Pachencha 02-06-2018 09:53
Óh, Djosa Neves, abô tambe, pachencha pa bô!
Na lembedela pa bu odja si ta parci algum osso pa bô bu ta bira CEGO e bu ta tenta fazi papel di advogado de diabo.
Responder
+2 # São Filipe 02-06-2018 01:09
Haja lata para essa gente que durante todo esse tempo não fez outra coisa, se não comer é passear em carros Novos enquanto os cliente da Ads passar pela mais terrível penúria de água. Preocupam mais em encher os seus bolsos em vez de fornecer água, em qualidade e quantidade suficiente. CASO PARA perguntar- será que beberam toda água disponível também? Não se admite que algumas zonas da capital fiquem mais de trinta dias sem o precioso líquido.
E, além do mais, são mentirosos.
Tenham vergonha.
Responder
0 # Blackhorus 18-06-2018 03:14
Pó nés...!!!!
Responder
-1 # Silveira Marques 01-06-2018 23:18
O Santiago Magazine já tem uma ação no tribunal por calúnia e difamação da AdS. Agora quer mais. Senhor Procurador-geral da República faça a acusação para que o Senhor Gerson Gomes possa ser réu juntamente com Santiago Magazine e o seu patrão, o Paicv.
Responder
0 # Pedro Tavares 03-06-2018 19:51
Uma sugestão, Silvério Marques, leia a noticia no site da C.M. de Santa Catarina:

http://www.cmscst.cv/index.php/noticias/1224-acionistas-reagem-a-atos-ilegais-praticados-por-administradores-da-ads
Responder
0 # julio cesar 03-06-2018 10:24
Sr. Silveira Marques, os mamadores do dinheiro dos clientes da AdS e da gestão danosa não devem ser acusados como réus?
Responder
+3 # Manuel Miranda 01-06-2018 23:10
Oh mundo Ka bu kaba...
Ka bu kaba...
Dixan labanta pan flau, ma bu ka mås ki mi, kel bu ten ki min ten...
Ai si bu ka toma medida, homi faka, mudjer matxadu...
Responder
-1 # Antônio 01-06-2018 22:18
Esta notícia já não é surpresa no ADS que nunca funcionou. Aliás quem nomeou esses três homens para lançar a Empresa não estava à espera de resultado positivo. Nunca compreendi do porque dos autarcas do PAICV mais o Ministro Antero Veiga, terem avalisado um Conselho de Administração integrado só por militantes do MPD que nem gestor eram e nem tinham qualquer curriculun para aquela Missão. Mesmo agora que o PAICV está na oposição e com mau resultado do primeiro CÁ, nem sequer exige
abertura de concurso para recrutamento de melhores quadros, continuando a alinhar na colocação de militantes do MPD, sem concurso . Uma tristeza para Santiago. Nem poder, nem oposição !
Responder
+2 # H. Fernandes 01-06-2018 22:06
Pena que até hoje não se conhece qualquer deligencia para se responsabilizar os Administradores cessantes por actos de má gestão detetadas pela Inspeção de Finanças. Com a confiança que ganharam os prevaricadores não se deve estranhar agora os desvios de dinheiro para contas pessoais. Nem o PAICV, enquanto oposição, foi capaz de pegar no tema. As Assembleias Municipais andam nas nuvens. Também o que se podia esperar desse grupinho liderado por José Antonio P. Monteiro que de gestão ou liderança nada entende. Vital, e o que se sabe !
Responder
+1 # Cesário 01-06-2018 21:47
O geógrafo é para evitar que se faça prospecções em bancas furadas; o veterinário é para atestar que a água tem qualidade para alimárias; o economista é para o estudo de economia de sistemas de rega. Só falta um gestor de empresas. Bonito!
Responder
+1 # Pedro 01-06-2018 21:32
Os ratos gostam de queixo, mas o fim é a ratoeira.Senhor Procurador Geral da República, meta os ratos na ratoeira
Responder
+3 # Aurelio 01-06-2018 20:41
AdS, Aguas de Santiago, deveria chamar-se CDCT “cumi, dexan cumi tambi”
não passa disso, pois trata-se de uma empresa que nada mais fez do que comer. Agua que é bom, esta deixou de escorrer nas torneiras diariamente aqui em Assomada Só aparece de oito em oito dias, e as faturas, estas não não sofreram alterações nenhumas.
No início tudo era lindo, nas faturas vinha as leituras anteriores e atuais, o que facilitava o controle dos consumos.
Agora não, agora não vem descriminadas as os consumos. Só aparece o valor a pagar.
e isto não passa de um esquema bem montado para meter mãos nos bolsos dos consumidores.
Se um consumidor quiser saber qual o seu consumo terá de fazer um requerimento. ! Onde já se viu isto ?
A ADECO, tem de intervir nisto e por cobro a esta barbaridade, a este roubo camuflado
Responder
0 # nosoutros 08-06-2018 16:42
,,.. A isso se chama jornalismo de meia tijela!!! . Um despejar de muitas irregularidades, algumas com fundamento, outras não tanto , porventura muitas com elevada dose de subjectivismo enfim um cenário absolutamente dantesco ,.. Cabo Verde padece de muitas doenças a vários niveies , porém pegar e caracterizar Cabo Verde como " desastre " possivelmente um estado falhado, e sem qualquer tipo de contraponto e ou análise critica objetiva que espelhe algum trabalho de casa , é no minimo jornalismo barato tosco , vendedor de desgraça.... paciência!!! . Cabo Verde não pode nivelar-se por baixo, porém um pequeno olhar ao redor ,.. constata-se facilmente que não estamos ao nivel de muitos outros ,... só o facto de sentir-se a vontade para aqui em CaboVerde, pincelar o país da forma quer, ou vê com um deficit analitico/ jornalístico é no minimo repugnante e anti pedagogico ,,.. pena !! Faça uma viagem aos EUA ,.... e caracterize a Gestão daquele, que se arma em exemplo para o resto dos mundo .... MR TRUMP diz te alguma coisa??
Responder