• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Basquetebol. Michel Mendes entusiasmado com nova aventura em Espanha
Desporto

Basquetebol. Michel Mendes entusiasmado com nova aventura em Espanha

Poste Internacional cabo-verdiano está desde ontem, 2 de Janeiro, em Espanha para iniciar nova aventura no Clube Balonciesto Plasencia Ambroz, da Liga Espanhola de Basquetebol (Leb Plata), o correspondente à 2ª divisão B espanhola. Falou com exclusividade para o Santiago Magazine.

Hoje, quarta-feira, 3, o jogador efectuou seu primeiro treino e deverá integrar de imediato o grupo de trabalho para atacar a segunda volta do campeonato. Apear da concentração, Michel Mendes, arranjou um tempinho para conversar Santiago Magazine, mostrando-se entusiasmado e confiante para esta nova etapa da sua carreira.

Michel está ciente de que a sua equipa ainda luta por um lugar nos Playoffs, já que ainda faltam mais 15 jogos nesta primeira fase e o Plasensia está apenas duas derrotas abaixo do 9º lugar, o Real Canoe, com sete vitórias e oito derrotas. O 1º lugar tem a promoção para a Liga LEB Oro garantida enquanto as restantes oito melhores classificadas disputam classificadas apuram-se aos Playoffs onde irão disputar as outras duas vagas à divisão superior. Veja como está a classificação da LEBPlata: https://www.resultados.com/basquete/espanha/leb-plata/classificacao/

Neste momento, fechada a primeira volta do campeonato, o Plasensia Ambroz está em situação difícil na tabela, 13ª lugar, sendo o primeiro entre as quatro equipas na linha de despromoção num universo de 16 clubes, com um recorde negativo de 6 vitórias e 9 vitórias. O bom é que faltam ainda pelo menos mais 15 jogos para efectivar antes dos Playoffs e a ultima equipa antes da linha de água, o Agustinos, está com apenas 1 vitória a mais, com o registo de 7 vitórias e 8 derrotas.

Daí que tenha apostado no talento do internacional cabo-verdiano para atacar o resto da temporada, assim como do base/extremo espanhol Rafa Casanova. Ao Santiago Magazine, Michel que já treinou esta manhã, depois de ter chegado ontem à noite à cidade de Plasensia, e não poderia estar mais feliz com esta oportunidade num campeonato “muito mais competitivo que a 1ª divisão portuguesa” e que lhe poderá abrir, se tudo correr bem, as portas para a principal Liga espanhola, a Liga ENDESA/ACB.

O cabo-verdiano diz ter sido muito bem-recebido no seio do seu novo grupo de trabalho e afirma estar numa situação muito boa para ter sucesso. “O grupo tem qualidade, agora é treinar e aperfeiçoar o jogo coletivo e podemos alcançar os nossos objetivos”, salienta.

“O meu empresário, sempre quis que eu viesse para cá como parte de um plano para me colocar na Liga ACB, mesmo quando surgiu a oportunidade com o CAB Madeira e aqui estou”, sublinha Michel que agradece a Lucho Fernández, o seu agente por esta oportunidade. E não se esquece ainda de agradecer ainda à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol e ao selecionador nacional, Mané Trovoada que muito o tem ajudado.

O seleccionador nacional, Mané Trovoada, de férias em Portugal, foi buscar Michel ao aeroporto de Lisboa, em trânsito para Espanha. Conhecedor do basquete espanhol, Trovoada não tem dúvidas de que neste caso “há males que vêm por bem”, pois, a seu ver, Michel “está numa situação ideal para crescer e chegar ainda mais longe”.

Os conselhos de Joel Almeida, outro internacional cabo-verdiano, actualmente no Sport Clube Lusitânia, e que jogou três anos na Liga LEB Plata, foram também importantes para que Michel encarasse com mais confiança esta opção e nova etapa.

Michel recorda que os últimos meses foram de muita angústia e ansiedade à espera de um visto para que pudesse consumar a sua contratação junto à CAB Madeira que só não aconteceu porque não lhe foi concedido o visto de entrada em Portugal antes de 31 de Novembro, data limite para a consumação das contratações para a época em curso. Isso, recorda, mesmo que já tivesse jogado a época 2015/2016 em Portugal, no Sampaense da Liga Placard/1ª divisão.

Este diz-se algo magoado com esta situação e augura que as autoridades cabo-verdianas e portuguesas possam trabalhar uma forma de evitar que outros jogadores possam perder a oportunidade de uma carreira profissional e uma vida melhor por causa de “aspetos burocráticos”. E acrescenta que esperava “ao menos alguma pressão junto à embaixada portuguesa por parte do nosso Governo”, lembrando que há 10 anos, tinha 17 anos aquando da sua 1ª internacionalização, que representa Cabo Verde na seleção. Felizmente, diz, apareceu esta oportunidade que pretende agarrar “com unhas, garras e dentes”.

Links Michel em acção época 2016/2017 na Liga Placard Portuguesa: https://youtu.be/1J8i3gRwqJw

Links Michel em acção época 2015/2016 no Bairro da Praia https://www.youtube.com/watch?v=HdCqki0p7Pc

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação