• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francês de ascendência cabo-verdiana aspira ajudar Cabo Verde a chegar à Copa do Mundo
Desporto

Francês de ascendência cabo-verdiana aspira ajudar Cabo Verde a chegar à Copa do Mundo

José dos Santos da Cruz, francês, 33 anos, filho de pais de Santa Catarina, ilha de Santiago, é especialista em preparação física e recuperação de lesão de atletas de alta competição nos desportos coletivos e atualmente trabalha com a equipa de futebol profissional do Athletic Amiens, da 2ª divisão francesa. Já estagiou com Mourinho e com clubes como o Inter de Milão e Juventus de Turim e diz ter como sonho ajudar Cabo Verde a chegar a uma Copa do Mundo. Com “trabalho e rigor”, diz, “tudo é possível”.

Ansioso por demonstrar a sua mais valia aos responsáveis da Federação Cabo-verdiana de Futebol, José dos Santos contactou Santiago Magazine para divulgar um pouco mais sobre o seu trabalho e o seu curriculum.

Há sete anos a trabalhar como preparador físico do «Athletic Club Football Amiens», José dos Santos da Cruz é ainda educador desportivo e mediador nómada pela região norte de Amiens, onde vive e trabalha.

Licenciado em Treinamento e Performance é, também, mestre em preparação mental e nutricional na Faculdade de Ciência do Desporto e de Educação Física da STAPS de Ronchin, Universidade de Lille, para além de possuir um diploma em Preparação Física para os desportos coletivos pela Universidade de Claude Bernard Leon 1, em Lyon.

Possuidor ainda de uma formação complementar na reeducação e treinamento dos atletas lesionados e de outra formação em preparação mental, ou seja, virada para aspetos psicológicos dos desportistas, e ultimamente concluiu uma formação em nutrição e dieta e musculação, também em Lille.

Casado e pai de uma criança, José confessa-nos o seu sonho de um dia integrar a equipa técnica da seleção do país onde nasceram os pais e onde “estão as minhas raízes” e mostra-se convicto de que a sua experiencia e conhecimentos adquiridos ao longos destes anos no mundo do futebol e do desporto profissional serão uma mais valia para Cabo Verde.

José diz-se adepto do trabalho duro e do rigor e disciplina, aspetos “importantíssimos para o sucesso” e que aprendeu e teve a oportunidade de aprofundar com o renomado técnico, José Mourinho, num estágio que fez aquando da passagem de Mourinho pelo Inter de Milão onde o português foi por duas vezes campeão italiano e venceu uma Liga dos Campeões.

Fez igualmente um estágio na Juventus onde trabalhou com atletas renomados como Buffon ou Carlitos Tevez e é toda “essa experiencia que adquiri ao longo dos anos que quero colocar ao serviço da seleção cabo-verdiana de futebol e ajudar a nação dos meus pais, a minha nação a conseguir chegar a uma copa do mundo”, sublinha ao Santiago Magazine.

Este, inclusive enviou-nos um vídeo de apresentação que aqui compartilhamos com os nossos leitores. Vejam:

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação